O planejamento estratégico consiste no estabelecimento da visão de futuro e da missão, na análise sistemática do ambiente externo e interno, com o intuito de estabelecer objetivos, ações, análise e controle de uma determinada organização, repensando o que está sendo feito, estabelecendo as políticas para o futuro e traçando novas linhas de ação. O Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede – PPGTER delineia, anualmente, ações para o ano seguinte, com base em metas e objetivos a serem alcançados.
Para o próximo quadriênio (2021-2024), o programa formalizou um planejamento estratégico, que iniciou a partir da identificação das forças e fraquezas internas ao programa, assim como oportunidades e ameaças externas, constituindo uma matriz SWOT, que trouxe um panorama do programa. Com base nessa matriz, dois norteadores estratégicos foram pensados, para servir de guia para as ações do programa. Esses norteadores são expressos em termos da missão e da visão do PPGTER, que foram revisados, destacando-se:
MISSÃO: Formar educadores, gestores e servidores em tecnologias educacionais em rede por meio da criação e disseminação do conhecimento com nível de excelência e compromisso social.
VISÃO: Ser referência no ensino, pesquisa e extensão em tecnologias educacionais em rede, atendendo as demandas sociais a partir de uma perspectiva interdisciplinar e inovadora.
Na sequência, foram definidos 04 objetivos estratégicos para o próximo quadriênio:
OE01: Ampliar o nível de formação ofertado pelo Programa: elaborar uma proposta para curso de doutorado profissional, considerando que um curso de doutorado é uma demanda de nossos egressos e uma forma de consolidar o programa, contribuindo para a disseminação do conhecimento e do desenvolvimento local e regional.
OE02: Atingir excelência em qualidade no Programa: ser um programa de excelência contribui para a valorização do programa, visibilidade perante a comunidade acadêmica e sociedade em geral, bem como facilita o estabelecimento de parcerias, corroborando na qualidade da formação discente para a sua posterior atuação profissional. Além disso, espera-se que um programa reconhecido por sua excelência aumente a demanda de discentes e de docentes permanentes, ampliando a área de atuação do programa. Por fim, atingir esse objetivo pode contribuir para o alcance do objetivo estratégico 01.
OE03: Fortalecer a inserção social do Programa: Fortalecer a inserção social do programa tem como objetivo aproximar a comunidade acadêmica do contexto profissional de atuação dos discentes e dos egressos, principalmente os espaços de educação formal e não formal. Espera-se compreender melhor o impacto social das ações do PPGTER nesses espaços, contribuindo para uma educação inovadora e transformadora. Ao potencializar essas interações, também busca- se consolidar as parcerias com estas instituições e melhorar a visibilidade do programa nestes espaços e perante a sociedade.
OE04: Fortalecer a internacionalização do Programa: incentivar e fortalecer o desenvolvimento de ações de internacionalização no PPGTER, ampliando a visão de mundo da comunidade acadêmica e estabelecendo parcerias com grupos de pesquisas e docentes de outros países. A troca de experiências e conhecimentos com a comunidade internacional contribui para uma formação mais ampla e multicultural.
Para cada objetivo estratégico, foram elencadas metas e indicadores, que servirão como base para a verificação do grau de cumprimento dos mesmos. Por fim, foi elaborado um plano de ações onde, para cada meta, ações e planos operacionais concretos foram estabelecidos, e deverão ser executados no decorrer dos quadriênio 2021-2024.
O relatório abaixo apresenta, de forma detalhada, o Planejamento Estratégico do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede / UFSM elaborado para o quadriênio 2021-2024.