Evento protagonizado pelos alunos do Curso Técnico em Fruticultura, oportuniza trocas de conhecimentos técnicos, gerenciais e mercadológicos para o campo da fruticultura no sul do Brasil.
O III Polifruti será realizado dia 14 de dezembro, sábado, durante o dia nas dependências do Colégio Politécnico da UFSM. O III Polifruti foi criado a partir de estratégias didáticas desenvolvidas na disciplina de Vivências em Fruticultura I, ministrada pelos professores Ezequiel Redin e Róberson Macedo de Oliveira.
Ao longo do semestre, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer propriedades focadas na fruticultura por meio de visitas técnicas. Essas experiências nas propriedades permitiram identificar os principais desafios enfrentados pelos fruticultores. A partir dessa análise, os problemas encontrados no contexto da fruticultura foram definidos como o foco central do III Polifruti.
A disciplina foi planejada de forma colaborativa entre os professores e a equipe de discentes, utilizando metodologias ativas — estratégias que incentivam os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa, aplicando conhecimentos em problemas e situações reais. Com isso, os alunos trouxeram para o curso questões práticas observadas em empreendimentos de fruticultura no Sul do Brasil, as quais foram sistematizadas para nortear a construção de um evento que aborde temas essenciais ao setor.
Nesse sentido, após sistematizar os problemas presentes na realidade dos fruticultores, a turma definiu os eixos temáticos do evento: a) a cultura da Oliveira e seus potenciais; b) o processo de agregação de valor no processamento de frutas; c) as abelhas sem ferrão como polinizadoras na fruticultura; e d) os agentes biológicos na fruticultura.
O evento tem como objetivo fortalecer a formação dos estudantes, promovendo uma visão sistêmica da fruticultura e desenvolvendo as habilidades de comunicação e conhecimento técnico dos futuros profissionais. Além disso, busca contribuir para o aprimoramento das práticas dos empreendedores de fruticultura, promovendo maior sucesso na condução de suas atividades.
Programação
7h15min – Credenciamento
8h – Abertura
8h30min – Muito além do azeite: os diferentes usos e novos mercados da Oliveira
9h – Agregando valor com o processamento de frutas
9h30min – Painel de debates
10h – Coffee Break ☕
10h30min – Polinizadores na Fruticultura: abelhas sem ferrão
11h – Agentes Biológicos na Fruticultura: uma outra forma de encarar as doenças
11h30min – Painel de debates
12h30min – Encerramento
Público-alvo:
Agricultores, estudantes, pesquisadores, cooperativas, empresas e demais interessados na área de Fruticultura.
Estratégias de aprendizagem na modalidade a distância na Fruticultura
A disciplina de Vivências em Fruticultura I tem como objetivo capacitar os alunos a serem protagonistas de seu próprio desenvolvimento, proporcionando uma compreensão da organização da fruticultura em termos de cadeias produtivas. Nesse contexto, os estudantes são incentivados a analisar de forma sistêmica uma unidade de produção de fruticultura, abrangendo diversos eixos de análise, tanto dentro quanto fora da porteira.
Além disso, a disciplina incentiva os alunos a vivenciar o dia a dia das propriedades, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico, da habilidade de resolução de problemas e da capacidade de sistematizar e compartilhar conhecimentos.
Evento
O III Polifruti registra um marco histórico no Curso de Fruticultura uma vez que é um evento protagonizado em sua integralidade pelos alunos que estudam na modalidade a distância. As inscrições poderão ser feitas no dia do evento, bem como através de um formulário, disponível aqui.
O III Polifruti conta com a parceria do Colégio Politécnico da UFSM, organizações de extensão rural, empresas públicas e privadas, cooperativas e estudantes do curso Técnico em Fruticultura.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e realizadas até o dia 13 de dezembro, clicando aqui!
Acompanhe mais ações de nosso Curso no site e em nossas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube
Fonte: