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Cancelamento de curso

Descrição

O cancelamento de Curso é o desligamento permanente do aluno de algum curso da UFSM; ou seja, a perda de vínculo.

O guia acadêmico da UFSM é que informa sobre desistência/cancelamento/desligamento de discentes da UFSM e é o ato por meio do qual o aluno perde o vínculo com a universidade por iniciativa própria ou institucional.

O cancelamento de curso a pedido, ocorre quando o aluno solicita o cancelamento do vínculo com o curso mediante requerimento.

ATENÇÃO: Não é possível reverter o Cancelamento de Curso. O eventual retorno dependerá de nova seleção de ingresso, conforme os processos disponíveis na UFSM e o enquadramento do candidato às normas da seleção

PASSO A PASSO DO CANCELAMENTO DE RESIDÊNCIA

  1. O discente deverá acessar o Portal Discente da UFSM para a abertura de um Processo Eletrônico. (https://portal.ufsm.br/documentos). Para acesso basta utilizar a matrícula e senha dos portais da UFSM.
  2. Na página inicial deve-se clicar no Menu “Novo”, e após no submenu “Processo”
  3. Na janela seguinte deve-se buscar pelo Tipo Documental: Processo de cancelamento de curso de especialização/residência (144.251). Os demais campos serão autopreenchidos. Clicar em salvar
  4.  Na janela seguinte deverá ser selecionado o trâmite “Solicita cancelamento de curso de especialização/residência”. Feito isso, será necessário inserir dois tipos documentais: a Solicitação de Cancelamento e um Documento de identificação.a) Solicitação de cancelamento de curso de especialização/residência: o formulário (disponível abaixo) deverá ser inserido clicando-se em Inserir > Upload de documento.Na janela flutuante que for aberta, inserir o formulário preenchido e selecionar os campos conforme abaixo. Ao selecionar a caixa “Assinar documento”, o documento é assinado eletronicamente.  Talvez seja necessário as suas credencias para assinatura. Clicar em ADICIONAR.
    b) Documento de identificação com CPF de aluno de especialização/residência: se o documento for digitalizado, selecionar os campos conforme abaixo. Clicar em ADICIONAR
  5. Após incluir todos os documentos, clicar no botão SALVAR e após no botão TRAMITAR.
  6. A janela seguinte está previamente preenchida, tendo como destino o respectivo programa. Basta colocar um “De acordo” no despacho e clicar em TRAMITAR novamente. O processo será enviado para análise do programa.
Público Alvo
Residentes