Em Edição:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PROGRAMA |
|||
O Comitê Cientifico do PPGRI/UFSM elaborou o Planejamento Estratégico 2021-2024 com base a analise dos documentos APCN do PPGRI/UFSM, PDI/UFSM, PDU/CCSH, ficha de avaliação da CAPES e a partir da autoavaliação realizada em 2021 abrangendo os mais diferentes âmbitos de avaliação, envolvendo docentes, discentes e egressos, para a definição de diretrizes que nortearão o planejamento das atividades do Programa. A partir das fontes supracitadas, elencam-se abaixo 27 diretrizes de atuação do PPG, divididas em tópicos estipulados pelo Comitê Científico do PPGRI/UFSM, que se constituem como eixos de políticas gerais a serem implementadas pelo programa. Tais diretrizes estão também organizadas nos três quesitos da ficha de avaliação da CAPES e serão, posteriormente, reunidas e tabuladas em objetivos estratégicos que direcionarão o planejamento e a gestão do programa. |
|||
Diretrizes para o Planejamento Quadrienal (2021-2024) |
|||
Relação Quesito de Avaliação CAPES |
Política/Eixo PPGRI |
Diretriz |
Descrição |
1. Programa |
Planejamento e Gestão
|
Elaboração, realização, execução, avaliação e divulgação periódica do planejamento estratégico do programa. |
“1.3. Planejamento estratégico do programa, considerando também articulações com o planejamento estratégico da instituição, com vistas à gestão do seu desenvolvimento futuro, adequação e melhorias da infraestrutura e melhor formação de seus alunos, vinculada à produção intelectual – bibliográfica, técnica e/ou artística.” |
Elaboração, realização, execução, avaliação e divulgação periódica da autoavaliação do programa, com foco na formação discente e produção intelectual. |
“1.4. Os processos, procedimentos e resultados da autoavaliação do programa, com foco na formação discente e produção intelectual.” | ||
Estrutura Didático- Curricular e de Pesquisa
|
Integração, aderência e efetividade das linhas de pesquisa, grupos de pesquisa e projetos em andamento, incentivando a colaboração interna entre discentes e docentes. |
“1.1. Articulação, aderência e atualização das áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos em andamento e estrutura curricular, bem como a infraestrutura disponível, em relação aos objetivos, missão e modalidade do programa.” | |
Atualização, aderência e inovação da estrutura curricular em relação aos objetivos, missão e modalidade do programa. |
|||
Infraestrutura |
Adequação, atualização e manutenção constante da infraestrutura disponível no programa. |
||
Corpo Docente
|
Professores colaboradores externos com alta inserção e excelência acadêmica e reconhecimento científico na área de Relações Internacionais. |
“Os professores colaboradores do Programa são caracterizados pela sua excelência acadêmica e reconhecimento científico na área de Relações Internacionais, especificamente na atuação vinculadas às temáticas das linhas de pesquisa do PPGRI. Incentiva-se o enquadramento de professores externos à instituição nesta categoria, com o intuito de fortalecer iniciativas de cooperação institucional, nacional e internacional.” | |
Acompanhamento, atualização e integração do corpo docente à proposta do programa. |
“1.2 Perfil do corpo docente, e sua compatibilidade e adequação à Proposta do Programa.” | ||
2. Formação |
Corpo Discente / Egressos
|
Formação de uma visão global e humanista nos egressos do curso, engajado no desenvolvimento social. |
“[…] a presente proposta busca contribuir para a formação de uma visão global e humanista nos egressos do curso, que possibilite o desenvolvimento de pesquisas, projetos e ações que tenham impacto local, regional e nacional.” |
Egressos com capacidade de interpretar a realidade regional sob seus aspectos políticos, econômicos, sociais e securitários, ambientada em um contexto em transformação, sendo agentes da promoção da autonomia e do desenvolvimento do Brasil e de seus vizinhos sul- americanos e sul-atlânticos. |
“Portanto, o perfil dos egressos do curso de pós- graduação em Relações Internacionais da UFSM será definido por este contexto e contribuirá para esta realidade. Profissionais com capacidade de interpretar a realidade regional sob seus aspectos políticos, econômicos, sociais e securitários, ambientada em um contexto em transformação, podem ser agentes da promoção da autonomia e do desenvolvimento do Brasil e de seus vizinhos sul-americanos e sul-atlânticos.” | ||
Qualidade e adequação das dissertações em relação às áreas de concentração e linhas de pesquisa do programa. |
“2.1. Qualidade e adequação das teses, dissertações ou equivalente em relação às áreas de concentração e linhas de pesquisa do programa.” | ||
Qualidade da produção intelectual de discentes e egressos. |
“2.2. Qualidade da produção intelectual de discentes e egressos.” | ||
Destino, atuação e avaliação dos egressos do programa em relação à formação recebida. |
“2.3. Destino, atuação e avaliação dos egressos do programa em relação à formação recebida.” |
||
Atuação Docente
|
Colaboração de professores colaboradores em orientações e coorientações de discentes. |
“Tais docentes colaborarão com orientações e coorientações de discentes, bem como com a oferta eventual de disciplinas a eles vinculadas, além dos cursos de Seminários Avançados/Advanced Seminar.” | |
Oferta eventual de disciplinas a eles vinculadas, além dos cursos de Seminários Avançados/Advanced Seminar. |
|||
Qualidade das atividades de pesquisa e da produção intelectual do corpo docente no programa. |
“2.4. Qualidade das atividades de pesquisa e da produção intelectual do corpo docente no programa.” | ||
Qualidade e envolvimento do corpo docente em relação às atividades de formação no programa. |
“2.5 Qualidade e envolvimento do corpo docente em relação às atividades de formação no programa.” | ||
3. Impacto na sociedade |
Amparo a Políticas Públicas
|
Amparar a interiorização do Estado brasileiro por meio do apoio da Universidade ao desenvolvimento regional. |
“[…] importância e vocação desta Universidade para o desenvolvimento regional.” |
Incentivar ações que resultem em inovações sociais, institucionais e tecnológicas que possibilitem maior autonomia, desenvolvimento e soberania às populações do Sul global. |
“[…] pretende-se incentivar ações que resultem em inovações sociais, institucionais e tecnológicas que possibilitem maior autonomia, desenvolvimento e soberania às populações do Sul global. “ |
||
Desenvolver de pesquisas, projetos e ações que tenham impacto local, regional e nacional. |
“[…] a presente proposta busca contribuir para a formação de uma visão global e humanista nos egressos do curso, que possibilite o desenvolvimento de pesquisas, projetos e ações que tenham impacto local, regional e nacional.” |
||
Impacto da produção intelectual. |
“3.1. Impacto e caráter inovador da produção intelectual em função da natureza do programa.” |
||
Impacto econômico, social e cultural do programa. |
“3.2. Impacto econômico, social e cultural do programa.” |
||
Internacionalização e Inserção
|
Constituir redes nacionais e internacionais que amparem concomitantemente o desenvolvimento regional e da pós- graduação. |
“A proposta visa contribuir centralmente com os objetivos de “aumentar a inserção científica da instituição no cenário internacional”, “desenvolver parcerias com pesquisadores e instituições internacionais” e “manter currículos atrativos do ponto de vista internacional para que haja interesse de alunos de outros países em realizar cursos na UFSM” (UFSM, 2016, Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2026, p. 97). |
|
Desenvolver parcerias com pesquisadores e instituições internacionais. |
|||
Aumentar a inserção científica da instituição no cenário internacional. |
|||
Manter currículos atrativos do ponto de vista internacional para que haja interesse de alunos de outros países em realizar cursos no Programa. |
|||
Internacionalização, inserção (local. regional, nacional) e visibilidade do programa. |
|||
Inovação Científico- Institucional |
Caráter inovador da produção intelectual. |
3.1. Impacto e caráter inovador da produção intelectual em função da natureza do programa. |
|
Acesso ao Planejamento Estratégico 2021-2024 – PPGRI: Aqui |