Ir para o conteúdo Técnico em Fruticultura Ir para o menu Técnico em Fruticultura Ir para a busca no site Técnico em Fruticultura Ir para o rodapé Técnico em Fruticultura
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Visita técnica com estudantes dos Cursos de Fruticultura EaD e de Alimentos a propriedades em Encruzilhada do Sul



No dia 25 de outubro, foi realizada uma visita técnica com os alunos do Curso de Fruticultura Ead e do Técnico em Alimentos a propriedades em Encruzilhada do Sul, com foco em culturas de uvas viníferas, de mesa, amora preta oliveiras e Lagar (lugar onde se espreme as azeitonas para obter o azeite). A primeira parada foi na propriedade do Engenheiro Agrônomo Hilton Fensterseifer, egresso da UFSM, a propriedade tem uma coleção de 26 cultivares, que se dedica à produção de vinhos finos. Na ocasião, Hilton conversou sobre o manejo dos vinhedos e etapas de vinificação. Além da viticultura, a propriedade também cultiva olivas e produz azeite, permitindo uma compreensão das operações agrícolas e industriais envolvidas na produção desses produtos de alta qualidade. A experiência destacou a importância da diversidade de cultivares e das técnicas modernas para a obtenção de vinhos e azeites finos.

Na sequência, conhecemos o assentamento do Sr. Jaime Faccini que ofereceu aos estudantes uma oportunidade única de entender a importância da agricultura familiar e da diversidade produtiva em uma propriedade. A variedade de culturas, como a amora preta e a uva para vinho e suco, demonstra as possibilidades de sustentabilidade e geração de renda no campo, além de ressaltar práticas de cultivo adaptadas à realidade local. Esse tipo de experiência prática amplia a percepção dos alunos sobre os desafios e os potenciais de uma produção diversificada e familiar no agronegócio.

A terceira visita foi à Associação dos Fruticultores de Encruzilhada do Sul (Afrutes), onde Paulo Minuzzi a importância da associação para os produtores de amora preta da região, enfatizando como ela apoia o desenvolvimento e a sustentabilidade da produção local. Ele também ressaltou o papel crucial da cadeia de frio, que ajuda a manter a qualidade e a durabilidade da amora preta, preservando suas características e permitindo que chegue fresca ao consumidor final.

Na quarta parada, retornou-se ao assentamento da Quina, nde os estudantes puderam observar o início do plantio de videiras para uvas finas, pomares em diferentes estágios de desenvolvimento e crescimento e a produção de amora preta. Na oportunidade foi possível observar a importância da sucessão familiar para garantir a continuidade da agricultura e o engajamento das novas gerações, demonstrada pelo produtor Orildo Mendonça.

Por fim, o grupo na última visita do dia, os estudantes foram envolvidos por um ambiente visualmente deslumbrante, onde o design moderno do Lagar se integra harmoniosamente com a paisagem natural ao redor. Os estudantes puderam entender um pouco sobre as etapas do processo de produção de azeites de qualidade, desde a seleção das azeitonas até a extração do óleo, percebendo a dedicação e a precisão envolvidas em cada fase.

Agradecemos muito ao Técnico da Emater Marco Antônio M. dos Santos, pela disponibilidade de nos acompanhar e organizar as visitas.

Texto: professor Renato Trevisan
Fotos: arquivo docente
Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-582-407

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes