DIRETRIZES PARA ORIENTAR PORTIFÓLIOS: ELABORAÇÃO, ACOMPANHAMENTO, ENTREGA E AVALIAÇÃO
DA FINALIDADE DESTE TR e a QUEM SE DESTINA ESTE DOCUMENTO: Orientar Tutores (campo e núcleo) e Residentes sobre o processo de elaboração, acompanhamento, entrega e avaliação dos Portfólios.
DO SIGNIFICADO E FINALIDADE DE CONSTRUIR PORTFÓLIO NA RESIDÊNCIA:
- O Portfólio é uma coletânea das vivencias em torno do processo de formação no decorrer dos dois anos de residência.
- Esta produção deve resultar de um processo crítico-reflexivo de aprendizagem em torno do cotidiano de experiências/vivencias práticas e teórico-práticas, consideradas mais significativas na trajetória da sua qualificação via residência.
- Destaca-se, ainda, que o portfólio deve ser elaborado à luz da literatura, de modo a propiciar o desenvolvimento das capacidades de síntese e de sistematização dos conhecimentos produzidos individual e coletivamente, numa perspectiva interdisciplinar-interprofissional- intersetorial, sinalizando o alinhamento aos Princípios doutrinários e operacionais do SUS
- Deve ser um recurso didático-pedagógico criativo que expresse os aspectos considerados mais relevantes ao seu crescimento pessoal e profissional.
- Além da dimensão reflexiva do processo ensino-aprendizagem, será utilizado com um dos instrumentos de avaliação de desempenho do Residente, constituindo-se como referência para avaliação semestral das seguintes disciplinas: FORMAÇÃO TEORICO-PRATICA I e II. Portanto o acompanhamento deste é de responsabilidade dos respectivos tutores de campo e de núcleo, com participação dos respectivos preceptores de referência.
CONSIDERANDO a relevância de viabilizar a construção de Portfólios enquanto uma das estratégias pedagógica de aprendizagem/formação; |
CONSIDERANDO que o portfólio é um dispositivo de avaliação, de responsabilidade do tutor responsável pela disciplina; |
CONSIDERANDO a carga horaria semanal – não presencial – disponibilizada para esta construção |
ORIENTA-SE QUE O PROTFÓLIO:
- Deva refletir de uma maneira geral o percurso do residente com destaque às vivencias mais significativas ao aprendizado/formação,
- Possa conter questões cognitivas e afetivas.
- Deve contemplar a análise critico-reflexiva de caráter problematizador, das situações desafiadoras vivenciadas.
- Deva ter suporte teórico para construções que considera ser produção de aprendizagem.
- Deva conter a auto reflexão e as tomadas de decisões.
- Que a produção do Portfolio acompanha o residente na linha do tempo.
- Que a construção do Portfólio é sequencial –temporal e não antes de entregar.
- Que o residente tem a autonomia para definir a forma textual de apresentação do seu próprio portfólio e sistematizar seu aprendizado.
- Que não existe certo ou errado e sim um sentido produzido com sustentação.
- Que o residente precisa tomar decisão de valorizar esta produção no sentido de que o mesmo reflita sua formação.
- Que talvez o Portfolio seja a única produção textual que reflita o processo de formação do residente e assim compor seu registro histórico.
Cognitivo é uma expressão que está relacionada com o processo de aquisição de conhecimento (cognição). A cognição envolve fatores diversos como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio etc., que fazem parte do desenvolvimento intelectual. |
A afetividade tem um papel crucial no processo de aprendizagem do ser humano, porque está presente em todas as áreas da vida, influenciando profundamente o crescimento cognitivo. |
DA CARGA HORÁRIA, ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DO PORTIFÓLIO
- A construção dos Portfólios é computada como carga horaria teórico-pratica não presencial, disponibilizada semanalmente (sábado), configurando-se como atividade formativa auto-gerenciada.
- O acompanhamento e avaliação será de responsabilidade dos respectivos docentes-Tutores de campo e de Núcleo responsáveis pelas disciplinas Formação Teórico-Pratica de Campo I e II e Formação Teórico-prática de Núcleo I e II
- As produções periódicas deverão ser agrupadas em um mesmo documento, utilizando SUMÁRIO para diferenciar um
período de produção do outro
- A cada ano deverá ser entregue uma produção de Portfólio
- O portfólio será entregue/enviado diretamente ao Tutor de campo, Tutor de Núcleo , e respectivo Cogestor do Programa, via e-mail , formato PDF
- Os tutores poderão mobilizar/envolver os preceptores de referência da formação pratica do residente.
- Caberá ao cogestor acompanhar a efetivação deste processo segundo prazos e critérios previstos.
- A devolutiva da avaliação deverá ser em tutoria de campo e de núcleo, SEPARADAMENTE, observando calendário
anual..
- A devolutiva da avaliação deverá ser em tutoria de campo e de núcleo, SEPARADAMENTE, observando calendário
anual..
- Se Tutor considerar que a respectiva versão de portfólio foi muito limitada nos termos do que o formulário de avaliação orienta (anexo 01), poderá solicitar uma nova versão deste documento, disponibilizando prazo de até 15 dias., e então processar uma nova avaliação individual.
ORIENTAÇÕES QUANTO A FORMA DE ENTREGA DOS PORTFÓLIOS
A fim de viabilizar o acompanhamento desta produção todo o Portfólio OS MESMOS DEVERÃO SER ENTREGUES VIA Online, em PDF, e deverão conter a seguinte ESTRUTURA, sem com isto interferir na criatividade e definição de CONTEÚDO de cada produção
- CAPA com identificação: nome Programa e Área de concentração e Nome residente
-
TRAJETÓRIA PROFISSIONAL : apenas na primeira versão, resumida. Importante para o residente fazer este resgate e registro (retorno de vivencia), oportunizando ao tutor conhecer esta subjetividade implícita, que diferencia dos demais residentes (subjetividade)
- Sentimentos
- Dificuldades, facilidades
- Diálogo teoria
- Reflexões (lúdicas)
- Impressões Opiniões
- Dúvidas Ilustrações das vivencias
- Outros aspectos que julgar
- importantes
Obs: solicita-se que ao colocarem ilustrações as mesmas sejam formatadas de modo a não ocuparem página inteira
-
CONSIDERAÇÕES E AUTO AVALIAÇÃO: No final de cada etapa , sinalizando novos desafios para etapa seguintes II, III e IV). Na ultima versão (etapa IV, fechar o processo com destaque aos significados da formação. - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (ao final de cada etapa)