Nos dias 2 e 3 de abril, ocorreu no auditório do Colégio Politécnico a terceira edição do ProPig, evento voltado para debates e palestras sobre produção e nutrição de suínos, promovido pelo Laboratório de Suinocultura da UFSM e Colégio Politécnico. O evento teve como objetivo ampliar o conhecimento técnico de alunos, profissionais atuantes e produtores, por meio de palestras ministradas por especialistas, abordando temas relevantes e tendências para a suinocultura moderna e tecnificada.
O evento contou com a participação de um público interno e externo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Iniciando às 19 horas e finalizando às 22 horas, o primeiro dia foi marcado por uma mesa de abertura, onde os participantes e envolvidos foram apresentados e recebidos com discursos voltados à suinocultura. A programação incluiu discussões sobre diversos aspectos da suinocultura, como o uso de taninos na alimentação, a importância dos cereais de inverno, trabalhos desenvolvidos por instituições como EMATER/RS, além de abordar questões relacionadas ao mercado de nutrição de suínos.
Durante o primeiro dia do evento, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir a palestra do especialista Luciano Bianco do Amaral, representante da Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), que compartilhou seus conhecimentos práticos sobre a operação de uma central de coleta e processamento de sêmen, proporcionando dicas valiosas sobre essa etapa na produção suína.
Em seguida, Paulo Vicentin, do Frigorífico AVISUI, apresentou a história de sucesso da empresa em Santa Maria, destacando sua contribuição para o desenvolvimento da suinocultura na região. Mais tarde, Bruna Poletti abordou o uso de taninos na alimentação de suínos, explorando os benefícios e implicações dessa prática na nutrição desses animais.
No segundo dia do evento, Teresinha Marisa Bertol, do Centro Nacional de Pesquisa de Suínos e Aves-CNPSA/Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária — Embrapa, discutiu o papel dos cereais de inverno na alimentação dos suínos, ressaltando sua importância nutricional e viabilidade prática. Posteriormente, João Alfredo de Oliveira, representando a EMATER/RS, compartilhou informações sobre o trabalho desenvolvido pela instituição na suinocultura, destacando suas iniciativas e impacto no setor.
Finalizando o evento, Gustavo Lovatto, da Cargill, abordou a atuação profissional no mercado de nutrição de suínos. O profissional trouxe uma visão abrangente das oportunidades e desafios nesse campo específico, ressaltando os valores da empresa, os quais incluem o compromisso com o fornecimento de alimentos, ingredientes, soluções agrícolas e produtos industriais para nutrir o mundo de forma segura, responsável e sustentável.
Com o apoio e organização de diversas instituições, como o Centro de Ciências Rurais da UFSM, CESPOL, Curso de Zootecnia da UFSM, Laboratório de Suinocultura da UFSM, Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Pós-graduação em Zootecnia da UFSM, e o Colégio Politécnico da UFSM, o evento promoveu a disseminação de conhecimento técnico e proporcionou um momento de interação e networking entre os participantes.
Texto: Fellipe Medeiros, estudante de Jornalismo e bolsista da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico
Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico
Fotos: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM