Nos dias 29 e 30 de agosto de 2024, uma comitiva dos cursos Técnicos em Fruticultura EAD e Técnico em Alimentos do Colégio Politécnico da UFSM participou do seminário “Viticultura e Fruticultura no Bioma Pampa: Sinergias Ambientais e Econômicas”. O evento, no qual o curso de Fruticultura auxiliou na organização, foi realizado no auditório da Unipampa, em Santana do Livramento, e teve como público-alvo a comunidade universitária, produtores, técnicos, pesquisadores, empresas e representantes do setor da viticultura e fruticultura para debater sobre os novos conhecimentos científicos e práticos específicos para a região do Pampa.
O seminário abordou as estratégias do setor para a fruticultura se firmar como uma das atividades agropecuárias mais relevantes na região. Um dos principais debates foram os principais resultados das pesquisas no setor e também como aliar o campo nativo e a fruticultura no bioma Pampa, conciliando desenvolvimento econômico e preservação ambiental.
A diretora do Departamento de Pesquisa e Extensão do Colégio Politécnico, Profª Magda Monego, avaliou o evento como inovador e muito produtivo, cumprindo seu objetivo de fomentar o diálogo entre a comunidade universitária, produtores, técnicos, pesquisadores e representantes do setor da viticultura e fruticultura. A organização do evento foi muito bem-sucedida em criar um ambiente propício para a troca de conhecimentos, apresentação de pesquisas aplicadas e discussão de estratégias inovadoras que atendem às necessidades específicas da região do Pampa. Eventos como este são fundamentais para promover a troca de conhecimentos e experiências que impulsionam o desenvolvimento sustentável na região do Pampa. O seminário destacou a sinergia entre ensino, pesquisa e extensão, conectando conhecimento científico à prática.
O evento promoveu um diálogo produtivo sobre práticas sustentáveis e inovadoras no setor. Ezequiel Redin, coordenador substituto do Curso Técnico em Fruticultura, comentou sobre a relevância de eventos como esse, de alta qualidade: “Os eventos científicos que promovem a divulgação das pesquisas realizadas nas diferentes universidades para agricultores, estudantes e empresas do setor demonstram um verdadeiro espírito de compartilhamento de experiências, que é a base da área da extensão rural”. Além de promover a troca de conhecimentos, o evento também foi uma oportunidade para testar novos métodos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) digital, como forma de popularizar o conhecimento científico nas redes sociais, destaca Redin.
Para Michel Moreira, estudante do segundo semestre do Técnico em Alimentos, as apresentações e discussões ressaltaram como a viticultura pode ser adaptada às características únicas do Pampa, promovendo o uso racional dos recursos naturais e a conservação da biodiversidade, apresentando exemplos práticos de sucesso em manejo integrado, técnicas de conservação de solo, e o uso de variedades viníferas que se adaptam ao clima da região. O evento serviu como um incentivo para o fomento de parcerias e fortalecimento de uma rede colaborativa entre produtores, técnicos e instituições de pesquisa, promovendo a inovação e a troca de conhecimentos.
Margareth Kirinus, aluna do segundo semestre do Curso Técnico em Fruticultura, ressaltou as oportunidades que o Politécnico oferece: “Somente tenho a agradecer aos colegas que se disponibilizaram para estar juntos, aos organizadores do evento e aos professores Ezequiel e Magda que organizaram a viagem! Cada dia mais apaixonada pela FRUTICULTURA e pelas oportunidades que temos a partir do curso!”
Visita técnica na Vinícola Almadén
Após o término do seminário, a comitiva dos cursos Técnico em Fruticultura e Técnico em Alimentos realizou uma visita técnica às instalações da Vinícola Almadén. Fundada em 1973, a Almadén é uma das maiores vinícolas do Brasil, com 600 hectares localizados na Campanha Gaúcha. Reconhecida por sua tradição e inovação, a vinícola é destacada na produção de vinhos jovens e frutados, alinhados às tendências do Novo Mundo.
A visita proporcionou uma excelente oportunidade para que os alunos dos cursos Técnico em Fruticultura e Técnico em Alimentos se aprofundassem no conhecimento de um importante empreendimento da cadeia produtiva. A experiência permitiu que os estudantes observassem de perto as práticas e tecnologias empregadas na vinificação, enriquecendo a formação teórica com uma visão prática do setor.
O curso oferece 60 vagas na modalidade EAD
O Edital 065/2024 está disponível para o processo seletivo do Curso Técnico em Fruticultura na modalidade Educação a Distância (EaD), oferecido pelo polo de Santa Maria do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
O curso tem duração de dois anos e oferece 60 vagas. As inscrições custam R$50,00 e estarão abertas até 4 de novembro. Embora o curso seja oferecido na modalidade EaD, é necessário que os alunos cumpram ao menos 25% da carga horária presencialmente. Para mais informações, clique aqui.
Acompanhe mais ações do Curso Técnico em Fruticultura EAD no site e nas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube.
Texto: professor Ezequiel Redin
Revisão: Fellipe Medeiros, Jornalista e bolsista da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico
Fotos: Ezequiel Redin