Ir para o conteúdo PPGTER Ir para o menu PPGTER Ir para a busca no site PPGTER Ir para o rodapé PPGTER
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Solicitação de Defesa

Descrição

A Defesa de Dissertação deverá ocorrer até o 24º mês do curso.

Todo o processo deverá ser realizado pelo próprio aluno, com até 30 dias de antecedência da data prevista para a Defesa, através do Portal do Aluno. Para maiores informações sobre este processo é possível consultar o Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT, elaborado pela PRPGP.

Para solicitar a Defesa, o discente deve ter preenchido os seguintes requisitos, definidos no art. 106 do Regulamento Interno do PPGTER:

  • Conclusão das disciplinas e totalizar os créditos exigidos para a integralização do curso;
  • Comprovação de suficiência em língua estrangeira;
  • Ter o Plano de Estudos atualizado, de acordo com as disciplinas aprovadas; e
  • Comprovação da publicação, ou o aceite para ela, de um artigo em periódico de Qualis mínimo B3, em coautoria com seu orientador, ou de um capítulo de livro publicado em livro acadêmico, em coautoria com seu orientador. O artigo ou capítulo de livro deverá conter os resultados parciais obtidos na pesquisa.

Os discentes que ingressaram antes de 07/11/2024, salvo se foi solicitada a sujeição ao novo regulamento, não necessitam comprovar a publicação de um artigo ou capítulo de livro.

Orientações para a abertura do processo de defesa

Algumas orientações sobre o processo de defesa de dissertação devem ser observadas antes de sua abertura no Portal do Aluno:

  1. Verificar com o(a) orientador(a) os itens que devem ser preenchidos: dados da banca, local de defesa, título do trabalho, entre outros;
    • Importante: O nome e a designação de coorientador(a) deverá constar na portaria da banca examinadora da dissertação ou tese e na ata de defesa. (Regulamento Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu– Art. 53, parágrafo único).
  2. Revisar/atualizar o Plano de Estudos, que foi elaborado no início do curso. Este deve ser revisado/alterado para que fique exatamente igual ao Histórico Escolar do Aluno (sem disciplinas a mais ou a menos), contendo, se houver, o comitê de orientação acadêmica;
  3. Encaminhar um e-mail com o convite para os professores que irão compor a banca, formalizando a solicitação no Portal do Aluno somente após a confirmação dos nomes;
  4. Marcar a data e o local da Defesa com o(a) orientador(a) (se a defesa for realizada no Centro de Educação, agendar pelo e-mail infra.ce@ufsm.br ou na secretaria – sala 3170, e-mail: ppgter@ufsm.br);
  5. Caso a participação de pelo menos um dos membros da banca seja a distância, será necessário reservar uma sala para videoconferência. O discente deverá solicitar a(o) orientador(a) a reserva de uma sala no Portal de Agendamentos da UFSM em https://portal.ufsm.br/agendamento/index.html.

Após a formalização do pedido de Defesa de Dissertação, o(a) orientador(a) deverá acessar o Portal do Professor, verificar os dados e tramitar para a Coordenação do Programa.

Sugere-se que o discente encaminhe o trabalho aos membros da banca com uma antecedência mínima de 20 dias.

O não cumprimento de alguma das etapas descritas poderá impossibilitar a realização da defesa na data desejada.

Público Alvo
Discentes do programa.
Contato