O Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP) se situa no âmbito do Departamento de Economia e Relações Internacionais, do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM. O grupo é coordenado pelos professores Igor Castellano da Silva e Júlio César Cossio Rodriguez, e conta atualmente com a participação de mais de 30 pesquisadores e pesquisadoras, em vários níveis de formação.
Buscando pesquisar e divulgar a relevância das temáticas de Capacidade Estatal, Segurança e Defesa nas Relações Internacionais, o grupo desenvolve inúmeras dentre as quais podemos destacar:
PESQUISAS BÁSICAS
Estudos que buscam contribuir para o avanço teórico e metodológico e o desenvolvimento de estudos inovadores, na vanguarda do conhecimento internacional sobre Relações Internacionais, Segurança e Defesa. Seus achados servem de base para o desenvolvimento das pesquisas aplicadas, que fazem parte da esfera prática do grupo.
Exemplos de projetos de Pesquisa Básica desenvolvidos pelo grupo:
Ordens Sistêmicas: Formação, Transformação e Impacto nas Relações Internacionais
Relevância: Entender os desafios para a formação de ordens regionais estáveis de com alto nível de integração e desenvolvimento no mundo contemporâneo.
Guerra e Construção do Estado na África
Relevância: Compreender a recorrência da guerra na África contemporânea e prospectar desafios e oportunidades para a atuação do Brasil no continente.
Política Externa na América Latina e QCA
Relevância: Entender que constrangimentos e oportunidades possibilitam uma política externa ativa por países da América Latina, inclusive o Brasil.
Estado, Hegemonia e Transições Sistêmicas
Relevância: Avaliar como diferentes Estados têm respondido e podem responder a transições tecnológicas contemporâneas e declínio e ascensão de grandes potências, como EUA e China.
Segurança Publica
Relevância: Avaliar os desafios de segurança pública no Brasil e no Mundo e compreender as principais respostas e ações.]
Assessoria de Pesquisa