Solicitação de Coorientador
Descrição
Para a inclusão de um coorientador, o aluno(a) e o professor orientador deverão preencher o formulário de Solicitação de Coorientador, que deverá ser submetido ao Colegiado do Curso para aprovação nos termos do Art. 35 do Regulamento do Curso.
Art. 35. O orientador, em acordo com o orientando, poderá prever a figura do coorientador do trabalho de Dissertação, interno ou externo à UFSM, que deverá ser aprovado pelo Colegiado do PPGTER.
§ 1º O nome e a designação de coorientador poderá constar na portaria de designação da Comissão de Avaliação Final dos Trabalhos de Dissertação, como membro efetivo ou suplente.
§ 2º O coorientador deverá estar em plena atividade de pesquisa.
O pedido deverá deverá ser tramitado via processo PEN-SIE, aberto pelo aluno(a), sendo que deve ser ASSINADO por todos os membros – aluno(a), orientador(a), e candidato a coorientador(a).
Para orientadores externos à UFSM, que ainda não tenham assinatura digital junto ao PEN-SIE, segue link com direcionamentos: Cadastro de Usuários Externos.
ser feito via processo PEN-SIE, contendo as assinaturas do aluno, do orientador e do candidato a coorientador, e tramitado para a Coordenação do PPGTER
Após análise, o resultado será informado aos interessados por meio do processo. Em caso de aprovação o aluno deve incluir o Coorientador através de seu Plano de Estudos, a coorientação inicia imediatamente, com a inclusão do coorientador na Plataforma Capes.
OBSERVAÇÃO: em caso de solicitação de coorientador(a) externo(a) ao programa, deverá ser enviado o Currículo Lattes do docente em questão, para análise do Colegiado do Programa.