Nível: Mestrado Profissional
Obrigatória: Não
Área(s) de Concentração: Políticas Públicas e Gestão Educacional
Carga Horária: 60
Créditos: 4
Ementa: Políticas de inclusão. A inclusão na gestão educacional/escolar e inter-relações com o trabalho docente. Proposições e articulações para a inclusão escolar.
Bibliografia Básica:
DEACON, R.; PARKER, B. Educação como sujeição e como recusa. In: SILVA, T. T. da. O sujeito da educação: estudos foucautianos. 7 ed. Rio de Janeiro, Petrópolis: Vozes, 2010. p. 97-110.
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POPKEWITZ, T. História do Currículo, regulação social e poder. In: SILVA, T. T. da. O sujeito da educação: estudos foucautianos. Petropolis. 7 ed. Rio de Janeiro, Petrópolis: Vozes, 2010. p. 173-210.
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VARELA, J.; ALVAREZ-URIA, F. A Maquinaria escolar. Teoria & Educação. São Paulo, n. 6, p.68-96, 1992. http://dc126.4shared.com/doc/EPPLQoEP/preview.html
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LOPES, M. C.; HATTGE, M. D. (Orgs.). Inclusão Escolar: conjunto de práticas que governam. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
Bibliografia Complementar:
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Resolução CNE Nº 4, de 13 de julho de 2010. Define Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12992:diretrizes-para-a-educacao-basica> Acesso em set de 2013.
________. Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Decreto nº 6.094/07. Ministério da Educação, 2007
GADELHA, S. Biopolítica, governamentalidade e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
GARBINI, F. Z.; BRENDLER, G. G.; CAMPOS, J. D. O. Problematizando a formação docente e a in/exclusão escolar: uma breve análise. In: Anais do IV Congresso Internacional de Educação: Educação, Docência e Humanização. Santa Maria, RS, 2011.
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LOPES, M. C. e HATTGE, M. D. (Orgs.). Inclusão escolar: conjunto de práticas que governam. Belo Horizonte: Autentica, 2009.
NOGUEIRA-RAMIREZ, C. E. Pedagogia e governamentalidade: ou da modernidade como sociedade educativa. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
THOMA, A. da S.; HILLESHEIM, B. (Orgs.). Políticas de Inclusão: gerenciando riscos e governando as diferenças. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2011.