No segundo semestre de 2024, estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do Colégio Politécnico da UFSM participaram de mais uma edição da “Conversa com Extensionistas”, atividade promovida pela disciplina de Extensão Rural e Cooperativismo, ministrada pelo professor Ezequiel Redin. A atividade reuniu profissionais atuantes na área de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que compartilharam suas vivências e abordaram os desafios e oportunidades dessa profissão essencial para o desenvolvimento rural sustentável.
A atividade aconteceu em dois momentos:
Quinta-feira (07/11): A turma da manhã dialogou com extensionistas da Emater/RS, entre elas Isadora Martins Marques da Rocha, Aline Berlese Suertegaray e Mariane Roman Menegon, que atuam em diferentes regiões do estado, trazendo experiências que abrangem desde a atuação das extensionistas no campo até as ações sociais.
Sexta-feira (06/12): No Dia Nacional da Extensão Rural, a turma da tarde recebeu profissionais ligados à Polifeira do Agricultor da UFSM, como Cristiano Dotto, Raviel Afonso Dickel e o agricultor André Raddatz, que destacaram a importância de inovações no sistema agroalimentar e a conexão entre o campo e o ambiente acadêmico.
Ambos os encontros contaram com dinâmicas participativas mediadas pelo professor Ezequiel Redin e foram prestigiados pelo coordenador do curso, professor Róberson Macedo de Oliveira, além de outros convidados como o extensionista Cristiano Dotto, coordenador da Polifeira. No dia 06/12, o Prof. Gustavo Pinto da Silva engrandeceu o evento com suas experiências na área de extensão rural auxiliando na construção de um campo de trabalho que objetiva formar novos extensionistas para atuação com os agricultores.
Educação para a prática extensionista
A disciplina de Extensão Rural e Cooperativismo utiliza metodologias ativas, como a Metodologia Participativa de Extensão Rural para o Desenvolvimento Sustentável (MExPAR), alinhando a prática tradicional à versão 4.0, voltada para o digital. Segundo o professor Redin, “estamos em um momento de ATER Híbrida, integrando o presencial e o digital, o que amplia o alcance e a eficiência da extensão rural”.
No decorrer das aulas, os(as) estudantes também elaboram materiais audiovisuais e organizam eventos voltados ao desenvolvimento rural.
Os futuros técnicos se envolveram ativamente na atividade, fazendo perguntas e participando de discussões produtivas. Esta oportunidade de interação direta com profissionais experientes serviu para inspirar e motivar os alunos em sua jornada de formação extensionista.
Integração entre teoria e prática
Para os alunos, o evento representa uma oportunidade de aproximar os conhecimentos teóricos da realidade do mercado de trabalho. A troca de experiências com profissionais da área reforça a missão do curso em formar técnicos comprometidos com a sustentabilidade, capazes de atuar como agentes de transformação no meio rural.
No final do semestre letivo, os resultados da disciplina serão apresentados no evento “Construindo um Extensionista Rural 7.0: conexões entre a roça, o virtual e o Politécnico”, reafirmando o compromisso da UFSM com uma formação técnica completa e inovadora.
Texto: Professor Ezequiel Redin
Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico
Fotos: Acervo docente