Na última sexta-feira (28/06), os discentes do Curso Técnico em Zootecnia do Colégio Politécnico da UFSM, participaram de uma atividade intitulada “Conversa com Extensionistas” no espaço da sala inovadora. No primeiro semestre de 2024, a condução da disciplina de Extensão Rural é ministrada pelo Prof. Ezequiel Redin. Entretanto, nos semestres anteriores, a disciplina foi pensada e organizada pelo Prof. Gustavo Pinto da Silva. Ambos docentes possuem formação em nível de doutorado na área de Extensão Rural no Brasil. Para aproveitar o momento, a disciplina de Administração Rural e Projetos Zootécnicos é oferecida pelo Prof. Róberson Macedo de Oliveira que também integrou a atividade proporcionando uma manhã com conhecimentos interdisciplinares.
A condução dos trabalhos na disciplina de Extensão Rural envolve a aproximação da prática, desde a constituição do diagnóstico – a primeira etapa de um trabalho extensionista -, a visita em propriedade, a construção de materiais impressos e digitais, o compartilhamento de experiências de profissionais experientes da área. No final do semestre os discentes realizarão um evento para compartilhar o conjunto de materiais produzidos nesse momento de ensino e aprendizagem.
Durante a “Conversa com Extensionistas”, foi realizada uma dinâmica participativa mediada pelo Prof. Ezequiel Redin, direcionada à turma do terceiro semestre do Curso Técnico em Zootecnia. Estiveram presentes os extensionistas Diego Katzer (Emater/RS-Ascar – Paraíso do Sul), Leandro Correia Ebert (Emater/RS-Ascar – Júlio de Castilhos) e Andriéle Taciane Wansing (Emater/RS-Ascar – Agudo). Leandro Gabbi, representando a Coordenadoria de Desenvolvimento Regional da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, também participou da atividade, apresentando ações relacionadas às enchentes nos municípios. O evento contou ainda com a presença de Diego Zeni, Coordenador do Curso Técnico em Zootecnia, e Cristiano de Avila Dotto, coordenador do Projeto de Extensão “Polifeira do Agricultor”.
O evento, realizado no Colégio Politécnico, atraiu a atenção dos futuros Técnicos em Zootecnia, que se mostraram curiosos e com expectativas por cada detalhe compartilhado pelos extensionistas. Os futuros técnicos se envolveram ativamente na atividade, realizando perguntas e participando de discussões produtivas. Esta oportunidade de interação direta com profissionais experientes serviu para inspirar e motivar os alunos em sua jornada de formação extensionista.
De acordo com Leandro Correia Ebert, agrônomo da Emater/RS-Ascar – Júlio de Castilhos, o momento foi engrandecedor, podendo compartilhar as experiências e vivências ao lado de grandes colegas extensionistas da Emater/RS e poder contribuir com os futuros colegas profissionais de campo.
O médico veterinário e egresso do curso Técnico em Agropecuária, Diego Katzer, da Emater/RS-Ascar – Paraíso do Sul, destacou a importância do evento com os discentes. Segundo ele, a atividade “contribui com a formação dos jovens que no futuro serão nossos colegas, mas também serve como um processo de reflexão do trabalho extensionista desenvolvido na comunidade”.
Andriele Taciane Wansing, nutricionista da Emater/RS-Ascar – Agudo, expressou sua satisfação em compartilhar sua experiência como extensionista. “Contar a experiência de ser extensionista e de como esse trabalho transforma vidas, nos enche de alegria”, afirmou, enfatizando a importância do diálogo com os discentes.
O evento demonstrou o compromisso da instituição de ensino em preparar seus alunos de forma abrangente, não apenas fornecendo conhecimento teórico, mas também incentivando a aplicação prática do que aprendem. Essa abordagem inovadora no processo de formação é essencial para garantir que os futuros profissionais estejam bem preparados para os desafios do mercado de trabalho.
O compartilhamento de experiências profissionais pelos extensionistas fortalece a conexão entre a teoria e o mercado de trabalho na zootecnia. O evento proporcionou um contato direto com profissionais de diferentes áreas do campo da Extensão Rural, servindo de estímulo aos futuros profissionais para também atuarem como extensionistas rurais, seja no serviço público ou privado. Andriele Wansing reforçou a necessidade de trabalhar em conjunto para levar o melhor conhecimento às famílias rurais. “Saber que este assunto está sendo valorizado dentro da universidade nos mostra que estamos caminhando no rumo certo e que todos têm comprometimento com o nosso agricultor”, finalizou.
O Prof. Ezequiel Redin também destacou a visão da instituição de desenvolver uma extensão rural baseada em um processo de aprendizado contínuo e construção de conhecimentos, visando o desenvolvimento rural. O evento oportunizou o diálogo com profissionais de diversas áreas, com o objetivo de apresentar experiências sobre o campo da Extensão Rural.
A disciplina exemplifica as estratégias inovadoras do curso técnico:
A disciplina de Extensão Rural lança metodologias ativas com o intuito de estimular o discente a compreender o processo de atuação do extensionista, proposição de intervenções e mudança nos processos de desenvolvimento rural.
Os estudantes atuam de forma cooperativa nos processos de elaboração de produtos da extensão rural, como materiais impressos e digitais, audiovisuais e organização de eventos, metodologias consagradas na área de Extensão rural, através do uso da Metodologia Participativa de Extensão Rural para o Desenvolvimento Sustentável (MExPAR). Na disciplina, o Prof. Ezequiel Redin explica que “Trabalhamos tanto com o MExPAR tradicional quanto o MExPAR 4.0 digital, pois estamos em um momento da ATER Híbrida” Enfatiza. Nesse sentido, o extensionista Leandro Ebert dialogou com a turma sobre o uso das TIC no trabalho da Extensão Rural. Nesse assunto, Ebert é um especialista, pois elabora vários vídeos curtos como a série “90 segundos com ciência” em que proporciona informações direto da pesquisa científica para o produtor rural em suas redes sociais.
A disciplina objetiva tornar os alunos protagonistas do seu próprio desenvolvimento, compreendendo o grande campo de atuação dos extensionistas rurais. Com o uso de metodologias ativas, característica fundamental do Colégio Politécnico da UFSM, os discentes da turma percebem, interpretam e fazem intervenções na realidade, motivados na busca de uma formação sólida e completa na área. Os resultados da disciplina serão compartilhados em um evento denominado de ‘Construindo um Extensionista Rural 7.0: conexões entre a roça, o virtual e o Politécnico’ no final do semestre letivo.
Confira mais fotos do dia:
Texto: professor Ezequiel Redin
Fotos: acervo docente
Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico