Prezados(as) orientadores(as) do PPGQ,
Prezados(as) alunos(as) de PPGQ,
Vimos por meio deste apresentar mais alguns pontos de esclarecimento, com relação a certos aspectos relacionados ao PPGQ e suas atividades, devido à situação de exceção com a suspensão das atividades presenciais por conta da COVID-19.
Desta forma, o PPGQ, em consonância com as orientações dadas pela PRPGP, comunica:
=======================================================
PROCEDIMENTOS DE DEFESA DE QUALIFICAÇÃO OU DISSERTAÇÃO/TESE
1. Defesas por PARECER:
1.1. As duas vias da Ata final podem ser entregues assinadas apenas pelo Presidente da banca (Orientador), sendo que no espaço da declaração (Ata), o presidente deve atestar que os membros “xxx” fizeram sua arguição por parecer.
1.2. Os pareceres dos arguidores devem ser originais, devidamente assinados digitalmente ou escaneados e enviados ao presidente da banca que fará a leitura dos mesmos no momento da defesa.
1.3. Devido à excepcionalidade do momento de pandemia, essa coordenação, alinhada às recomendações da PRPGP, aceitará que os pareceres originais assinados e anexados, possam ser enviados por e-mail (ppgq@ufsm.br), e deverão fazer parte dos documentos finais a serem enviados à PRPGP, para fins de expedição de diploma.
2. Defesas por WEBCONFERÊNCIA:
2.1. A Ata, na forma de arquivo, deve ser assinada digitalmente por todos os membros da banca. Após a coleta das assinaturas digitais, o Presidente da banca vai imprimir em duas vias e assina-las, declarando no espaço reservado na Ata, que os professores “yyy” participaram por webconferência. Essa ATA, devidamente assinada pelo presidente da banca (com assinatura digital dos demais membros) deverá ser entregue ao PPGQ, para que a tramitação à PRPGP seja possível.
PARA EMISSÃO DE DIPLOMA EM CARÁTER DE URGÊNCIA:
- Entregar, na secretaria do PPG em Química, a documentação descrita na página do PPGQ/UFSM (https://www.ufsm.br/cursos/pos-graduacao/santa-maria/ppgq/procedimentos-para-obtencao-do-diploma/), bem como duas vias da ATA de defesa (conforme descrito acima, observando as condições exigentes em cada ocasião), e o Pedido de Urgência aprovado pela coordenação do PPG.
*Pedido de Urgência: deverá ser enviado, antecipadamente e por e-mail (ppgq.coord@ufsm.br ou ppgq@ufsm.br), à coordenação do PPGQ. Mediante aprovação do Pedido de Urgência (através de resposta ao e-mail de solicitação da mesma), os trâmites para solicitação do diploma poderão ser seguidos.
PROCEDIMENTO PARA ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO NA SECRETARIA DO PPG EM QUÍMICA:
- Durante o período de suspensão das atividades, a secretaria do PPGQ abrirá nas terças e quintas-feiras, das 9:00 as 11:00 h. O atendimento será feito na porta da sala da secretaria, respeitando as regras de distanciamento e manutenção da saúde coletiva dos servidores e público interessado (o uso de máscara é obrigatório e a entrada além do balcão de recepção não é permitida).
=======================================================
Casos não apresentados e dúvidas sobre este e-mail poderão ser direcionados à Secretaria do PPGQ (ppgq@ufsm.br). Solicitamos também que, por gentileza, os alunos centralizem suas dúvidas junto ao representante discente interino no colegiado do PPGQ, o doutorando Andrei L. Belladona.
Atenciosamente,
Coordenação do PPG em Química