LP 1 – Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior
Desenvolve pesquisas institucionais, aplicadas e implicadas com o foco das políticas públicas educacionais em como são produzidas e repercutem efeitos na gestão educacional, nos sistemas e redes de ensino, nas instituições e entre outros em contextos educacionais governamentais e não governamentais.
Pela perspectiva do ciclo de políticas públicas e gestão da Educação Básica e Superior, a LP/1 mobiliza a missão do PPPG para a formação qualificada de gestores para o exercício da prática profissional inovadora, proativa, reflexiva, contextualizada, competente, democrática, participativa e compartilhada, considerando objetos de pesquisa e produtos dela derivados que envolvem os aspectos administrativos, financeiros e pedagógicos.
Para isso, a linha prioriza o estudo, a investigação e a produção de produtos educacionais na perspectiva das políticas educacionais; planejamento e estratégias de gestão na educação básica e/ou superior; gestão estratégica de programas, projetos e planos institucionais; qualidade da avaliação; articulação e cultura organizacional (administrativa, financeira e pedagógica) e; política de formação e desenvolvimento dos profissionais da educação, entre outros.
LP2 – Gestão Pedagógica e Contextos Educativos
Desenvolve pesquisas institucionais, aplicadas e implicadas com o foco na gestão pedagógica dos contextos educativos, em especial na gestão escolar e/ou universitária, a gestão do trabalho pedagógico e da formação profissional em serviço.
Para se somar na missão dos Cursos do PPPG, a LP/2, é conduzida para o investimento na formação qualificada dos professores para o exercício da ação docente, de maneira inovadora, proativa, reflexiva, contextualizada, competente, democrática, participativa e compartilhada.
A linha foca o objetivo de estudo, pesquisa e formação para o reconhecimento, compreensão e transformação dos processos de planejamento e avaliação relacionados a gestão do pedagógico; dos modos de intervir de maneira qualificada no espaço da sala de aula e da gestão escolar entre outros contextos educativos; nas possibilidades de articular os princípios e os mecanismos de democratização da escola e universidade, entre outros contextos educativos na gestão administrativa e financeira a serviço do pedagógico; na promoção do planejamento, elaboração, organização, desenvolvimento e avaliação de projetos/programas/planos no âmbito escolar e/ou universitário; no desenvolvimento de estratégias criativas de gestão pedagógica relacionadas aos processos de ensino e de aprendizagem; na promoção de práticas inovadoras na gestão da aula; na [re]construção e [re]significação das competências docentes.
A linha prioriza o estudo, a investigação e a produção de produtos educacionais na perspectiva das políticas públicas e da gestão escolar; políticas públicas e a gestão universitária; planejamento de programas, projetos e planos de ensino e aprendizagem; tecnologias educacionais e digitais; inclusão e diversidade; cultura escolar e/ou universitária; gestão de processos de formação continuada/permanente dos profissionais da educação.
PAPEL DAS LINHAS DE PESQUISA NO PPPG
As linhas de pesquisa do PPPG organizam a estrutura e desenho curricular dos cursos; constituem as bases para abarcar os programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão dos grupos de pesquisa, e vinculam os projetos de investigação e produtos dos estudantes.
Por fim, as linhas de pesquisa criam as condições de vinculação dos professores e dos estudantes com temas e problemas de pesquisa.