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Defesa final e Ato de entrega Final dissertação e demais documentos

Defesa final de Dissertação

  Como agendar a defesa de mestrado
 

  Para agendar sua defesa final, siga estes passos:

  1. Acesse o Portal Estudantil

  • Antes de agendar a defesa no Portal Estudantil, confira os nomes dos membros da banca com os(as) respectivos(as) docentes ou na Plataforma Lattes. Erros ou nomes incompletos podem invalidar documentos como a ata, a portaria e o atestado da comissão examinadora.

  • Vá ao menu Pós-Graduação → clique em Defesa de MDT.

  • Preencha o formulário disponível no portal.

  2. Composição da banca

  • Mínimo: 3 membros efetivos e 1 suplente.

  • Restrições: Cônjuges e parentes até o 3º grau do(a) discente ou do(a) orientador(a) não podem fazer parte da banca (Regulamento da Pós-Graduação, Art. 110, §4º).

  3. Prazos e requisitos

  • Solicite agendamento da defesa no Portal Estudantil com no mínimo 21 dias de antecedência.

  • Para agendar, você não pode ter pendências no Plano de Estudos ou em outros portais da UFSM (disciplinas, multas, livros da biblioteca, etc.).

  4. O que informar no sistema

  4.1 Para membros da UFSM

  • Nome completo.

  • Tipo de participação (orientador, presidente, coorientador, examinador).

  • Forma de participação (efetivo ou suplente).

  4.2 Para membros externos à UFSM

  • Nome completo.

  • Sigla e nome da instituição de origem.

  • CPF (ou passaporte, se estrangeiro).

  • Data de nascimento.

  • Titulação (mínimo doutor).

  • Tipo de participação (coorientador ou examinador).

  • Forma de participação (efetivo ou suplente).

  4.3 Outras informações

  • Data e horário exatos da defesa.

  5. Processo de Aprovação:

  • Discente: solicita a defesa no sistema e envia para o(a) orientador(a).

  • Orientador(a): verifica e envia à coordenação do curso (ou devolve para ajustes).

  • Coordenação: analisa e tramita para a PRPGP (ou devolve para ajustes).

  • PRPGP: aprova ou devolve para ajustes.

  6. Envio do formulário de defesa

Envie o formulário de defesa (versão em Word e em PDF) para sipos.ccsh@ufsm.br, cujo modelo segue em anexo. 

  Obs.: O formulário não precisa estar assinado.

  7. Agendamento de local de defesa:

  7.1 Presencial: Solicite sala pelo e-mail infra.ccsh@ufsm.br, informando:

  • Nome completo.

  • Curso.

  • Matrícula.

  • Data da defesa.

  • Horário da defesa.

  • Nome do(a) orientador(a). 

  • Confirme no e-mail que a defesa será exclusivamente presencial.

  7.2 Videoconferência: Combine o link com seu(sua) orientador(a). 

  7.3 Híbrida: combine o link com seu(sua) orientador(a) e agende a sala de videoconferência pelo telefone 3220-9625 ou presencialmente na sala 4413, Prédio 74C, informando:

  • Nome completo.

  • Curso.

  • Matrícula.

  • Data da defesa. 

  • Horário da defesa.

  • Nome do(a) orientador(a).

  • SIAPE do(a) orientador(a).

 Obs1: para evitar interrupções, sugere-se criar o link no domínio @ufsm.br ou @acad.ufsm.br.

 Obs2: por segurança, não inclua o link da sala no formulário. Informe apenas um e-mail para interessados solicitarem o acesso à sala virtual.

 Obs3: O SIAPE do(a) orientador(a) pode ser obtido diretamente com ele(a) ou neste link.

 Obs4: Você pode alterar o título da dissertação ao agendar a defesa, desde que seu(sua) orientador(a) autorize.

 

 Orientações SIPOS

Ato de entrega Final dissertação

INSTRUÇÕES PARA ENTREGA DA VERSÃO FINAL DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

   ⇒ Procedimento digital via PEN-SIE: 

   Antes de iniciar o ato de entrega, favor ler o Memorando Circular n.º 04-2022 – Entrega da versão final MDT digital.

   Para solicitação da tramitação do Diploma de Mestre em Serviço Social e Políticas Públicas o(a) discente deverá abrir um processo de “Ato de Entrega de MDT”, via PEN-SIE (conforme o TUTORIAL Ato de entrega de MDT – versão julho 2022 – edição PRPGP) e anexar a este processo os seguintes documentos (dentro do prazo estabelecido pela Comissão Examinadora para as alterações na Dissertação):

  1. A Dissertação em formato PDF, de acordo com o Manual de Dissertações e Teses_- MDT_2021 da UFSM. ATENÇÃO: De acordo com o Item 10, página 17, do MDT da UFSM (link acima), a folha de aprovação SEMPRE deve constar no arquivo da Dissertação. Frise-se que a folha de aprovação NÃO NECESSITA da assinatura de orientador ou membros da banca de defesa. Além disso, a Dissertação deverá conter ficha catalográfica (obtida no site da Biblioteca Central da UFSM, ou clicando AQUI);
  2. O Artigo Científico em formato PDF, resultado do estudo, em co-autoria com o(a) orientador(a);
  3. O formulário Autorização_para Liberação on-line de Trabalhos de Conclusão – Biblioteca Central UFSM, que deverá ser preenchido e assinado digitalmente pelo discente no próprio processo PEN-SIE (após anexado, clicar no símbolo de “chave”, à esquerda do arquivo a ser assinado, e inserir a senha da assinatura eletrônica da UFSM).

   Após anexar os documentos acima relacionados, o(a) aluno(a) deverá tramitar o processo para o(a) seu/sua orientador(a).

  O(a) docente orientador(a), após realizada a conferência de Dissertação, Artigo Científico e Formulário de Autorização da Biblioteca, deve tramitar o Processo PEN-SIE para a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública, SEM ASSINAR a Dissertação e o Artigo Científico (quando o documento é assinado pelo/a docente a Biblioteca Central da UFSM não aceita receber a Dissertação).

  OBSERVAÇÃO 1: A Ata de Defesa, devidamente assinada pela Comissão Examinadora (inclusive pelo/a docente orientador/a), será anexada ao processo pela Secretaria Integrada de Cursos de Pós-Graduação (SIPOS), após a tramitação do processo do(a) docente orientador(a) para a Coordenação do PPGSSPP. Se todos os documentos inseridos estiverem de acordo com os requisitos da Biblioteca Central da UFSM, a Coordenação/SIPOS realizará todas as tramitações finais à PRPGP, para verificação e encaminhamento do diploma.

  OBSERVAÇÃO 2: Caso o(a) autor(a) da Dissertação/Artigo Científico NÃO desejar a liberação/publicação imediata de seu trabalho ao público, deverá marcar a opção “Acesso Restrito” no momento em que estiver anexando o documento PDF ao processo PEN-SIE de Ato de Entrega de MDT (essa opção deve ser marcada no momento de realização do upload do arquivo).

  OBSERVAÇÃO 3: Favor lembrar que no processo de Ato de Entrega de MDT os arquivos de Dissertação/Artigo Científico NUNCA devem ser assinados pelo(a) professor(a) orientador(a).

  OBSERVAÇÃO 4: O ato de entrega será SEMPRE on-line, por meio de Processo PEN-SIE, e o(a) discente tem a obrigação de realizar o acompanhamento deste.

  OBSERVAÇÃO 5: Em caso de urgência na solicitação do diploma, o(a) discente deverá anexar ao Processo PEN-SIE de Ato de Entrega de MDT o formulário de  Solicitação de Urgência para Emissão do Diploma, devidamente preenchido e assinado digitalmente pelo(a) discente.

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