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Submissão de trabalhos

**Cada autor poderá submeter no máximo dois trabalhos, ou seja: dois trabalhos completos OU dois resumos OU um trabalho completo e um resumo.

**Os trabalhos passarão por uma avaliação inicial pela Comissão de Normas Técnicas e se atenderem de maneira geral as normas de formatação do evento serão encaminhados para avaliação da Comissão Científica.
 
**Os trabalhos que forem aprovados parcialmente deverão ser ajustados pelos autores e reavaliados pela Comissão Científica.
 
**Os trabalhos aprovados pela Comissão Científica somente serão publicados em anais com registro de ISBN se forem apresentados no evento.

Normas de formatação

Devido aos critérios de publicação definidos pela Comissão Organizadora, em atendimento as normas da ABNT e, também, para o registro de ISBN dos Anais, o(s) autor(es) deverão submeter trabalhos inéditos ao Evento.

Para a submissão dos TEXTOS COMPLETOS as normas de formatação são:

  1. margem superior e esquerda 3 cm e margem inferior e direita 2 cm;
  2. título do trabalho em letra maiúscula, centralizado, negritado em fonte Arial tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas, em no máximo três linhas;
  3. nomes completos dos autores (conforme ficha de inscrição), em fonte Arial tamanho 12, alinhados à direita;
  4. nota de rodapé correspondente a cada autor, em fonte Arial tamanho 10 e espaço simples, contendo sua formação, instituição, e-mail e indicando o apresentador e o professor orientador (se houver);
  5. número e nome do eixo temático especificado abaixo do nome dos autores em itálico;
  6. resumo em bloco único, fonte Arial tamanho 10, espaço simples, sem recuo de parágrafo, entre 250 e 350 palavras (incluindo as palavras-chave), abaixo do resumo devem constar no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave com letra maiúscula inicial e separadas por ponto final;
  7. o corpo do texto (introdução contendo apresentação do tema, problema e respectivo(s) objetivo(s) da pesquisa, fundamentação teórica,  metodologia, análises, considerações finais e referências) em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 com recuo de parágrafo de 1,25 cm;
  8. texto entre 10 a 15 páginas incluindo o resumo e as referências;
  9. citações (diretas e indiretas) e referências deverão ser apresentadas conforme normas da MDT da UFSM (2015);
  10. os títulos primários das seções do trabalho, em negrito, em letra maiúscula e não devem ser numerados;
  11. os títulos secundários somente em letra maiúscula e não devem ser numerados;
  12. entre os parágrafos do texto não pode haver linhas em branco, ou seja, sem espaçamento entre parágrafos conforme exemplificado neste modelo de trabalho. Apenas entre uma seção e outra deixar uma linha em branco de espaçamento 1,5 (antes e depois);
  13. será permitida a utilização de figuras, gráficos e tabelas, desde que identificados de acordo com as normas da MDT da UFSM (2015);
  14. os trabalhos deverão ser salvos em dois arquivos em versão Word (formato DOC), identificados de acordo com as seguintes orientações:
  1. Uma versão do trabalho com identificação: constando o título, o nome dos autores e o eixo dentro do arquivo (texto).

O nome deste arquivo deve ser salvo conforme o exemplo 1 abaixo:

Eixo1_NomeCompletodo1ºAutor_CPFdo1ºautor

Exemplo 1: Eixo1_RosadaCosta_45698710109

 

  1. Uma versão do trabalho sem identificação: constando apenas o título e o eixo dentro do arquivo, sem o nome dos autores.

O nome deste arquivo deve ser salvo conforme o exemplo 2 abaixo:

Eixo1_ CPFdo1ºautor

Exemplo 2: Eixo1_45698710109

Modelo de trabalho completo


 

Para a submissão dos RESUMOS as normas de formatação são: 

  1. O resumo deverá ser elaborado em bloco único, em uma lauda.
  2. A fonte é Arial e tamanho 11.
  3. Espaço simples entre linhas,sem recuo de parágrafo.
  4. As margens superior e esquerda – 3 cm, inferior e direita – 2 cm .
  5. Abaixo do resumo devem constar no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave com letra maiúscula inicial e separadas por ponto final.
  6. O texto do resumo deverá apresentar a temática norteadora, o objetivo do trabalho, a metodologia utilizada, as principais fontes teóricas que fundamentam o relato de experiência ou a pesquisa, os principais resultados e as conclusões de maneira geral.
  7. Os resumos deverão ser salvos em dois arquivos em versão Word (formato DOC), identificados de acordo com as orientações abaixo:
  1. Uma versão do trabalho com identificação: constando o título, o nome dos autores e o eixo dentro do arquivo (texto).

O nome deste arquivo deve ser salvo conforme o exemplo 1 abaixo:

Eixo1_NomeCompletodo1ºAutor_CPFdo1ºautor

Exemplo 1: Eixo1_RosadaCosta_45698710109

 

  1. Uma versão do trabalho sem identificação: constando apenas o título e o eixo dentro do arquivo, sem o nome dos autores.

O nome deste arquivo deve ser salvo conforme o exemplo 2 abaixo:

Eixo1_ CPFdo1ºautor

Exemplo 2: Eixo1_45698710109

Modelo de resumo


 

**Não serão encaminhados trabalhos para avaliação pela Comissão Científica cujos autores não tenham efetuado a inscrição no site do evento e o pagamento da taxa de inscrição (conforme orientações), bem como não tenham considerado as normas de formatação do trabalho.

 

Normas de envio do(s) trabalho(s)

  • O(s) trabalho(s) só poderão ser submetidos ao eixo temático se todos os autores tiverem realizado a sua inscrição no site do evento e respectivo pagamento de inscrição;
  • Os arquivos do(s) trabalho(s) deverão ser enviados somente pelo autor apresentador do trabalho, para o endereço de e-mail do eixo temático escolhido;
  • Para envio de trabalho(s) será necessário anexar no e-mail dois arquivos: um com identificação dos autores e outro sem identificação dos autores (conforme as normas de formatação item “n”);

Eixo 1 – Gestão da educação básica e superior

E-mail: eixo1seminarioufsm@gmail.com

Eixo 2 – Formação de professores

E-mail: eixo2seminarioufsm@gmail.com

Eixo 3 – Práticas pedagógicas na educação básica e superior

E-mail: eixo3seminarioufsm@gmail.com

Eixo 4 – Educação e inclusão

E-mail: eixo4seminarioufsm@gmail.com

  •  os coordenadores dos eixos temáticos somente responderão por e-mail a dúvidas relacionadas as normas de formatação e ao envio de trabalhos. Demais dúvidas e solicitações deverão ser encaminhadas pelo endereço de e-mail: seminarioufsm@gmail.com