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Projetos de Pesquisa do PPGSSPP

Em edição

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Serviço Social, Políticas Públicas e Direitos 

Linha de Pesquisa

 Projetos de Pesquisa por Docentes

SERVIÇO SOCIAL E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

 

 

 

 

CRISTINA KOLOGESKI FRAGA

E-mail:  cristina.fraga@ufsm.br 

Projeto: A formação profissional em Serviço Social da UFSM em tempos de pandemia: impactos do REDE na percepção de estudantes.

Resumo: O projeto de pesquisa busca deslindar a formação profissional do ensino de graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) mediada pelo de Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE), em tempos de pandemia do Coronavírus, a partir da perspectiva de suas/seus protagonistas, as/os estudantes desse curso. A metodologia será quanti-qualitativa compondo-se de um questionário a ser enviado a estudantes do curso, bem como de entrevistas, em um segundo momento, com alunas/os do curso de Serviço Social, além de revisão bibliográfica sobre o tema. No que tange à análise dos dados, a análise quantitativa será realizada por meio de análise estatística simples, sendo que as informações coletadas serão organizadas para que seja possível evidenciar informações relevantes, em termos objetivos da pesquisa, passando pela distribuição de frequências, conforme Barbetta (2006). Os dados qualitativos serão sistematizados a partir da análise de conteúdo inspirado em Bardin (2016). Assim, pretende-se com a pesquisa analisar o impacto do Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE) na formação profissional e acadêmica do Curso de graduação em Serviço Social da UFSM durante a pandemia da COVID-19, a partir da perspectiva de estudantes, com vistas a qualificar a educação superior na área. Como benefícios esperados, destacam-se a apresentação de sugestões viáveis de enfrentamento no que tange à precarização da formação profissional em Serviço Social 

Financiamento: 

 

 

 

 

 

FERNANDA NUNES DA ROSA MANGINI

E-mail: fernanda.mangini@ufsm.br

Projeto: Classe social e tecnologias da informação e da comunicação: acesso, uso e apropriação da internet

Resumo: As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC?s) estão cada vez mais presentes no cotidiano das diferentes classes sociais, mas as formas de acesso, uso e apropriação desses recursos ainda são pouco conhecidas. Em uma sociedade onde a informação e o conhecimento jogam um papel central, o acesso à informação e ao conhecimento tornou-se uma necessidade básica de sobrevivência mediatizada pela internet. Estudos indicam que o acesso à internet pelo telefone celular cresce entre os segmentos sociais de baixa renda. Essa realidade precisa ser melhor compreendida e explorada, sobretudo, do ponto de vista do seu significado para a redução das desigualdades sociais e digitais. O presente estudo pretende identificar e analisar os modos pelos quais as classes subalternas acessam, usam e apropriam-se das TIC?s, particularmente da internet. Trata-se de um estudo de caráter quanti-qualitativo que emprega a técnica da entrevista por meio da aplicação de questionário semi-estruturado. Os dados serão coletados até o ponto de saturação teórica, que orienta a organização e sistematização dos mesmos. Será realizada análise de conteúdo e análise estatística simples da amostra de caráter não probabilístico. Espera-se que os resultados possam trazer elementos mais aprofundados sobre a realidade dos segmentos sociais de baixa renda, permitindo conceber estratégias de uso e apropriação para e por esses sujeitos, bem como, indicações para a elaboração de políticas públicas 

Financiamento:

 

 

 

 

LAURA REGINA DA SILVA CAMARA MAURICIO DA FONSECA

E-mail: laurafonseca.22@gmail.com

Projeto:  Serviço Social e Transversalidade: um estudo acerca dos temas transversais nos Cursos de Graduação e pós-graduação em Serviço Social no Brasil. 

Resumo:  O projeto de estudo apresenta a proposta de pesquisar a transversalidade nos currículos dos Cursos de graduação pós-graduação de Serviço Social no país, identificando as temáticas abordadas nos componentes curriculares obrigatórios, complementares e/ou eletivos. A partir da delimitação do estudo dos currículos de Cursos de instituições superiores de ensino públicas e particulares-comunitárias. A escolha destas instituições cumpre referência àquelas que, ao longo dos oitenta e seis anos da história do Serviço Social brasileiro, consolidam a graduação e a pós-graduação de forma permanente. A pesquisa se realizará a partir das informações e documentos disponíveis nas páginas dos Cursos, nos sites das instituições de ensino superior. A análise do tipo quanti-qualitativamente prevê equipe formada com estudantes da graduação em Serviço Social da UFSM e a docente coordenadora do projeto. O estudo não implicará abordagem ou coleta de dados que envolvam direta ou indiretamente seres vivos A pesquisa tem por escopo conhecer e identificar nos currículos dos Cursos de graduação e pós-graduação em Serviço Social no país, os componentes curriculares, que garantam conteúdos interdisciplinares, apresentando temas transversais à formação específica e à educação pós-graduada. A metodologia da pesquisa de tipo quanti-qualitativa utilizará dados que demonstrem o objeto do estudo; material para análise de conteúdo, a partir da consulta aos currículos disponíveis nas páginas dos Cursos e nos sites das instituições de ensino superior; consulta bibliográfica e documental. O Universo a ser estudado será delimitado nas instituições públicas e particulares-comunitárias. A equipe de pesquisadores/as será composta por docente coordenadora e estudantes vinculados aos Curso de graduação em Serviço Social da UFSM. O cronograma da pesquisa contemplará o período de investigação de 2022 a 2023, com finalização do estudo para publicação de relatório e em periódico de circulação nacional. 

Financiamento:

 

 

 

 

ROSANE JANCZURA

E-mail: rosane.janczura@ufsm.br

Projeto: Trabalho infanto-juvenil no Município de Santa Maria/RS: conhecendo a realidade social. 

Resumo: Trata-se de uma pesquisa com objetivo de realizar um diagnóstico sócioterritorial de crianças e adolescentes que se encontram na coleta de materiais recicláveis ou em outras situações de trabalho no Município de Santa Maria – RS. Com isso, será possível identificar o perfil das famílias e de seus filhos, tipos de trabalho realizado e as regiões de incidência do trabalho infanto-juvenil, dando maior visibilidade ao enfrentamento desta problemática com possíveis ações e estratégias para o acompanhamento destas famílias e seus filhos nos CRAS e CREAS. O estudo se caracteriza com base em dados quantitativos e qualitativos. Os dados serão analisados qualitativamente a partir da categorização advinda da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1995). Como método de coleta será utilizado a triangulação de dados, constando de pesquisa documental/ levantamento e sistematização de dados oficiais disponíveis, entrevista semiestruturada e entrevista por questionário estruturado (tipo cadastro) simplificado de caráter censitário aplicado junto aos Conselhos Tutelares, CRAS, CREAS, Superintendência Regional do Trabalho /Ministério do Trabalho e Emprego e Cadastro Único/Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, para se ter acesso a informações referentes a famílias que apresentam situação de trabalho infanto-juvenil. Espera-se produzir um banco de dados com informações quantitativas e qualitativas sobre o trabalho de crianças e adolescentes no município, com vistas ao acompanhamento e avaliação contínua destas famílias nos Centros de Referência e Especializado de Assistência Social, sua inclusão em programas, projetos, serviços e benefícios socioassistenciais e a implantação de novas ações e estratégias de enfrentamento e prevenção ao trabalho infanto-juvenil, fortalecimento do sistema de garantia de direitos e do trabalho em rede. 

Financiamento:

TRABALHO E POLÍTICAS PÚBLICAS


 

 

 

 

 

CAROLINE GOERCK

E-mail: caroline.goerck@ufsm.br

Projeto: O Trabalho e os Refugiados no Brasil: as (im) possibilidades na sociedade de mercado 

Resumo: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo analisar a inserção dos refugiados (ou migrantes em situação de guerras religiosas, étnicas e políticas) na sociedade de mercado, buscando compreender a realidade desses sujeitos na região sul do Brasil. As transformações na sociedade do capital tem promovido uma sociedade de mercado conflituosa que obriga centenas de milhares de pessoas a viver a realidade migratória, em especial, com características de refugiado e com desafios ampliados no que se refere a inserção no mercado de trabalho. A pesquisa, que é de aspecto qualitativo, vai utilizar-se do método dialético crítico e buscar as informações utilizando-se de questionários junto as instituições que dão materialidade as políticas sociais e por meio da técnica da entrevista seguindo um formulário e/ou questionário estruturado com os refugiados 

Financiamento:

 

 

 

 

FABIO JARDEL GAVIRAGHI

E-mail: fabio.gaviraghi@ufsm.br

Projeto: REFUGIADOS E POLÍTICAS SOCIAIS: dilemas e realidades no século XXI 

Resumo: Essa pesquisa tem por objetivo analisar as políticas sociais existentes a fim de averiguar suas possíveis contribuições com a permanência e melhoria das condições de vida dos refugiados (ou migrantes em situação de guerras religiosas, étnicas e políticas) na Região Sul do Brasil. A questão dos refugiados tem gerado debates no contexto internacional. Em um cenário de intensificação dos conflitos bélicos, diversos sujeitos são forçados a deixarem seus países a fim de preservarem a vida. O Brasil, país reconhecido pelos avanços na legislação acerca dos refugiados, tem obtido uma amplição significativa de solicitações de refúgio, bem como de acolhimento utilizando-se de suas políticas sociais. Para tanto, essa pesquisa qualitativa, irá seguir o método dialético crítico, utilizando-se de questionários as instituições que desenvolvem e executam as políticas sociais públicas e de questionário e/ou formulário aplicado por meio da técnica de entrevista com os refugiados

Financiamento:

 

 

 

 

GUILHERME EMANUEL WEISS PINHEIRO

E-mail: guilherme.pinheiro@ufsm.br

Projeto: Avaliação de Experiências de apoio matricial em saúde mental de uma região de saúde do Rio Grande do Sul 

Resumo: No ano de 2011 o estado do Rio Grande do Sul emitiu uma portaria habilitando os municípios com população inferior à dezesseis mil habitantes a implantar um núcleo de apoio matricial chamado Núcleo de Apoio à Atenção Básica ? Saúde Mental, devido a estes municípios não estarem contemplados na habilitação de Núcleos de Apoio à Saúde da Família, nesta época. Sendo somente universalizado o acesso a este último no ano de 2012. Ainda, verifica-se que o núcleo implantado no Rio Grande do Sul não passou por processos avaliativos desde então. Sendo que este projeto de pesquisa tem como objetivo geral avaliar as experiências de apoio matricial de uma região de saúde do Rio Grande do Sul, com ênfase no Núcleo de Apoio à Atenção Básica – Saúde Mental; e como específicos analisar a organização das experiências de apoio matricial a partir dos Núcleos de Apoio à Atenção Básica em uma região de saúde do Rio Grande do Sul; identificar ações de cuidado às pessoas em sofrimento psíquico realizadas na atenção básica; e entender a dinâmica do apoio matricial, como os atores interagem e os sentidos construídos pelos mesmos, garantindo que os diferentes grupos de interesse ampliem suas capacidades de intervenção sobre a realidade do serviço em que atuam. Trata-se de uma pesquisa de doutorado, com abordagem qualitativa, de avaliação de quarta geração, construtivista, responsiva e participativa, que será realizada com os Núcleos de Apoio à Atenção Básica ? Saúde Mental De uma região de saúde do Rio Grande do Sul. Inicialmente, será realizada uma caracterização dos NAABs e após, será eleito um núcleo para receber o estudo qualitativo de avaliação de quarta geração 

Financiamento:

 

 

 

 

LILIANA SOARES FERREIRA

E-mail: anaililferreira@yahoo.com.br

Projeto: Políticas educacionais, trabalho pedagógico e historicidade da Educação Profissional e Tecnológica no Rio Grande do Sul.

Resumo: A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é uma modalidade de ensino demarcada por interesses políticos e econômicos em uma trajetória de descontinuidades, demandando estudo e registro da historicidade, das políticas educacionais e do trabalho pedagógico, sobretudo para conhecer as relações entre trabalho e educação. Este projeto, então, objetiva investigar sobre a EPT pública no Estado do Rio Grande do Sul, com base na seguinte problematização: como aconteceu a implementação e vem se produzindo a historicidade, o trabalho pedagógico e as políticas educacionais para a EPT pública, considerando-se as especificidades políticas, culturais, sociais, econômicas e pedagógicas dessa modalidade de educação no Estado do Rio Grande do Sul? Pressupõe-se haver relação intrínseca entre a oferta de EPT e o mundo do trabalho, como projeto político e social. Para a investigação, serão realizadas pesquisa quali-quantitativa e pesquisa histórica de cunho dialético, por meio de técnicas de pesquisa bibliográfica, análise estatística e documental. Resultante da pesquisa, intenciona-se a produção de materiais inéditos sobre a historicidade e a realidade da EPT gaúcha, a serem socializadas em um banco de dados na Internet, em um guia informativo, em um dicionário, além de artigos e livros. Estes materiais, por seu caráter de inovação, serão contributivos nas pesquisas futuras, uma vez que não há compilação acessível destes dados, fundamentais para conhecer a educação para trabalho no Estado. 

Financiamento:

 

 

 

 

JAIRO DA LUZ OLIVEIRA

E-mail: jairooliveira.ufsm@gmail.com

Projeto: VIDAS TRANS & POLÍTICAS DE SAÚDE 

Resumo: Este projeto de extensão busca garantir junto a população trans um local de diálogo e de informações sobre a vida cotidiana da população trans no espaço universitário. Este projeto de extensão está vinculado ao Setor de Apoio Pedagógico do Centro de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Federal de Santa Maria. O setor de apoio pedagógico é fundamental em instituições educacionais para oferecer suporte aos professores e alunos. Geralmente, esse setor é responsável por desenvolver estratégias de ensino, fornecer materiais educacionais, coordenar programas de tutoria, orientar sobre questões de aprendizagem e comportamento, além de promover o desenvolvimento profissional dos educadores. O setor de Apoio Pedagógico desempenha um papel crucial na melhoria do processo de ensino e aprendizagem, garantindo assessoria técnica a Direção do Centro do CCSH, bem como atender as necessidades individuais das coordenações de curso, professores e dos estudantes sejam atendidas e que haja um ambiente educacional inclusivo e de apoio. Entendemos que este setor é importante pois compreendemos que a população trans, também conhecida como pessoas transgênero, é um grupo diverso de indivíduos cuja identidade de gênero difere daquele atribuído a eles no nascimento que merece toda a atenção deste setor e da universidade como um todo. Metodologia: através de uma roda de conversa quinzenal no espaço universitário, serão debatidos os seguintes temas: Identidade de Gênero, Variedade de Experiências, Transição de Gênero, Discriminação e Estigma, Saúde Mental e Bem-Estar, Legislação e Direitos, Comunidades e Apoio, entre outras. Pessoas transgênero podem identificar-se como homem, mulher, ambos, nenhum ou qualquer outra identidade de gênero fora do binário tradicional de homem e mulher. A identidade de gênero é uma experiência. Esta atividade quinzenal será coordenada por um assistente social, duas acadêmicas de serviço social, além das técnicas administrativas todas vinculadas ao setor. O trabalho iniciará no mês de abril de 2024. Com este projeto de extensão buscaremos ampliar o debate sobre o tema população trans no meio acadêmico buscando desmistificar preconceitos, criar estratégias de saúde, bem como garantir equidade e justiça social na relação direta desta população acadêmica de forma ampla. 

Financiamento:

E-mail:

Projeto:

Resumo:

Financiamento:

 

 

 

 

SHEILA KOCOUREK

E-mail: sheila.kocourek@ufsm.br

Projeto: Sexualidade: desafios e estratégias para o enfrentamento de vulnerabilidades entre estudantes universitários

Resumo: A atenção em saúde sexual e em saúde reprodutiva é uma das áreas de atuação prioritárias da atenção básica à saúde e necessita ser ofertada observando-se como princípio o respeito aos direitos sexuais e aos direitos reprodutivos de cada pessoa independente de sua escolha de vida. Ao ingressar na universidade novas experiências são vivenciadas, a estas podem proporcionar comportamentos abusivos e situações de vulnerabilidades, encontros sexuais desprotegidos dando espaço a ocorrência de gravidez indesejada dentre outros. Nesse sentido, o estudo propõe-se a analisar como os estudantes universitários vivenciam sua saúde sexual e reprodutiva.O presente estudo será uma pesquisa de campo quantitativa e descritiva. O local da pesquisa será a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), este estudo abrangerá estudantes, matriculados nos programas de graduação e pós graduação da Universidade, módulos presenciais, com idade compreendida entre 18 e 29 anos. A coleta de dados será através do Portal do aluno da UFSM, de forma online, utilizado um questionário semiestruturado,elaborado e utilizado em pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde desde 2004.. O cálculo amostral é de 1.882 questionários válidos. A análise dos dados obtidos através dos questionários coletados será realizada com o auxílio dos softwares Windows Excel 2013 e Statistical Package for Social Science (SPSS)? versão 20. O estudo seguirá os preceitos éticos de pesquisa e ao final espera-se sugerir estratégias que contribuam com as ações da assistência estudantil, no âmbito da saúde, da Universidade Federal de santa Maria. 

Financiamento:

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