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Política de Avaliação do Programa |
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Em razão das modificações ocorridas no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), sobretudo no que se refere a necessidade de implantação de processo de autoavaliação nos Programas, o PPGRI/UFSM realizou uma série de reuniões ao longo dos anos de 2020 e 2021. A autoavaliação realizada no ano de 2021 teve como principal objetivo a formulação de diretrizes para a realização de planejamento de ações ao longo do quadriênio 2021-2024, com vistas a realização de um planejamento que contemple uma série de situações decorrentes tanto das rotinas operacionais de funcionamento do Programa, quanto das necessidades de adequação ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM (PDI-2016-2026), além das mudanças no SNPG, conforme observado anteriormente. Neste sentido, expõe-se, sucintamente, as condições existentes no PPGRI a partir da autoavaliação realizada em 2021 abrangendo os mais diferentes âmbitos de avaliação, envolvendo docentes, discentes e egressos, para a definição de diretrizes que nortearão o planejamento das atividades do Programa. |
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PPGRI UFSM – AUTOAVALIAÇÃO / ANÁLISE SWOT |
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1. PROGRAMA |
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ITEM DE AVALIAÇÃO |
AMBIENTE INTERNO |
AMBIENTE EXTERNO |
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FORÇAS |
FRAQUEZAS |
OPORTUNIDADES |
AMEAÇAS |
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1.1 VISÃO GERAL |
1.1.1 Linhas de Pesquisa diversificadas e interdisciplinares, atendendo uma gama de temas em RI, com docentes, disciplinas e projetos coerentes | 1.1.4 Falta de Grupos de Pesquisa em algumas linhas | 1.1.6 Único Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais do Rio Grande do Sul (sendo que o estado conta com 5 cursos de graduação em universidades públicas e 13 em privadas). | 1.1.9 Falta de apoio (financeiro) à programas novos, por parte da CAPES e da UFSM. |
1.1.2 Infraestrutura adequada, com sala de aula, sala de reunião, miniauditório, sala de estudos, sala de pesquisa, biblioteca nova e bem equipada (incluindo biblioteca doada por Amado Cervo) | 1.1.5 Dificuldade inicial para conseguir um servidor técnico- administrativo. | 1.1.7 A cidade onde está localizado o Programa é um pólo militar e estratégico. | ||
1.1.3 Objetivos e Missão pensados no APCN, inaugurando o Programa de forma articulada com o PDI da UFSM e critérios da Capes. | 1.1.8 O Programa conta com três professoras que pesquisam questões de gênero, tema bastante inovador e procurado por alunas de Relações Internacionais. | |||
1.2 CORPO DOCENTE |
FORÇAS |
FRAQUEZAS |
OPORTUNIDADES |
AMEAÇAS |
1.2.1 Corpo docente com dedicação exclusiva, com formação/atuação na área e em áreas afins, mantendo a especificidade e a interdisciplinaridade. |
1.2.7 Nenhum professor permanente bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. | 1.2.9 Pós-doutorado no exterior, realizado por dois professores permanentes no último ano (2020). | 1.2.11 Falta de recursos para projetos de pesquisa e para participação em eventos. | |
1.2.2 Professores Colaboradores e Visitantes Bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq. |
1.2.8 Discrepância entre as produções de alguns professores (alguns professores com poucas publicações) |
1.2.10 Universidade qualificada em áreas afins com possibilidade de oferta de professores ao PPGRI |
1.2.12 Excesso de disciplinas na graduação. | |
1.2.3 Professor Colaborador Internacional, com participação em bancas e disciplinas. | ||||
1.2.4 Contratação de Professor Visitante nacional por 1 ano. | ||||
1.2.5 Professor Permanente Bolsista Pesquisador Gaúcho da FAPERGS. | ||||
1.2.6 Capacidade de renovação do corpo docente, com normativa específica de descredenciamentos e novos credenciamentos (com a entrada de dois novos professores no último ano, em 2020). | ||||
1.3 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO |
FORÇAS |
FRAQUEZAS |
OPORTUNIDADES |
AMEAÇAS |
1.3.1 A Proposta do Curso já foi elaborada de forma articulada com o PDI da UFSM e critérios da Capes. | 1.3.5 Planejamento elaborado pelo corpo docente, necessitando maior participação do corpo discente. | 1.3.6 Universidade bastante organizada, e aberta ao diálogo, no que tange a seu PDI. |
1.3.7 Falta de protagonismo das áreas de humanas na construção do PDI da Universidade. |
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1.3.2 O Programa vem atuando para a internacionalização da universidade, contribuindo com o desafio número 1 do PDI | ||||
1.3.3 O Programa tem disciplinas inovadoras, interdisciplinares, abordando temas como Gênero, Direitos Humanos e Pós- Colonialidade, contribuindo para o desafio número 2 do PDI. | ||||
1.3.4 O Programa integra o Pólo de Defesa de Santa Maria, contribuindo para o desenvolvimento local e regional, em diálogo com desafios do PDI. | ||||
1.4 AUTOAVALIAÇÃO |
FORÇAS |
FRAQUEZAS |
OPORTUNIDADES |
AMEAÇAS |
1.4.1 Autoavaliação elaborada em uma parceria entre a Coordenação e a Comissão de Autoavaliação. | 1.4.6 Falta de tempo para incluir reuniões abertas de autoavaliação. | 1.4.7A Universidade realizou encontros de debate sobre a autoavaliação. | 1.4.9 Falta de recursos específicos para autoavaliação. | |
1.4.2 Autoavaliação contando a participação de todos, através de questionário. |
1.4.8 O Fórum de Coordenadores da área de CPRI realizou diversas reuniões de debate sobre a avaliação e autoavaliação. |
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1.4.3 Autoavaliação realizada a partir da técnica SWOT e da aplicação de questionários. | ||||
1.4.4 Autoavaliação realizada tendo em vista todas as orientações do Grupo de Trabalho de Autoavaliação da CAPES e da Coordenação de Área de CPRI. | ||||
1.4.5 Participação do coordenador em todas as reuniões do Fórum de Coordenadores de CPRI e nas reuniões de meio termo da área, o que permitiu a compreensão dos critérios de avaliação e autoavaliação. |
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PPGRI UFSM AUTOAVALIAÇÃO / ANÁLISE SWOT |
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2. FORMAÇÃO |
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ITEM DE AVALIAÇÃO | AMBIENTE INTERNO | AMBIENTE EXTERNO | ||
FORÇAS |
FRAQUEZAS | OPORTUNIDADES | AMEAÇAS | |
2.2 CORPO DOCENTE |
2.2.1 Os docentes têm publicações nas principais revistas da área no Brasil | 2.1.7 Poucas publicações de discentes com docentes | 2.1.8 Os docentes realizam estágio pós-doutoral para constante atualização | 2.1.9 Falta de recursos para participação dos docentes em eventos internacionais. |
2.2.2 Os docentes têm relevantes publicações internacionais | ||||
2.2.3 Os docentes participam dos principais eventos nacionais e internacionais da área | ||||
2.1.4 Os docentes promovem palestras e organizam eventos |
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2.1.5 Os docentes com toda formação na área de CPRI ministram as disciplinas obrigatórias |
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2.1.6 Os docentes orientam a realização de estágio docência na Graduação | ||||
PPGRI UFSM AUTOAVALIAÇÃO / ANÁLISE SWOT |
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3. IMPACTO NA SOCIEDADE |
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ITEM DE AVALIAÇÃO |
AMBIENTE INTERNO |
AMBIENTE EXTERNO | ||
FORÇAS |
FRAQUEZAS | OPORTUNIDADES | AMEAÇAS | |
3.1 INOVAÇÃO |
3.1.1 As linhas do Programa contemplam temas diversificados e inovadores na área de RI, como Gênero e Pós-Colonialidade, com publicações relevantes de docentes. |
3.1.5 A cidade de Santa Maria é um pólo de inovação na área militar. | ||
3.1.2 O Grupo GECAP participa de projetos de inovação, em parceria com a Centro de Tecnologia da UFSM e organizações das Forças Armadas Brasileiras |
3.1.6 A UFSM tem um Observatório de Direitos Humanos, no qual docentes do programa estão vinculados. | |||
3.1.3 O Programa se destaca em inovação metodológica, contanto com publicações de docentes especificamente sobre Metodologias inovadoras e/ou revisitadas, como Metodologia Feminista e Método Histórico Comparado. |
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3.2 IMPACTO ECONÔMICO, SOCIAL E CULTURAL |
FORÇAS |
FRAQUEZAS | OPORTUNIDADES | AMEAÇAS |
3.2.1 O Programa realizou, ou colaborou na realização, de grandes eventos, que movimentaram a economia e a cultura local, como o América do Sul na Era Nuclear (25 convidados e 1000 participantes) e o ERABED, que contou com mais de 200 participantes. |
3.2.5 O Programa não possui projetos em parceria com empresas da região. | 3.2.6 A cidade de Santa Maria é um pólo de desenvolvimento regional, com posicionamento estratégico no Mercosul. | 3.2.8 Crise econômica, política e sanitária | |
3.2.2 O Grupo GECAP participa de projetos de desenvolvimento local, através do Pólo de Defesa de Santa Maria. | 3.2.7 A UFSM está entre as 15 melhores universidades do Brasil. | |||
3.2.3 O Grupo GIDH (Gênero, Interseccionalidade e Direitos Humanos) realizou um Festival Cultural, que envolveu mais de 20 entidades culturais e organizações da sociedade civil e cerca de 400 participantes. |
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3.2.4 O Grupo NPPDI realizou ciclos de cinema e direitos humanos em escolas públicas de Santa Maria. | ||||
3.2.5 O Núcleo de Estudos sobre Democracia e Desigualdades realizou Seminários NEDD – Percepções, Atitudes e Comportamento Político, com um ciclo de quatro palestras e público total 120 participantes. |
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3.2.6 Docente do PPG-RI participaram de programas de rádio de alcance local e estadual |
Oportunidade de interagir com a comunidade em geral e apresentar informações resultados de conhecimento produzido na Universidade |
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3.3INTERNACIONALIZAÇÃO |
FORÇAS | FRAQUEZAS | OPORTUNIDADES | AMEAÇAS |
3.3.1 Professor colaborador de instituição estrangeira, que contribui efetivamente em bancas, aulas e pesquisas | 3.3.7 Falta de projetos internacionais financiados | 3.3.9 Posição geográfica estratégica da UFSM | 3.3.10 Falta de Recursos | |
3.3.2 Docentes com experiência internacional, doutorado e pós-doutorado no exterior | 3.3.8 Falta de mobilidade dos estudantes | |||
3.3.3 Parcerias institucionais com universidades da Argentina, Universidad Nacional de Rosário e com a Instituição de origem do Prof. Visitante do Exterior do PPGRI, Andrés Malamud. |
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3.3.4 Publicações em parceria com autores estrangeiros |
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3.3.5 Publicações em revistas internacionais |
Maior visibilidade do conhecimento produzido no Programa | |||
3.3.6 Os Docentes participam de eventos internacionais |
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3.3.7 Capítulos de livros em língua estrangeira (inglês e francês) |
Maior visibilidade do conhecimento produzido no Programa | |||
3.3.8- Pareceres em Revistas Internacionais |
Oportunidade de reconhecimento internacional da capacidade científica do docente | |||
Resultado Última avaliação – Aqui
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Política de Avaliação do Programa