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Defesa de Qualificação de Mestrado

Abertura do processo de qualificação de mestrado

 

   Orientações para abertura do processo de qualificação de mestrado


  Para iniciar o processo de qualificação do mestrado, siga estas instruções:

  1. Antes de preencher o formulário on-line banca de qualificação:

  • Envie os dados da banca por e-mail ao(à) seu(sua) orientador(a), considerando que a comissão examinadora deve ter, no mínimo, três membros efetivos e um suplente. Além disso, pelo menos um dos membros efetivos deve ser externo à UFSM;

  • Aguarde a autorização do(a) orientador(a) antes de prosseguir.

  • Importante: Não poderão fazer parte das bancas de qualificação, o cônjuge do(a) discente ou do(a) orientador(a) e/ou parentes afins do(a) discente(a) ou do(a) orientador(a) até o terceiro grau inclusive.

  2. Para o preenchimento do formulário on-line banca de qualificação (mínimo de 21 dias antes da qualificação), você precisará das seguintes informações:

  • Nome completo, e-mail, CPF (brasileiros) ou passaporte (estrangeiros) dos membros da banca;

  • Informar se os membros são docentes (sim/não);

  • Instituição de vínculo (preferencialmente, a sigla da instituição, como por exemplo, UFSM);

  • Função dos membros na banca (orientador, avaliador, coorientador, suplente);

  • Link do Currículo Lattes ou indicação de que o membro não possui cadastro nesta plataforma;

  • Local da defesa (link, sala e prédio).

  3. Após preencher o formulário on-line banca de qualificação:

  • Você receberá o formulário preenchido por e-mail (verifique o spam se necessário);

  • Caso não receba em até uma hora, contate a SIPOS (sipos.ccsh@ufsm.br).

  4. Abrir o processo no PEN/SIE:

  • Tipo documental: “Processo de qualificação de dissertação de mestrado – código 134.324”;

  • Anexar e assinar o formulário recebido por e-mail;

  • Anexar o histórico escolar simplificado (buscar no menu Relatórios do Portal Estudantil).

  5. Tramitação:

  • Envie o processo para o(a) seu(sua) orientador(a);

  • O(a) orientador(a) verificará as informações, assinará o formulário e tramitará o processo para o Programa de Pós-Graduação (PPG) ou devolverá para ajustes.

  6. Homologação:

  • A coordenação do PPG homologará ou retornará o processo para ajustes.

  7. Acompanhe o seu processo:

  • Acesse o Portal de Documentos e digite o número do processo no campo “Número”. Também é possível encontrá-lo informando seu nome no campo “Interessado”;

  • Clique no ícone de pasta 📂 para abrir o processo. Em seguida, selecione “Tramitações” para localizá-lo e ler os despachos.

  8. Membros externos sem cadastro no PEN/SIE:

   Atenção:

  • Solicitações de qualificação por e-mail não serão mais aceitas;

  • Processos com formulários fora do padrão serão devolvidos para correção;

  • Ajustes no formulário exigem novo preenchimento no sistema on-line; não se deve editar o formulário recebido por e-mail.

    Dúvidas?

 

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