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VIII SIPPEBS e XIII SIES 2021

O SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR e o SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, SIPPEBS e SIES, vêm sendo realizados em conjunto desde 2019, fruto da constituição e fortalecimento de rede de pesquisa entre docentes dos PPPG – Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional e PPGE – Programa de Pós-graduação em Educação da UFSM e a RIES – Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior (PUCRS, UFRGS, UFPel, UNISINOS e UFSM) compondo, entre outros aspectos, um conjunto de ações do Projeto PRONEX/FAPERGS/CNPQ desenvolvido pela RIES.

Na edição de 2021, serão realizados o VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR – VIII SIPPEBS e o XIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR- XIII SIES, nos dias 10 e 11 de novembro de 2021, com a temática central “Como produzimos políticas e práticas em contextos emergentes na Educação Básica e Superior”.

Esta temática tem inspiração nas pesquisas em políticas educacionais da atualidade e em várias publicações que insistem em apresentar a perspectiva de que as políticas educacionais não se estabelecem simplesmente na forma coercitiva mas, constituem-se nas práticas exercidas nas instituições, nas ações e comportamentos, nas práticas sobre os outros, sobre cada um e sobre si mesmo, nos espaços e tempos das escolas e universidades, no cotidiano onde se gestam micropolíticas que são objetivadas e subjetivadas como efeito de uma racionalidade macropolítico.

É, portanto, no exercício da liberdade e, ao mesmo tempo, da produtividade e da responsabilização de todos que as políticas de públicas de educação são criadas nas relações institucionais; políticas estas que precisam da intervenção da pesquisa no campo das políticas educacionais para serem visibilizadas, reconhecidas, estudadas, transformadas ou serem simplesmente reconhecidas como formas de luta e de resistência aos modelos produtivistas que são fabricados como processualidade e devir nas instituições e práticas educacionais.  Almeja-se, com isso, problematizar as políticas públicas e processos de gestão educacional e institucional em contextos emergentes.

O evento é destinado ao público constituído por estudantes de graduação e de pós-graduação, profissionais da Educação Básica e Superior, bem como demais interessados no campo da pesquisa em políticas públicas de educação.

Evento on-line com transmissão pelo Farol UFSM e Canal do Youtube 

Perdeu alguma das discussões? Disponibilizamos aqui a playlist dos encontros no Youtube!

CONTATO: Fale diretamente com a secretaria do evento: seminarioufsm@gmail.com

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