Defesa final de Dissertação |
Como agendar a defesa de mestrado
Para agendar sua defesa final, siga estes passos: 1. Acesse o Portal Estudantil
2. Composição da banca
3. Prazos e requisitos
4. O que informar no sistema 4.1 Para membros da UFSM
4.2 Para membros externos à UFSM
4.3 Outras informações
5. Processo de Aprovação:
6. Envio do formulário de defesa Envie o formulário de defesa (versão em Word e em PDF) para sipos.ccsh@ufsm.br, cujo modelo segue em anexo.
Obs.: O formulário não precisa estar assinado. 7. Agendamento de local de defesa: 7.1 Presencial: Solicite sala pelo e-mail infra.ccsh@ufsm.br, informando:
7.2 Videoconferência: Combine o link com seu(sua) orientador(a). 7.3 Híbrida: combine o link com seu(sua) orientador(a) e agende a sala de videoconferência pelo telefone 3220-9625 ou presencialmente na sala 4413, Prédio 74C, informando:
Obs1: para evitar interrupções, sugere-se criar o link no domínio @ufsm.br ou @acad.ufsm.br. Obs2: por segurança, não inclua o link da sala no formulário. Informe apenas um e-mail para interessados solicitarem o acesso à sala virtual. Obs3: O SIAPE do(a) orientador(a) pode ser obtido diretamente com ele(a) ou neste link. Obs4: Você pode alterar o título da dissertação ao agendar a defesa, desde que seu(sua) orientador(a) autorize.
Orientações SIPOS
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Ato de entrega Final dissertação |
INSTRUÇÕES PARA ENTREGA DA VERSÃO FINAL DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO ⇒ Procedimento digital via PEN-SIE: Antes de iniciar o ato de entrega, favor ler o Memorando Circular n.º 04-2022 – Entrega da versão final MDT digital. Para solicitação da tramitação do Diploma de Mestre em Serviço Social e Políticas Públicas o(a) discente deverá abrir um processo de “Ato de Entrega de MDT”, via PEN-SIE (conforme o TUTORIAL Ato de entrega de MDT – versão julho 2022 – edição PRPGP) e anexar a este processo os seguintes documentos (dentro do prazo estabelecido pela Comissão Examinadora para as alterações na Dissertação):
Após anexar os documentos acima relacionados, o(a) aluno(a) deverá tramitar o processo para o(a) seu/sua orientador(a). O(a) docente orientador(a), após realizada a conferência de Dissertação, Artigo Científico e Formulário de Autorização da Biblioteca, deve tramitar o Processo PEN-SIE para a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública, SEM ASSINAR a Dissertação e o Artigo Científico (quando o documento é assinado pelo/a docente a Biblioteca Central da UFSM não aceita receber a Dissertação). OBSERVAÇÃO 1: A Ata de Defesa, devidamente assinada pela Comissão Examinadora (inclusive pelo/a docente orientador/a), será anexada ao processo pela Secretaria Integrada de Cursos de Pós-Graduação (SIPOS), após a tramitação do processo do(a) docente orientador(a) para a Coordenação do PPGSSPP. Se todos os documentos inseridos estiverem de acordo com os requisitos da Biblioteca Central da UFSM, a Coordenação/SIPOS realizará todas as tramitações finais à PRPGP, para verificação e encaminhamento do diploma. OBSERVAÇÃO 2: Caso o(a) autor(a) da Dissertação/Artigo Científico NÃO desejar a liberação/publicação imediata de seu trabalho ao público, deverá marcar a opção “Acesso Restrito” no momento em que estiver anexando o documento PDF ao processo PEN-SIE de Ato de Entrega de MDT (essa opção deve ser marcada no momento de realização do upload do arquivo). OBSERVAÇÃO 3: Favor lembrar que no processo de Ato de Entrega de MDT os arquivos de Dissertação/Artigo Científico NUNCA devem ser assinados pelo(a) professor(a) orientador(a). OBSERVAÇÃO 4: O ato de entrega será SEMPRE on-line, por meio de Processo PEN-SIE, e o(a) discente tem a obrigação de realizar o acompanhamento deste. OBSERVAÇÃO 5: Em caso de urgência na solicitação do diploma, o(a) discente deverá anexar ao Processo PEN-SIE de Ato de Entrega de MDT o formulário de Solicitação de Urgência para Emissão do Diploma, devidamente preenchido e assinado digitalmente pelo(a) discente. |