Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisadores do GECAP e do PPGRI/UFSM, em parceria com professor do GEAP, publicam artigo sobre as divergências da política externa da América Central em relação ao reconhecimento diplomático entre China e Taiwan em revista com alto fator de impacto.



Os autores Julio Cesar Cossio Rodriguez (GECAP/PPGRI/UFSM), Bruno Hendler (GEAP/PPGRI/UFSM), Gabriela Tamiris Rosa Corrêa (GECAP/PEPI/UFRJ), e André Luiz Cançado Motta (UnB), no trabalho intitulado “Goodbye Taiwan; Welcome China: The Changing Foreign Policies of Central American Countries (2000–2018)”, publicado no Chinese Political Science Review (CPSR), explicam por que países da América Central, com contextos geopolíticos e socioeconômicos semelhantes, tomaram decisões diferentes sobre o reconhecimento diplomático entre Pequim e Taipei a partir dos anos 2000. Os pesquisadores analisaram as mudanças na política externa da Costa Rica, Panamá, República Dominicana e El Salvador (grupo G1), que estabeleceram laços diplomáticos com a China, em contraste com Guatemala, Nicarágua, Honduras e Belize (grupo G2), que continuaram a reconhecer Taiwan.
Por meio de Process Tracing e da análise comparativa qualitativa de conjuntos difusos (fsQCA), os autores mostram que não há uma única condição que seja necessária e suficiente para explicar as transições diplomáticas do G1. No entanto, a Assistência ao Desenvolvimento Chinês se destaca como a condição mais fortemente associada a essas mudanças.

Além disso, os autores identificaram duas combinações de fatores que explicam a mudança diplomática, destacando a importância do aumento das exportações para a China, assistência financeira e a ideologia política. Os resultados da pesquisa ressaltam a importância do mercado chinês e da assistência financeira, mas também revelam que a corrupção em Taiwan pode ter impulsionado a mudança diplomática, especialmente na Costa Rica. Ao contrário de alguns estudos, o investimento chinês não foi um fator determinante nas decisões diplomáticas, concluem.
O artigo foi publicado pela prestigiosa Revista Chinesa de Ciência Política (Chinese Political Science Review), que está entre as principais revistas chinesas de Ciência Política e Relações Internacionais. Atualmente a revista possui Fator de Impacto, segundo o Journal Citation Reports (JCR), de 3.4, portanto no Quartil 1 (mais alto) do ranking das revistas de Ciência Política no mundo. Também segundo o SCImago Journal Rank está no Quartil 1 (Q1) no ranking de revistas de CP e Relações Internacionais. No Brasil ela foi avaliada como A1 pelo Qualis da CAPES.

Para ler e citar o artigo seguem os detalhes abaixo:

Rodriguez, J.C.C., Hendler, B., Corrêa, G.T.R. et al. Goodbye Taiwan; Welcome China: The Changing Foreign Policies of Central American Countries (2000–2018). Chin. Polit. Sci. Rev. (2024). https://doi.org/10.1007/s41111-024-00261-3.

https://link.springer.com/article/10.1007/s41111-024-00261-3

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-2319

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes