Preenchimento da Ata de Defesa
Descrição
A ata da defesa deverá ser assinada por todos os membros por meio de processo aberto por meio do PEN-SIE, pela secretaria do PPGTER.
Para isso, todos os membros da banca precisam ter cadastro prévio junto ao PEN-SIE. Assim, é necessário que o(a) orientador(a) verifique isso junto aos membros da banca e, caso algum membro não possua cadastro, oriente neste cadastro. Docentes da UFSM podem realizar seu cadastro por meio do Portal do Usuário. A solicitação de cadastro para membros externos se dá por meio de serviço na página do PEN-SIE (Informações AQUI).
Com os membros da banca cadastrados, basta o(a) orientador(a) enviar e-mail para a secretaria do PPGTER (ppgter@ufsm.br) e solicitar a abertura do processo para homologação de ata. Após a criação, todos os membros irão receber o documento em suas caixas postais simultâneamente.
Após todos assinarem, o orientador, cadastrado como presidente da banca, deverá tramitar o processo para a Coordenação do PPGTER (05.10.16.00.0.0 – Unidade administrativa) para os devidos encaminhamentos.
Outras Orientações:
- A participação de membros da Comissão Examinadora só é permitida para aqueles que constarem na Portaria de nomeação. Se houver a ausência de um dos membros titulares, somente poderá substituí-lo o membro suplente que conste da Portaria.
- Quando o título do trabalho for alterado por decisão da Comissão Examinadora, a nova redação deve ser transcrita de forma clara e legível na Ata de Defesa, para resultar na alteração no processo de defesa e histórico do(a) acadêmico(a).
- Caso algum membro da banca participe por videoconferência ou por meio de parecer, esta informação deve constar no campo Declaração.
- Em caso de participação por parecer, este deve ser enviado com a devida assinatura. No momento da assinatura da ata, por meio do Processo PEN-SIE, o parecer deve ser inserido junto ao processo e enviado na tramitação do orientador para a coordenação do programa.