Ir para o conteúdo Técnico em Secretariado Ir para o menu Técnico em Secretariado Ir para a busca no site Técnico em Secretariado Ir para o rodapé Técnico em Secretariado
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Prática de leitura e produção de texto no Curso Técnico em Secretariado

Estudantes realizaram, em aula, atividade de leitura e resenha oral de livros e sugeriram os títulos



Professora e estudantes da disciplina de Leitura e Produção textual com os livros lidos, após a resenha oral e reflexões em aula (Foto: Arquivo docente)

Durante o primeiro semestre de 2024, na disciplina de Leitura e Produção Textual, ministrada pela professora Kelly Cristini Granzotto Werner, os estudantes do Curso Técnico em Secretariado do Colégio Politécnico participaram de uma atividade prática de leitura e produção de texto.

A atividade foi desenvolvida em várias etapas. Inicialmente, os estudantes escolheram livremente um livro no início do semestre. Em seguida, ao longo do semestre, realizaram a leitura da obra escolhida. Paralelamente, tiveram aulas sobre resumo e resenha crítica, técnicas de apresentação oral e recursos de exposição, incluindo uma oficina de Canva. A etapa final consistiu na apresentação oral da resenha nas últimas aulas da disciplina. Cada apresentação deveria durar 10 minutos e seguir critérios específicos, como postura, tom de voz, linguagem adequada, uso de recursos visuais, criatividade, contextualização, resumo, avaliação e recomendação da obra. Após cada apresentação, foi aberto um momento para interação entre os colegas.

A professora Kelly Cristini Granzotto Werner avaliou positivamente a atividade, destacando os benefícios da prática. “A atividade buscou incentivar o hábito da leitura, a prática escrita e oral, a capacidade de síntese e a troca de conhecimentos. O momento da apresentação da resenha oral foi muito positivo porque a turma pode interagir, refletir sobre cada livro lido e compartilhar histórias. Além disso, observou-se que essa ação motivou os estudantes a lerem mais em outros momentos, à medida que se interessavam em ler os livros que os colegas haviam lido. Isso é muito importante porque é preciso incentivar a ler mais em nosso país. Apesar de ser um trabalho interessante, mostrou-se bastante desafiador para a turma ler, escolher a obra e preparar a resenha oral, mas, ao final, foi muito prazeroso e enriquecedor. Foram 18 livros lidos e muito mais do que 18 histórias conhecidas”, comentou a professora.

Além de promover o hábito da leitura, a atividade serviu como instrumento de avaliação das habilidades de leitura, escrita e oralidade dos estudantes, competências essenciais para a profissão de Secretariado.

Livros Indicados pela Turma:

–  A Corrente da Vida  – Walcyr Carrasco

–  Senhora  – José de Alencar

–  Cartas a uma Jovem Atriz  – Marília Pêra

–  O Pequeno Príncipe  – Antoine de Saint-Exupéry

–  É Assim que Acaba  – Colleen Hoover

–  Todas as Suas Imperfeições – Colleen Hoover

– A Culpa é das Estrelas  – John Green

–  Quem é Você, Alasca?  – John Green

–  Comer, Rezar, Amar  – Elizabeth Gilbert

–  Por Lugares Incríveis  – Jennifer Niven

–  Diário de uma Paixão  – Nicholas Sparks

–  Flores para Algernon  – Daniel Keyes

– A Vida Invisível de Eurídice Gusmão – Martha Batalha

– Tá Todo Mundo Mal – Jout Jout

– Morri para Viver: Meu Submundo de Fama, Drogas e Prostituição – Andressa Urach

– Olga Benario Prestes: Uma Conquista nos Arquivos da Gestapo – Anita Leocadia Prestes

– A Revolução dos Bichos – George Orwell

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-588-238

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes