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Planejamento Estratégico do PPG em Relações Internacionais 

Em Edição:

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PROGRAMA

       O Comitê Cientifico do PPGRI/UFSM elaborou o Planejamento Estratégico 2021-2024 com base a analise dos documentos APCN do PPGRI/UFSM, PDI/UFSM, PDU/CCSH, ficha de avaliação da CAPES e  a partir da autoavaliação realizada em 2021 abrangendo os mais diferentes âmbitos de avaliação, envolvendo docentes, discentes e egressos, para a definição de diretrizes que nortearão o planejamento das atividades do Programa.

      A partir das fontes supracitadas, elencam-se abaixo 27 diretrizes de atuação do PPG, divididas em tópicos estipulados pelo Comitê Científico do PPGRI/UFSM, que se constituem como eixos de políticas gerais a serem implementadas pelo programa. Tais diretrizes estão também organizadas nos três quesitos da ficha de avaliação da CAPES e serão, posteriormente, reunidas e tabuladas em objetivos estratégicos que direcionarão o planejamento e a gestão do programa.

Diretrizes para o Planejamento Quadrienal (2021-2024)

Relação Quesito  de Avaliação CAPES

Política/Eixo PPGRI

Diretriz

Descrição

1. Programa

Planejamento e Gestão


 

 

Elaboração, realização, execução, avaliação e divulgação periódica do planejamento estratégico do programa.

“1.3. Planejamento estratégico do programa, considerando também articulações com o planejamento estratégico da instituição, com vistas à gestão do seu desenvolvimento futuro, adequação e melhorias da infraestrutura e melhor formação de seus alunos, vinculada à produção intelectual – bibliográfica, técnica e/ou artística.”

Elaboração, realização, execução, avaliação e divulgação periódica da autoavaliação do programa, com foco na formação discente e produção intelectual.

“1.4. Os processos, procedimentos e resultados da autoavaliação do programa, com foco na formação discente e produção intelectual.”

Estrutura Didático- Curricular e de Pesquisa


 

Integração, aderência e efetividade das linhas de pesquisa, grupos de pesquisa e projetos em andamento, incentivando a colaboração interna entre discentes e docentes.

“1.1. Articulação, aderência e atualização das áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos em andamento e estrutura curricular, bem como a infraestrutura disponível, em relação aos objetivos, missão e modalidade do programa.”

Atualização, aderência e inovação da estrutura curricular em relação aos objetivos, missão e modalidade do programa.

Infraestrutura

Adequação, atualização e manutenção constante da infraestrutura disponível no programa.

Corpo Docente


 

 

 

Professores colaboradores externos com alta inserção e excelência acadêmica e reconhecimento científico na área de Relações Internacionais.

“Os professores colaboradores do Programa são caracterizados pela sua excelência acadêmica e reconhecimento científico na área de Relações Internacionais, especificamente na atuação vinculadas às temáticas das linhas de pesquisa do PPGRI. Incentiva-se o enquadramento de professores externos à instituição nesta categoria, com o intuito de fortalecer iniciativas de cooperação institucional, nacional e internacional.”

Acompanhamento, atualização e integração do corpo docente à proposta do programa.

“1.2 Perfil do corpo docente, e sua compatibilidade e adequação à Proposta do Programa.”

2. Formação

Corpo Discente / Egressos


 

 

 

 

Formação de uma visão global e humanista nos egressos do curso, engajado no desenvolvimento social.

“[…] a presente proposta busca contribuir para a formação de uma visão global e humanista nos egressos do curso, que possibilite o desenvolvimento de pesquisas, projetos e ações que tenham impacto local, regional e nacional.”

 Egressos com capacidade de interpretar a realidade regional sob seus aspectos políticos, econômicos, sociais e securitários, ambientada em um contexto em transformação, sendo agentes da promoção da autonomia e do desenvolvimento do Brasil e de seus vizinhos sul- americanos e sul-atlânticos.

“Portanto, o perfil dos egressos do curso de pós- graduação em Relações Internacionais da UFSM será definido por este contexto e contribuirá para esta realidade. Profissionais com capacidade de interpretar a realidade regional sob seus aspectos políticos, econômicos, sociais e securitários, ambientada em um contexto em transformação, podem ser agentes da promoção da autonomia e do desenvolvimento do Brasil e de seus vizinhos sul-americanos e sul-atlânticos.”

Qualidade e adequação das dissertações em relação às áreas de concentração e linhas de pesquisa do programa.

“2.1. Qualidade e adequação das teses, dissertações ou equivalente em relação às áreas de concentração e linhas de pesquisa do programa.”

Qualidade da produção intelectual de discentes e egressos.

“2.2. Qualidade da produção intelectual de discentes e egressos.”

Destino, atuação e avaliação dos egressos do programa em relação à formação recebida.

“2.3. Destino, atuação e avaliação dos egressos do programa em relação à formação recebida.”

Atuação Docente


 

 

 

Colaboração de professores colaboradores em orientações e coorientações de discentes.

“Tais docentes colaborarão com orientações e coorientações de discentes, bem como com a oferta eventual de disciplinas a eles vinculadas, além dos cursos de Seminários Avançados/Advanced Seminar.”

Oferta eventual de disciplinas a eles vinculadas, além dos cursos de Seminários Avançados/Advanced Seminar.

Qualidade das atividades de pesquisa e da produção intelectual do corpo docente no programa.

“2.4. Qualidade das atividades de pesquisa e da produção intelectual do corpo docente no programa.”

Qualidade e envolvimento do corpo docente em relação às atividades de formação no programa.

“2.5 Qualidade e envolvimento do corpo docente em relação às atividades de formação no programa.”

3. Impacto na sociedade

Amparo a Políticas Públicas

 

 

 

 

Amparar a interiorização do Estado brasileiro por meio do apoio da Universidade ao desenvolvimento regional.

 “[…] importância e vocação desta Universidade para o desenvolvimento regional.”

Incentivar ações que resultem em inovações sociais, institucionais e tecnológicas que possibilitem maior autonomia, desenvolvimento e soberania às populações do Sul global.

“[…] pretende-se incentivar ações que resultem em inovações sociais, institucionais e tecnológicas que possibilitem maior autonomia, desenvolvimento e soberania às populações do Sul global. “

 Desenvolver de pesquisas, projetos e ações que tenham impacto local, regional e nacional.

“[…] a presente proposta busca contribuir para a formação de uma visão global e humanista nos egressos do curso, que possibilite o desenvolvimento de pesquisas, projetos e ações que tenham impacto local, regional e nacional.”

 Impacto da produção intelectual.

“3.1. Impacto e caráter inovador da produção intelectual em função da natureza do programa.”

Impacto econômico, social e cultural do programa.

“3.2. Impacto econômico, social e cultural do programa.”

Internacionalização e Inserção

 

 

 

 

Constituir redes nacionais e internacionais que amparem concomitantemente o desenvolvimento regional e da pós- graduação.

 

“A proposta visa contribuir centralmente com os objetivos de “aumentar a inserção científica da instituição no cenário internacional”, “desenvolver parcerias com pesquisadores e instituições internacionais” e “manter currículos atrativos do ponto de vista internacional para que haja interesse de alunos de outros países em realizar cursos na UFSM” (UFSM, 2016, Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2026, p. 97). 

Desenvolver parcerias com pesquisadores e instituições internacionais.

 Aumentar a inserção científica da instituição no cenário internacional.

Manter currículos atrativos do ponto de vista internacional para que haja interesse de alunos de outros países em realizar cursos no Programa.

Internacionalização, inserção (local. regional, nacional) e visibilidade do programa.

Inovação Científico- Institucional

Caráter inovador da produção intelectual.

3.1. Impacto e caráter inovador da produção intelectual em função da natureza do programa.

 Acesso ao Planejamento Estratégico 2021-2024 – PPGRI: Aqui