No último sábado, 22 de outubro, foi realizada a segunda edição do projeto de extensão Repensando a África e o Oriente Médio (REAO), em parceria com o Diretório Acadêmico de Relações Internacionais Oswaldo Aranha (DARI-OA). As atividades integraram a programação da VII Semana Acadêmica de Relações Internacionais (VII SARI UFSM) e contaram com o apoio do Departamento de Economia e Relações Internacionais (DERI-UFSM), da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (SEDUFSM), do Museu Treze de Maio e do GT Negros. Nesta edição, o REAO promoveu um ciclo de oficinas sobre cultura, música e dança yorùbá, que foram ministradas por Ìdòwú Akínrúlí, artista de nacionalidade nigeriana residente há cinco anos no Brasil e responsável pela ÌLÚ AKIN.
A primeira atividade, realizada no período da manhã, teve como objetivo colocar os participantes em contato com a cultura e o idioma yorùbá, trabalhando questões sobre o alfabeto, os números e as saudações da língua. O artista e professor também mencionou alguns aspectos culturais de seu povo e de seu país, a Nigéria, como o processo de escolha do nome dos filhos, o respeito aos anciões e o funcionamento do sistema educacional nigeriano.
As oficinas da tarde foram realizadas no auditório do SEDUFSM, e promoveram experiências práticas sobre música e dança. Os participantes aprenderam a história e importância dos tambores para a cultura yorùbá, que são instrumentos que, para além da música, tem um importante papel religioso e de comunicação. Ìdòwú também instruiu os participantes na experimentação dos instrumentos, ensinando diferentes ritmos da tradição. A oficina de dança ensinou alguns passos e familiarizou os participantes com os ritmos e danças da cultura yorùbá.
Com a experiência de um produtivo ciclo de oficinas sobre cultura yorùbá, encerramos mais uma edição do REAO, que cumpre seu objetivo, nessa edição, de promover e ampliar os debates críticos e vivências em aspectos da cultura e sociedade africana e afro-brasileira junto à comunidade de Santa Maria e região e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Agradecemos a todos os participantes e apoiadores pelo sucesso desta edição.
Confira as fotos: