O Técnico em Cooperativismo deve apresentar as seguintes competências:
- Conhecer os fundamentos da Administração, compreendendo o ambiente de atuação das organizações, bem como os processos organizacionais utilizados para a gestão.
- Executar, controlar e avaliar as atividades do ciclo financeiro, contábil e do patrimônio mediante uso e interpretação das demonstrações contábeis e financeiras.
- Conceituar cooperativismo e associativismo, conhecendo seus princípios, formas, correntes, origem e inserções na sociedade.
- Conhecer a legislação cooperativista e suas implicações na tomada de decisão em relação à gestão de cooperativas.
- Selecionar e utilizar estratégias para identificação e avaliação dos diferentes custos referentes aos processos organizacionais, em especial das cooperativas.
- Analisar as condições sociais e econômicas e desenvolver estratégias para a constituição de cooperativas.
- Aplicar as operações da matemática financeira em atividades do ciclo financeiro, tributário, contábil, dos recursos humanos, materiais, da produção, dos seguros e do patrimônio das cooperativas.
- Compreender os fundamentos do marketing como filosofia organizacional e aplicar esses conceitos na análise de mercado.
- Aplicar os aspectos técnicos da gestão de pessoas em organizações cooperativas.
- Gerar propostas de organização social e grupos específicos a partir da educação cooperativista.
- Planejar, executar e controlar as políticas de marketing relativas a produto ou serviço, preço, distribuição e comunicação em organizações cooperativas.
- Compreender os aspectos comportamentais de pessoas em organizações, aplicando-os na gestão de cooperativas.
- Administrar as disponibilidades, os recebíveis, os estoques e as fontes de financiamento das organizações, em especial das cooperativas.
- Identificar e solucionar problemas relacionados à atualidade na gestão de cooperativas.
- Conhecer os problemas, as perspectivas e as tendências do cooperativismo frente aos desafios da atualidade, relacionando as experiências concretas com o mundo cooperativo.
- Dominar estratégias para desenvolver o espírito empreendedor tanto no momento de formação de associações cooperativas, como na gestão daquelas que estão em funcionamento.
- Identificar as tendências filosóficas no associativismo mundial e no Brasil e suas repercussões.
- Demonstrar, adquirir e articular experiências profissionais relativas à gestão de cooperativas.