No dia 29 de outubro, os estudantes do curso Técnico em Agropecuária do Colégio Politécnico da UFSM realizaram visita técnica no Frigorífico Silva/Best Beef acompanhados pela Professora Lidiane Machado que ministra a disciplina de Produção Agroindustrial no curso.
A visita ofereceu uma oportunidade de aprendizado prático e fortalecimento da interdisciplinaridade. Os alunos reforçaram temas anteriormente abordados em outras disciplinas, por exemplo bovinocultura de corte.
Além disso, um grupo de estudantes do Técnico em Alimentos, acompanhados pelo professor de tecnologia de carne, Volmir Polli, também foram convidados a participar e aprofundar os conhecimentos práticos na área industrial de porcionados (almôndegas, bifes, hambúrguer, cortes, etc).
O Frigorífico Silva é registrado junto ao Serviço de inspeção federal (SIF) e abate em torno de 600 animais/dia.
A qualidade da carne do Frigorífico Silva tem grande reconhecimento nos mercados interno e externo. Desde a fundação, eles mantém um cuidadoso processo de aquisição de matéria-prima (gado), logística de transporte do gado, abate humanitário, excelente cadeia de frio e criteriosa manutenção do controle de qualidade industrial.
Com foco na qualidade se concentram em uma única planta frigorífica, o que garante controle total do processo. A recente ampliação e modernização da indústria habilitaram o Frigorífico Silva a ser uma das poucas empresas no Rio Grande do Sul a exportar para a União Europeia.
Atualmente há grande interesse do mercado externo na marca, especialmente àquelas relacionadas às raças britânicas certificadas, como Angus e Hereford, reconhecidas mundialmente por seu sabor e maciez diferenciados.
Texto: professora Lidiane Machado
Fotos: arquivo docente
Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM