O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG), área de concentração educação, da UFSM é composto por um Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional (MP/PPPG) e um Curso de Especialização em Gestão Educacional (CEGE/MP) que tem mais de 30 anos de inserção na formação de profissionais da educação da região atendida pela UFSM.
O MP/PPPG, criado em 2015, tem primado pelo processo de formação de profissionais da educação considerando a implicação e as oportunidades/possibilidades de eles, em condições de atuação profissional, ressignificarem e/ou produzirem conhecimento qualificado, estando este, relacionado com às políticas educacionais e as práticas de gestão educacional e/ou institucional.
Um pouquinho da história…
Foi a história do Curso de Especialização em Gestão Educacional e a expertise com ele construída que possibilitou a criação do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional.
Tudo começou em 1980, a partir dos movimentos nacionais de formação de professores, que apontaram para a reestruturação dos Cursos de Pedagogia deslocando as antigas habilitações de administração, supervisão escolar e orientação educacional para o nível de pós-graduação, especialização lato-sensu.
Foram a demanda do contexto socioeducacional que mobilizou a composição do Curso de Especialização em Educação da Universidade Federal de Santa Maria aprovado em 1989. Em 2001 e depois em 2004 a 2006, após debates contextualizados e demandados pela comunidade educacional da região, aconteceu reformulações e o Curso passa a ser chamado passa a ser chamado Especialização em Gestão Educacional. Esta modificação está no bojo dos movimentos educacionais (sindicatos, conselhos, conferências, dentre outros) que apontavam para o rompimento com uma visão administrativa da escola com ênfases nas habilitações e emergia, assim, outros princípios e diretrizes da ação dos profissionais da educação numa perspectiva de trabalho coletivo, integrado e democrático. Criava-se nos contextos educacionais a necessidade de atuação de profissionais como gestores e por isso ganha sentido e significado uma formação para a gestão educacional, escolar, pedagógica…
Em 2014 tendo em vista a trajetória do Centro de Educação com o Curso de Especialização em Gestão Educacional (CEGE) passou-se a estudar a viabilidade de um curso de Mestrado com a característica de ser profissional. Apostou-se na meta proposta pela área da Educação da CAPES que era de reduzir as assimetrias de formação e de valorização dos profissionais da educação que teriam maior dificuldade em acessar mestrados acadêmicos. E o que mobilizou o grupo coordenado pela professora Rosane Carneiro Sarturi foi a característica de que grande parte dos que estavam envolvidos haviam vindo e tinham pesquisa na Educação Básica.
Assim o que mobilizou a criação da proposta do Mestrado Profissional foi o compromisso da universidade pública com a formação e qualificação dos profissionais da educação que estavam atuando como docentes e ou servidores educacionais da Educação Básica e Superior.
Em 2015 são os dois cursos, Especialização em Gestão Educacional lato sensu e o Mestrado Profissional stricto sensu que levaram a criar o ROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PUBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL. Os cursos passam a ser identificados como CEGE/PPPG e MP/PPPG.
Metas e objetivos
A Proposta do MP/PPPG, sob a perspectiva da avaliação nacional da pós-graduação, se situa no escopo da grande área Educação e, na modalidade profissional que nos documentos da CAPES (área Educação) tem como meta o desenvolvimento de estudos científicos em que a produção de saberes e de práticas constitua ‘produtos’ educacionais capazes de consolidarem soluções concreta de temas, problemas e desafios vividos da gestão educacional e da atualização das políticas educacionais.
Para concretizar a Proposta do PPPG, considerou-se a concentrar a formação e produção de saberes e práticas nas “POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL” e a partir disso constituiu-se as linhas de pesquisa que consolidam a organização consistente de uma estrutura e desenhos curriculares dos cursos capazes de criarem as condições de vinculação dos professores e dos estudantes desenvolverem as pesquisas e apresentarem resultados e produtos educacionais que impactem e estejam comprometidas com a inovação/qualificação das políticas educacionais, dos processos de gestão educacional, considerando os contextos da Educação Básica e Superior.
Nossas linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa (LP/1) POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR
Linha de Pesquisa (LP/2) GESTÃO PEDAGÓGICA E CONTEXTOS EDUCATIVOS
Grupos de Pesquisa
Ao PPPG vinculam-se 23 grupos de pesquisa, estando todos eles registrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e certificados pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O PPPG desenvolve projetos coletivos que priorizam a articulação do programa com redes de pesquisa, com a Educação Básica e Superior, parcerias e cooperação na produção de saberes e práticas nas políticas públicas de educação e a gestão educacional.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR -SIPPEBS
e o SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR -SIES
Um projeto coletivo do PPPG é o Seminário Internacional de Políticas Públicas na Educação Básica e Superior – SIPPEBS, evento catálogo na área da Educação nacional e internacional. A reedição dos seminários é uma das ações articuladoras e compromisso do PPPG com a socialização, discussão e dialogicidade de conhecimentos produzidos com os contextos educativos, à comunidade e a sociedade