O PPGRI convida a todos e todas para a nossa aula aberta. Neste encontro, o Prof. Dr. Vineet Thakur, da Universidade de Leiden, ministrará virtualmente a aula intitulada “Decolonizing IR and Race“. Nosso professor visitante, Dr. Peter Vale, oriundo da Universidade de Pretória, será o mediador.
A aula ocorre presencialmente na próxima quinta-feira, dia 27 de outubro, às 13h, na Sala Multimeios do DERI/UFSM (4135) no prédio 74C. O evento ocorrerá em inglês.
Vineet Thakur é professor do Departamento de História e Estudos Internacionais da Universidade de Leiden, Países Baixos, e pesquisador associado do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Joanesburgo, África do Sul. Doutor pela Universidade de Jawaharlal Nehru, Índia. É autor de obras como “Postscripts on Independence: Foreign Policy Ideas”, “Identity and Institutions in India and South Africa” e “Jan Smuts and the Indian Question”. Recentemente, Vineet Thakur e Peter Vale lançaram o livro “South Africa, Race and the Making of International Relations”, que debate as origens sul-africanas da disciplina de Relações Internacionais. Suas pesquisas abrangem as políticas de produção de conhecimento no Sul Global, especialmente na disciplina de RI, e a história diplomática da Índia e da África do Sul.
Esta aula faz parte de um conjunto de sessões da disciplina (Re)Thinking International Relations, ministradas pelo Prof. Peter Vale, que tem como objetivo debater criticamente e repensar alguns dos desafios que as Relações Internacionais enquanto campo de estudo enfrenta.
Para participar, é necessário realizar a inscrição por meio do Formulário. As vagas são limitadas aos 30 primeiros inscritos. Serão emitidos certificados a todos(as) que preencherem o formulário e estiverem presentes no dia.
Pela natureza do evento ser uma aula, encoraja-se à todos os inscritos que realizem as leituras indicadas e participem das discussões. As leituras estão disponíveis aqui.
Leituras obrigatórias:
- Henderson, E. A. (2014). Hidden in plain sight: racism in international relations theory. In Race and Racism in International Relations (pp. 19-43). Routledge.
- Sabaratnam, M. (2020). Is IR theory white? Racialised subject-positioning in three canonical texts. Millennium, 49(1), 3-31.
- Krishna, S. (2001). Race, amnesia, and the education of international relations. Alternatives, 26(4), 401-424.
Leitura complementar:
- Thakur, V., Davis, A. E., & Vale, P. (2017). Imperial mission, ‘scientific’ method: an alternative account of the origins of IR. Millennium, 46(1), 3-23.