Um estudante de Mestrado em Educação do Centro de Educação da UFSM, nosso parceiro de grupos de pesquisa e professor da Educação Infantil, sofreu agressão ao sair de um bar chamado “Bolichão Lounge Bar” na madrugada do dia 01/05/2022 na cidade de Santa Maria/RS.
A agressão ocorreu em torno 2h40min em frente ao estabelecimento quando a vítima aguardava um carro de aplicativo junto de uma amiga, e foi surpreendido por um grupo de 6 a 8 ‘homens’. Um deles deu um soco por trás, momento em que a vítima caiu no chão. Os demais agressores pegaram a vítima pelos braços e pernas e a arrastaram para o meio da Avenida Walter Jobim e continuaram as agressões. O professor foi agredido com socos, chutes e inclusive um deles utilizou uma cinta para agredi-lo. Pessoas estavam no bar e viram a agressão, mas não se disponibilizaram a ajudar em nenhum momento.
Haverá representação judicial, o Ministério Público será acionado, a fim de que os agressores sejam identificados e responsabilizados criminalmente pelos atos de violência física e psicológica. Precisamos do apoio da população agora para conseguirmos mais testemunhas que estavam no local, que nos ajudem a identificar os agressores e a testemunhar no caso.
Um professor que faz mestrado e que trabalha com a infância foi agredido por ‘gente’, um tipo de adulto que agride, machuca o outro, não tolera o que o outro tem o direito de ser. É essa ‘gente’ que nosso estudante de mestrado e professor, conosco e com quem se somar a nós queremos questionar: Quem são os agressores? Quem dirá que são os agressores? Nesta sociedade que vivemos iremos fazer de conta que esses agressores não existem? Até quando?
Infelizmente este não é um caso/fato isolado na cidade de Santa Maria, já que temos convivido com tamanha brutalidade, intolerância, racismo, transfobia, feminicídio e homofobia. A tolerância ao preconceito, como sintoma de uma sociedade adoecida, resulta em pessoas sendo mortas, machucadas e agredidas por terem a coragem de ser quem são!
Até quando iremos justificar o injustificável?
Assinam esta Nota:
Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional – PPPG/UFSM
Professora Leandra Bôer Possa
Professor Joacir Marques da Costa