1. PARA O RESIDENTE
Elaboração, defesa e envio do Trabalho de Conclusão de Residência (TCR)
1) O (A) residente elabora o TCR conforme o Manual de Dissertações e Teses da UFSM e seguindo os modelos de elementos pré-textuais do item 1.1;
2) O (A) residente realiza a abertura do processo de defesa no Portal do Aluno da UFSM, em até 20 dias corridos antes da data da defesa.
- COMO FAZER: Guia Orientador de Abertura do Processo de Defesa;
- É responsabilidade do próprio residente providenciar os espaços, salas, materiais, entre outros, para a realização da defesa.
3) Após a defesa de TCR e realizadas as correções, o(a) residente envia o Trabalho Final de forma eletrônica pelo Portal de Documentos da UFSM. Seguir o Tutorial para envio do Trabalho Final de Residência ou o vídeo de instrução abaixo.
4) A Biblioteca Central analisará o trabalho e, se necessário, solicitará correções.
Obs.: O certificado será expedido somente após as devidas correções!
- Vídeo instrucional (abertura processo de defesa)
- Vídeo instrucional de envio do Trabalho Final de Residência
1.1 Modelos de elementos pré-textuais
2. PARA A COMISSÃO EXAMINADORA
Cadastro externo e orientações para assinatura de atas
As atas de defesa serão encaminhadas pela secretaria dos programas para o(a) respectivo orientador(a). Para assinatura eletrônica das atas de defesa os membros integrantes da comissão examinadora necessitam ter vínculo ativo com a UFSM, seja como docente, TAE ou aluno. Para membros sem vínculo com a instituição, há duas formas de realizar a assinatura eletrônica das atas:
• Servidores de quaisquer órgãos públicos podem realizar a assinatura eletrônica das atas pelo SouGov.br. Neste portal é possível importar a ata de defesa em PDF e incluir a assinatura digital. Após cada ata assinada deve ser encaminhada para o(a) orientador(a). A secretaria deverá receber todos os arquivos;
• Membros que não se enquadrem nas situações acima devem, obrigatoriamente, realizar o Cadastro de Usuário Externo na UFSM no seguinte endereço: https://portal.ufsm.br/usuario/externo/cadastro/formulario.html. Após o envio dos dados neste formulário, você irá receber no e-mail informado as orientações para os passos seguintes. Após confirmado o cadastro e realizado o primeiro acesso será necessário gerar um novo Termo de Concordância – Assinatura Eletrônica no seguinte endereço: https://portal.ufsm.br/usuario/assinatura/listaTermos.html. Após a assinatura do Termo de Concordância, o membro externo estará apto a assinar a ata de defesa de forma eletrônica no portal de documentos da UFSM. Para isso ele deve seguir a Orientação de Assinatura de Atas;
Observação: A assinatura física das atas ainda é aceita pela Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPGP). Neste caso, as atas devem ser assinadas pelos membros da comissão examinadora e entregue na secretaria para posterior digitalização e envio à PRPGP.
Para especialização, a PRPGP não prevê a aprovação por parecer.
3. TRABALHOS DISPONÍVEIS NO REPOSITÁRIO DIGITAL DA UFSM (MANANCIAL)
Tutoriais adicionais para a secretaria do programa:
PEN-SIE – Tutorial para cadastrar as bancas
PEN-SIE – Tutorial de tramitação para homologação e assinatura eletrônica de atas