O Técnico em Secretariado do Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios caracteriza-se como um profissional comprometido com o desenvolvimento social e econômico, respeitando valores éticos, morais, culturais, sociais e ecológicos, com competências profissionais que o qualificam a exercer as seguintes funções:
- Assessorar diretamente chefia ou direção, valendo-se de sua capacidade de organização, planejamento, controle e direção dos serviços administrativos e das informações;
- Estabelecer e aprimorar relações comunicativas que facilitem o bom desempenho das atividades com interlocutores, internos e externos, em língua nacional e estrangeira;
- Organizar o ambiente de trabalho do(a) secretário(a);
- Atuar no planejamento e na organização da rotina de trabalho;
- Zelar pela etiqueta social e profissional;
- Conhecer a história e a evolução da profissão do secretariado;
- Auxiliar na recepção e no atendimento ao público;
- Auxiliar no atendimento telefônico e na administração da agenda;
- Conhecer a legislação e aplicar as técnicas secretariais no contexto de cada instituição;
- Conhecer normas de cerimonial e protocolo para organização de diversos eventos;
- Compreender as funções da administração;
- Atuar na organização de arquivos e documentos em geral;
- Produzir, interpretar e conferir documentação de apoio à gestão organizacional;
- Ter competências comunicativas básicas em Línguas Inglesa e Espanhola;
- Operar equipamentos de informática e tecnologias digitais de modo a auxiliar na gestão da empresa e na elaboração, organização e pesquisa de informação;
- Executar operações básicas de matemática comercial e financeira.