No dia 07 de dezembro de 2023, o pesquisador, Prof. Dr. Júlio César Cossio Rodriguez (UFSM), participou a convite da Escola de Inteligência (ESINT) da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) do Seminário Internacional – Desafios para a Inteligência Estratégica.
O evento foi promovido pela ABIN em razão da comemoração dos 24 anos da instituição e contou com a presença de 250 participantes.
Durante o evento foi abordado a relação entre Inteligência e democracia, os desafios da Inteligência estratégica e a profissionalização da atividade. Destacou-se a importância da democracia na atuação da Inteligência, a necessidade de um bom sistema de controle interno e externo, e a profissionalização dos profissionais de Inteligência. Além disso, foram mencionadas as realizações da ABIN ao longo de 2023, incluindo a publicação do Decreto Nº 11.693/23, que prevê a reestruturação do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin).
Rodriguez abordou sobre os desafios de Inteligência estratégica para potências regionais, tais como o Brasil. Destacou que os desafios estratégicos de um Estado estão inteiramente atrelados às suas definições de prioridades políticas. Além disso, ele ressaltou que é necessário haver uma “compreensão clara sobre o ambiente das ameaças estratégicas do ambiente internacional no qual estamos inseridos, deve haver clareza sobre quais são os desafios estratégicos do Brasil e compreensão dos setores políticos envolvidos nesses desafios”. Dessa forma, o pesquisador considera que o tomador de decisão necessita de assessoria inteligente que detenha e produza conhecimento sobre essas questões.
Por, Guilherme Schmeling
Confira a matéria completa clicando aqui
Acompanhe as atividades realizadas pelo pesquisador clicando aqui
Confira algumas das produções do pesquisador relacionadas a esta matéria por meio dos links abaixo: