Ir para o conteúdo Técnico em Fruticultura Ir para o menu Técnico em Fruticultura Ir para a busca no site Técnico em Fruticultura Ir para o rodapé Técnico em Fruticultura
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PoliFeira do Agricultor, em parceria com o Colégio Politécnico, realiza a compra de 68 mudas de Araucárias

As mudas serão utilizadas com o objetivo de ensino e pesquisa para alunos do curso Técnico em Fruticultura



Mudas adquiridas utilizam técnica que reduz o tempo de início de produção do pinhão.

A Araucária (Araucaria angustifolia), árvore nativa do sul do Brasil, leva em torno de 12 a 15 anos para produzir sua semente: o pinhão. Ao longo do tempo, a exploração indiscriminada fez com que a Araucária entrasse em risco crítico de extinção, conforme a lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais. Tendo em vista o risco de extinção, foi necessário a implementação de ações para estimular o plantio e a conservação da espécie. 

Uma dessas ações de conservação foi desenvolvida pela Embrapa Floresta, do município de Colombo (PR) em parceria com a Universidade Federal do Paraná. A técnica faz com que a planta passe a produzir o pinhão a partir dos 6 anos de plantio, utilizando no enxerto um cavaleiro originado de uma planta selecionada e já em produção, visando reduzir o porte das árvores, tanto com a finalidade de melhorar a produção comercial como de diminuir a pressão sobre as árvores nativas. A produção do pinhão normalmente está ligada ao extrativismo, a partir de plantas nativas, que é dependente da coleta realizada por catadores que chegam a escalar árvores de até 30 metros de altura.

Com o objetivo de trazer essa inovação para a Região Central do Rio Grande do Sul, o projeto de extensão PoliFeira do Agricultor e o Curso Técnico em Fruticultura do Colégio Politécnico da UFSM, organizaram uma compra coletiva para os agricultores e estudantes do curso. Ao todo foram adquiridas 68 mudas de araucárias, distribuídas entre 12 agricultores diferentes, a fim de serem plantadas nos municípios de Agudo, Dilermando de Aguiar, Santa Maria, Jari, Espumoso e São Pedro do Sul. 

As mudas foram adquiridas junto ao Viveiro Duffatto de Monte Castelo (SC). No processo, o Colégio Politécnico da UFSM oportunizou o transporte das mudas até Santa Maria. Espera-se que em breve haja pomares demonstrativos para aulas, mas também para que essa experiência possa ser replicada com outros agricultores.

SOBRE A POLIFEIRA

A PoliFeira do Agricultor é um projeto do Colégio Politécnico vinculado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que atua desde 2017 com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e a produção de alimentos saudáveis e favoráveis para o meio ambiente O projeto tem como diferencial a produção com manejo biológico e sem a utilização de químicos, com análises periódicas da presença de pesticidas nos produtos comercializados feitas pelo Laboratório de Análises de Resíduos de Pesticidas (Larp), além de toda a assistência técnica ofertada aos agricultores. Desde o início do projeto, a feira contou com a participação de aproximadamente 30 famílias oriundas de 11 municípios da região. 

HORÁRIOS E LOCAIS DA POLIFEIRA

– PoliFeira do Agricultor no campus sede da UFSM: todas as quintas-feiras no Largo do Planetário, das 8h às 12h; todos os domingos no Largo do Planetário, das 14h às 18h.

– PoliFeira do Agricultor na Avenida Roraima: todas as terças-feiras, entre a Faixa Velha e a Faixa Nova de Camobi, das 7h às 12h30min;

Texto: Victor Souza, acadêmico de Jornalismo e bolsista da PoliFeira do Agricultor
Fotos: Victor Souza
Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico da UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-582-387

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes