O professor Dr. Adriano José Pereira, docente permanente da linha de pesquisa em Instituições e Desenvolvimento, do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFSM, está lançando o livro A Dependência Tecnológica Brasileira, em coautoria com o Prof. Dr. Ricardo Dathein, do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFRGS.
O livro é um dos resultados de uma parceria de pesquisa que vem sendo desenvolvida, desde o ano de 2010. Está inserido em um projeto “guarda-chuva” intitulado “Transformações globais, empresas transnacionais e o desenvolvimento de economias periféricas”. O trabalho trata de aspectos relevantes acerca da forma como a economia brasileira tem se relacionado com o capital produtivo internacional, mais especificamente com as empresas transnacionais (ETNs), desde o início do processo de substituição de importações (PSI) no Brasil.
Apresenta um viés analítico institucionalista evolucionário, visando compreender a forma como a economia brasileira se insere na dinâmica sistêmica capitalista, na medida em que amplia e aprofunda a sua relação com as ETNs ao longo da segunda metade do Século XX. A obra contribui para uma reflexão, e também para um diagnóstico acerca das dificuldades de se ter uma maior autonomia nacional, sobretudo na geração de inovações, físicas e socias, implicando na necessidade de um aparato institucional mais adequado, o que tem sido negligenciado ao longo do tempo.
O livro será lançado nas feiras do livro de Santa Maria e Porto Alegre deste ano. Em Santa Maria, o evento de lançamento ocorrerá na 48ª Feira do Livro, em 14 de outubro, às 17h, na Praça Saldanha Marinho.