NÚCLEO DE QUÍMICA DE HETEROCICLOS (NUQUIMHE)
Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade
Contato:
marcos.nuquimhe@gmail.com (55) 3220 8756 Prédio:15AApresentação
O Núcleo de Química de Heterociclos (NUQUIMHE), está localizado no Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Maria (Rio Grande do Sul – Brasil) e é composto por 7 professores pesquisadores e aproximadamente 50 estudantes (Pós-doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica).
O NUQUIMHE se consolida como um centro multiusuário e multifuncional de análises, com um complexo formado por mais de 10 laboratórios de pesquisa, entre eles, laboratórios de síntese orgânica (04), laboratórios analíticos (04) e laboratório de caracterização de materiais (02). Este complexo de laboratórios está localizado no Prédio 15A do Campus da UFSM, com aproximadamente 1700 m2 e é administrado pelos pesquisadores do NUQUIMHE e seus comitês gestores (para laboratórios instrumentais). Fazem parte ainda deste complexo, sala de gases, almoxarifado, sala com compressor de ar para o RMN 600 MHz e sala com Sistema de Alimentação Ininterrupta (UPS), consistindo em nobreaks e bancos de baterias.
O NUQUIMHE desempenha um papel fundamental na promoção da excelência acadêmica e na realização de pesquisas de ponta. Nos últimos anos, o laboratório tem atendido mais de 15 PPGs da UFSM, impactando cerca de 100 docentes e 500 discentes. Além disso, mais de 20 instituições externas à UFSM utilizam os equipamentos do laboratório, abrangendo diversas linhas de pesquisa. O NUQUIMHE possibilita o atendimento simultâneo de várias linhas de pesquisa, induzindo o compartilhamento de recursos e conhecimentos entre os pesquisadores, a qualidade das pesquisas e seus resultados.
Informações sobre infraestrutura e análises podem ser obtidos nas abas ‘Infraestrutura‘ e ‘Material Adicional‘.
O Regimento Interno e Estatuto do NUQUIMHE podem ser obtidos nos links abaixo:
Histórico e Linhas de Pesquisa
O NUQUIMHE foi formado em 1990, após estágios de pós-doutorado de Marcos A. P. Martins e Nilo Zanatta, nas áreas de Química de Heterociclos e RMN Multi-Nuclear, na Universitat Stuttgart e na Bruker (Karlsruhe) Alemanha, respectivamente. Em 1993, foi incorporado ao NUQUIMHE Hélio G. Bonacorso, após seu doutorado na Alemanha (Universitat Stuttgart) na área de Química de Heterociclos. Em 1995, era implementada a infraestrutura de análise de compostos orgânicos, através de financiamento junto a FINEP/PADCT e da GTZ/Alemanha, de dois equipamentos de RMN Multinuclear, de 400 MHz (1H) e de 200 MHz (1H). Assim, o grupo estava estabelecido, e representado pelo logotipo abaixo.
Em 2009, foi incorporada ao NUQUIMHE Clarissa Piccinin Frizzo, após seu doutorado na Universidade Federal de Santa Maria. Após 25 anos de funcionamento, o NUQUIMHE produziu mais de 300 publicações, reviews (3 Chemical Reviews) e diversos capítulos de livro. Na formação de recursos humanos, já graduou mais de 120 alunos, entre mestres e doutores.
Os principais interesses do grupo de pesquisa estão centrados na química de heterociclos com ênfase especial no desenvolvimento de novos precursores, métodos sintéticos, procedimentos verdes, utilização de líquidos iônicos e estudo estrutural e supramolecular de compostos orgânicos. Recentemente o grupo de pesquisa tem introduzido novos conceitos no seu escopo as áreas de Engenharia de Cristais – propriedades emergentes; estudo das interações intermoleculares e análise topológica de compostos orgânicos e a síntese, propriedades e aplicação de Líquidos Iônicos.
Em 2015, em vista da ampliação ocorrida no grupo em relação as áreas de estudo, a necessidade de um novo logotipo surgiu. Nesse novo logo, abordamos tanto as já consolidadas como as novas áreas de trabalho do grupo com um conceito minimalista. Elementos do novo logotipo:
- QUIM representada como uma molécula dentro de uma cela unitária. Representação da Química Molecular (ligações covalentes) como centro de tudo.
- Desta molécula partem interações intermoleculares para unir o NU e o HE, demonstrando a emergência (propriedades emergentes). Representação da Química Supramolecular.
- Com esta analogia temos a química como centro e dela partem as interações para o Núcleo de Heterociclos.
Organograma
O grupo NUQUIMHE (Núcleo de Química de Heterociclos) está localizado no Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Maria (Rio Grande do Sul), como mostrado no organograma a baixo.