ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Arquitetura e Patrimônio Material |
Linha de Pesquisa |
Projetos de Pesquisa por Docentes |
ArqueologiaePaleontologia |
E-mail: atila@smail.ufsm.br Projeto: Revisão Estratigráfica, Análise Paleoambiental e Paleoclimática do Triássico Sulbrasileiro, com Ênfase na Supersequência Santa Maria Resumo: Ao longo das últimas duas décadas, a prospecção por sítios fossilíferos inéditos no Triássico do Estado do Rio Grande do Sul (RS) proporcionou diversos novos achados de fósseis, que permitiram um refinamento do atual arcabouço bioestratigráfico, bem como um melhor entendimento da dinâmica sedimentar pretérita e sua relação com o preenchimento da bacia. Estas informações foram levantadas em parte pelo proponente, e diretamente correlacionadas com depósitos contemporâneos em diversos países (p.ex., Argentina, Uruguai, Namíbia, Tanzânia e Índia). O pacote sedimentar triássico sul brasileiro é atualmente dividido em duas supersequências de segunda ordem (Sanga do Cabral, SSC; e Santa Maria, SSM), relacionadas a diferentes etapas do processo de fragmentação do supercontinente Gondwana, sendo assim elementos chave para o entendimento da dinâmica tectonosedimentar em ampla escala. A recente datação radiométrica de depósitos da SSM abriram novas questões quanto ao intervalo temporal de todo pacote sedimentar, bem como de sua correlação com depósitos coevos na Argentina. A descrição dos paleoambientes em cada afloramento conhecido da SSM, a busca por novos sítios fossilíferos e o levantamento de informações paleoclimáticas permitirão um melhor entendimento das modificações paleoambientais e paleoclimáticas ao longo do Triássico Superior, de forma inédita. |
E-mail: andre.soares@ufsm.br Projetos: – Cultura Material e Sociedades Históricas e Pré-Históricas da Bacia Platina: pesquisa e socialização do conhecimento. Resumo: Este é um projeto Guarda-chuva para pesquisas de graduação e pós-graduação no Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e História da UFSM. Visa o estudo da cultura material das sociedades pré-históricas e históricas, em uma abordagem sobretudo arqueológica, em suas teorias, métodos de análise e perspectiva de construção de conhecimento científico. Ao mesmo tempo, os resultados das pesquisas devem ser levados ao grande público, e portanto devem passar por processos de socialização do conhecimento, através de ações educativas e projetos de educação patrimonial. – Geoparques: educação patrimonial e patrimônio cultural Resumo: A partir do Projeto Geoparques , coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, desenvolvemos este subprojeto, de educação patrimonial e patrimônio cultural, tendo como foco principal os vestígios arqueológicos e as populações autóctones anteriores ao período de imigração européia. Este projeto justifica-se por várias razões acadêmicas e sociais. Em termos acadêmicos, os bens culturais da Quarta Colônia de Imigração Italiana não são totalmente conhecidos, e tampouco valorizados. Ao mesmo tempo, pretende-se introduzir, com o projeto de Geoparque, as propostas de Gestão Integrada de Paisagem Cultural, que envolve o patrimônio natural em ação com o patrimônio cultural. As ações das sociedades interferem diretamente na paisagem ao longo do tempo, transformando e interagindo reciprocamente com a cultura e a história das comunidades. Sendo assim, além das relações da humanidade com a paisagem, temos o fator tempo, que agrega outro ingrediente as relações entre seres humanos e território. Conhecer as distintas soluções que as comunidades criaram para os diferentes problemas ao longo do tempo, e ainda como interagiram e interagem com o território, é o que denominamos cultura. Este projeto justifica-se por buscar processos de valorização cultural dos municípios que constituem as propostas de Geoparques Unesco, em uma versão mais globalizada de território, através do Geoparque. |
|
Luís Miguel Oosterbeek E-mail: loost@ipt.pt Projeto: TURARQ Inovação Resumo: A estratégia do presente projeto assenta em dois pilares: acessibilidade do Património Cultural e Territorial (aliado ao Turismo e assegurando a sua Conservação), apoiada por novos recursos digitais que, porém, devem potenciar a fruição cognitiva através de experiências analógicas. A promoção do Turismo Patrimonial beneficia os territórios de baixa densidade, gerando riqueza e novos empregos, tanto direta quanto indiretamente. Acionar, duplamente, o «tour digital» e o «tour presencial» constituem um procedimento empresarial acelerado pela crise sanitária à procura turística atual: é constatação relevante para esta proposta de valorização patrimonial holística e preditiva. Na esfera do património é identificada uma lacuna essencial para a valorização global dos territórios, que penaliza sobretudo os territórios de baixa densidade demográfica: uma compreensão e valorização do património arqueológico, que representa mais de 90% dos recursos patrimoniais da região, com distribuição equilibrada por todo o território. Tal não se deve à falta de identificação desse património, em grande medida inventariado, mas à falta de recursos humanos qualificados e dedicados a essa valorização. A dificuldade dos agentes turísticos em valorizar esses recursos patrimoniais tem bloqueado a sua plena inserção em cadeias de valor que contribuam não apenas para o desenvolvimento de ambos os setores, mas para o desenvolvimento e coesão territoriais. O projeto parte desta estratégia e dos recursos dos três centros de pesquisa acreditados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no Instituto Politécnico de Tomar (IPT), articulando-se com entidades nacionais que gerem o território, o património e o turismo (CIMT – Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo; DGPC – Direção Geral do Património Cultural; e Turismo Centro), com o setor empresarial (NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém; e PME Pequenas e Médias Empresas) e com a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Financiamento: Portugal 2020 |
|
E-mail: vvecchioli@gmail.com Projeto: POLÍTICAS DE MEMÓRIA Resumo: Esta pesquisa se vincula com a linha arqueologia e paleontologia do PPGPC. Ela tem como intuito restituir o complexo processo pelo qual alguns eventos de violência massiva ou tragédias coletivas emergem do anonimato e da sucessão de eventos corriqueiros que os condenariam ao esquecimento para se tornarem iniciativas de memória que aspiram a homenagear perenemente as vítimas, com o propósito de que suas histórias sejam conhecidas pelas gerações futuras e alertar sobre a importância de lembrar como forma de evitar a repetição. A partir desse processo, as demandas por memória tornam-se práticas políticas promovidas por atores e grupos que farão uso de um repertório de mobilização que permitirá instituir o fato como causa pública que adotará como narrativa distintiva a retórica universal dos direitos humanos. Ao fazê-lo, as vítimas ganharão destaque no espaço público contra outras retóricas alternativas que narram os acontecimentos através das figuras do herói, do mártir, do combatente. A utilização deste número permite abarcar situações absolutamente díspares na mesma categoria e através do mesmo tipo de prática – desde pessoas que morreram em consequência de catástrofes naturais, migrações forçadas e acidentes de avião, até episódios de violência política massiva e genocídio , – mas homogeneizado a partir do reconhecimento do dano, perda e sofrimento e da obrigação de repará-lo. |
|
Preservação ePatrimônioMaterial |
E-mail: caroline.ceretta@ufsm.br/carolineceretta@gmail.com Projeto: As dimensões do Turismo e da Gastronomia local em contextos de territorialidades no Geoparque Quarta Colônia – RS/Brasil. Resumo: O projeto tem como tema inspirador e analítico, estudos voltados para o turismo e a gastronomia local, buscando na e com a perspectiva científica, elementos identitários valorativos de territorialidades e reciprocidades no território conhecido como Quarta Colônia, no centro do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil. O objetivo geral é analisar e refletir sobre as atividades de turismo e as dimensões da gastronomia na Quarta Colônia, tendo como premissa evidências de singularidades identitárias e distintivas construídas no território e sua perspectiva de desenvolvimento sustentável a partir da constituição do Geoparque. Este projeto intenciona ser uma proposta do tipo integradora (guarda-chuva), com a investigação de temas interdisciplinares e transversais sobre as dimensões do turismo no território Quarta-Colônia. Para tanto, o repertório de técnicas de pesquisa tem como base a pesquisa do tipo qualitativa e exploratória acerca dos fenômenos e objetos de investigação, cujos instrumentos de coletas de dados reúnem diferentes processos e registros construídos ao longo dos estudos. Pretende-se compor e disponibilizar um conjunto de estudos e referências para discussões no âmbito acadêmico e profissional, entre os atores locais, nas parcerias público-privadas e consórcios públicos voltados ao desenvolvimento sustentável do turismo na Quarta Colônia. Portanto, este projeto é uma proposta que nasce na Universidade, como parte de um conjunto de oportunidades de atuação no território Quarta Colônia a partir do turismo e a gastronomia local, evidenciando que a reflexão e valorização das práticas e saberes locais são uma fonte inesgotável de sapiência e alternativas na, com e para o bem estar da sociedade que a constrói e vivencia. Linha(s) de pesquisa à(s) qual(is) o projeto está ligado: Turismo e Desenvolvimento territorial Linha de pesquisa na UFSM: PPGPC – Preservação do Patrimônio Material |
Caryl Eduardo Jovanovich Lopes E-mail: caryl@smail.ufsm.br Projetos: – Arquitetura e Patrimônio Cultural Resumo: O presente projeto que é uma continuidade de estudos/projetos anteriores, pois caracteriza-se como sendo guarda-chuva, se propõe a realizar e a promover, estudos com fontes bibliográficas, documentais, digitais, edilícias e espaços urbanos, que envolvam especialmente temáticas relativas ou que se relacionam direta ou indiretamente com a arquitetura e o urbanismo. Trabalhar inventários, mapa de danos, museus, edificações, espaços públicos, praças e jardins, escolas, com educação patrimonial, roteiros turísticos, procurando perceber o quão importante e significativo é a questão patrimonial na sociedade local, regional, nacional e mundial. Com isso, a proposta do presente projetos. E, neste panorama, estarão privilegiados ainda, os temas como acervos museográficos, cor na arquitetura, arquitetura da imigração, a trajetória e as redes de poder e sociais. Em uma perspectiva de inserção social, internacionalização e qualidade, este Projeto procura abranger e inspirar projetos de pesquisa, extensão e atividades de ensino, em que reúne profissionais, estudantes e a comunidade, como egressos. Projeto: AVALIAÇÃO DAS PATOLOGIAS E PROJETO DE RESTAURAÇÃO DE PRÉDIOS HISTÓRICOS Resumo: O presente projeto visa avaliar as patologias dos prédios históricos e preparar projetos de restauração para os mesmos. – Avaliação das patologias e projetos de restauração de prédios históricos Resumo: O presente projeto visa avaliar as patologias dos prédios históricos e preparar projetos de restauração para os mesmos. |
|
E-mail: marcelo.ribeiro@ufsm.br Projeto no qual o docente é participante: As dimensões do Turismo e da Gastronomia local em contextos de territorialidade no Geoparque Quarta Colônia – RS/Brasil. |
|
E-mail: monica@ufsm.br Projeto: Gestão da Comunicação e Políticas Públicas na área do Turismo e do Patrimônio Cultural na região Sul do Brasil Resumo: O projeto de pesquisa é do tipo guarda-chuva e tem como proposta estudar a gestão regionalizada do turismo, sob a perspectiva do poder público, de organizações não-governamentais e da iniciativa privada que ofertam serviços turísticos em regiões turísticas na região Sul do Brasil. Estão entre seus objetivos: analisar a gestão do poder público no setor de turismo, em relação a estrutura, organização, eventos e ações, sistematizando e hierarquizando as informações sobre os atrativos e serviços turísticos e a infraestrutura de apoio dos municípios; mapear estratégias de gestão da comunicação e do marketing dos agentes sociais que atuam no setor de turismo; investigar as relações entre turismo como elemento de divulgação e a valorização do patrimônio cultural, analisando o papel da comunicação turística nos espaços de memória patrimoniais e instituições regionais de cultura; verificar a existência de parcerias (entre empresas e setor público e/ou redes de empresas privadas e/ou organizações não-governamentais) para a criação de rotas, eventos e outras atividades conjuntas relacionadas ao turismo; e, analisar as práticas de inovação e de sustentabilidade das empresas que atuam no setor de turismo. Este projeto faz parte da linha de pesquisa Desenvolvimento do Turismo do Grupo de Pesquisa CNPq, Desenvolvimento Organizacional e Regional. |
|
E-mail: ricardo.rocha@ufsm.br Projeto: MORFOLOGIA, SUBSTITUIÇÃO TIPO-ECOLÓGICA E CRESCIMENTO URBANO. Resumo: A pesquisa propõe o estudo e a caracterização da morfologia urbana de Cachoeira do Sul. De uma maneira geral, são escolhidas áreas de estudo na cidade compreendendo, preferencialmente, duas zonas com características de uso e ocupação distintas (residencial/comercial), onde o foco da análise será dado ao estudo da morfologia em sua relação com os tipos de edifícios existentes, e as características ecológicas a eles associados. Nesse sentido, trata-se de entender o ambiente urbano como patrimônio, em sentido amplo. Será possível, assim, equilbrar a tendência de crescimento da cidade, estimando-se a capacidade que o tecido urbano tem, dentro da tendência ou tendências atuais identificadas, para abrigar um incremento populacional, com a preservação de características relevantes em termos de padrões ambientais. Área Temática: Arquitetura e Patrimônio Material l https://ufsm.academia.edu/ricardorocha https://www.researchgate.net/profile/Ricardo_Rocha26 |
|
E-mail: tiagomartins@unipampa.edu.br Projetos: – Comunicação Pública e Inteligência Artificial para o desenvolvimento da Indústria Criativa no Brasil Resumo: Inteligência Artificial pode ser referida como sistemas (ou máquinas) que imitam a inteligência humana na realização de tarefas e que, com base nas informações coletadas, realizam um processo iterativo de aprimoramento. Trata-se de um campo de estudo acadêmico com implicações diretas nas transformações políticas, econômicas e socioculturais. De chatbots para o atendimento ao cliente, passando por recomendações automatizadas para programas de TV (chegando, inclusive, em carros conectados e totalmente autônomos), as soluções em Inteligência Artificial agrupam tecnologias como algoritmos, redes neurais artificiais, sistemas de aprendizado, etc. que permitem simular capacidades humanas ligadas à inteligência. Para “conectar” a Comunicação Pública com a Inteligência Artificial, necessita-se perceber os aspectos favoráveis e desfavoráveis em assuntos ligados ao contexto político, econômico e sociocultural. Todavia, a fundamentação teórica da Comunicação Pública como uma política de inclusão informacional, na qual se busca uma convergência de significados ou a redução do descompasso cognitivo entre os envolvidos no processo comunicacional (MATOS, 2009; NOBRE; MATOS, 2009), encontra na gênese da Inteligência Artificial a simulação de processos cognitivos (SIMON, 1981). Trazer à baila a Inteligência Artificial com a Comunicação Pública, acredita-se, é um caminho necessário para entender as interfaces da tecnologia com a comunicação, especialmente para identificar, descrever, criticar e, acima de tudo, propor uma Comunicação Pública realizando ações de interesse público. Na presente pesquisa, o interesse público está associado à Indústria Criativa. Assim, o que problematiza a articulação temática está tanto na busca pela análise de desempenho dos governos ou análise econômica (de oferta e demanda) na Indústria Criativa, como também na “adequação” cognitiva dessas análises como subsídios para a transformação política e econômica. Desse modo, a problemática do presente projeto tem a intenção de avançar nas descobertas e na proposição de novos artefatos que recontextualizem a Comunicação Pública no Brasil, através do seguinte questionamento: como a Inteligência Artificial pode contribuir com a Comunicação Pública no desenvolvimento da Indústria Criativa no Brasil? Por meio dos preceitos epistemológicos da design science (e do método da design science research), o objetivo da pesquisa é propor um método de aplicação da Inteligência Artificial na Comunicação Pública, por intermédio da criação de smart indicators, para o desenvolvimento da Indústria Criativa. Especificamente, a pesquisa procurará articular a ciência básica e a ciência aplicada em uma perspectiva interdisciplinar entre as ciências da computação e da comunicação; identificar outros métodos e instanciações de aplicação da Inteligência Artificial na comunicação; projetar o método de IA para a Comunicação Pública a partir de três bases de dados sobre a Indústria Criativa no Brasil; e, por fim, difundir os resultados da inovação tecnológica para o “estado da arte”, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, e para o método da IA, integrada da Comunicação Pública. – Políticas para indústria criativa e o desenvolvimento na fronteira Brasil, Argentina e Uruguai Resumo: Este projeto de pesquisa tem como objetivo qualificar a Indústria Criativa (IC) na região de fronteira entre Brasil, Uruguai e Argentina, com foco nas dinâmicas de mercado, políticas governamentais e influências sociais. A proposta centraliza-se em fortalecer a IC em um território fronteiriço único, por meio de três eixos interligados: realização de diagnósticos das atividades de mercado, de governos (políticas realizadas) e das práticas dos stakeholders sociais; identificação de lacunas e oportunidades para a IC; e, por fim, prescrever maneiras de a IC impulsionar o desenvolvimento socioeconômico ao longo da fronteira. O problema da pesquisa está na perspectiva de como qualificar as políticas para a IC na fronteira tornando-a vetor de integração social, política e econômica. A diversidade cultural e a interação entre diferentes atores econômicos e sociais ao longo da fronteira criam um ambiente propício para inovações em políticas e práticas criativas. Portanto, a abordagem de qualificar as políticas da IC nessa região é plausível e relevante para catalisar o desenvolvimento regional e a colaboração internacional A pesquisa seguirá a abordagem da design science research, identificando problemas nas práticas sociais da IC e nas políticas setoriais por meio de diagnósticos. O desenvolvimento de “work packages” (do inglês, pacotes de trabalho), colaborativos entre cinco instituições resultará em propostas operacionais para abordar as questões identificadas. Para a consecução dos objetivos e da metodologia, a pesquisa promoverá a colaboração internacional ao reunir pesquisadores de diversas instituições do Brasil (UNIPAMPA, UFSM, UNIFESSPA e UFNT), Argentina (UNAM) e Uruguai (UDELAR). Além de fortalecer a pesquisa na região Norte-Sul do Brasil, a iniciativa buscará internacionalizar os programas de pós-graduação na fronteira (UNIPAMPA) e na região Amazônica (UNIFESSPA e UFNT), contribuindo para políticas públicas e acordos internacionais. |
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: História e Patrimônio Cultural |
Linha de Pesquisa |
Projetos de Pesquisa por Docentes |
História e Patrimônio Cultural |
E-mail: marta.borin@ufsm.br Projeto: – História, Memória, Patrimônio e Inventário Resumo: Este projeto de pesquisa busca, por meio da metodologia de inventário conhecer e reconhecer bens culturais da cidade de Santa Maria e região da Quarta Colônia de Imigração Italiana/RS, bem como os valores e significados atribuídos a esses bens pelos grupos sociais. A aplicação do inventário deverá, quando necessário, mobilizar os grupos sociais envolvidos para a participação na pesquisa e na proposição de ações resolutivas para o reconhecimento dos bens patrimoniais escolhidos. Linha de Pesquisa ? Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória – Programa de Pós-Graduação em História – Mestrado Profissional (PROFHISTÓRIA/UFSM) Memória e patrimônio – Pós-Graduação em História (PPGH/UFSM), História e Patrimônio Cultural – Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural – Mestrado Profissional. |
Júlio Ricardo Quevedo dos Santos E-mail: julio.santos@ufsm.br Projeto: Formação histórica da região do Rio do Prata: Instituições, movimentos e fronteiras Resumo: Análise da formação histórica da Região do Rio da Prata desde as comunidades indígenas que viviam nessa região e que construíram as suas territorialidades como os GE, TAPUIA (origem do KAINGANG), GUARANI, CHARRUA, MINUANO, GUENOA, MBYA, e suas relações com as frentes de conquistas Ibéricas – Castelhanos e luso-brasileiros – a partir do século XVI e demais relações com as comunidades advindas da África a partir do processo de escravização e seus desdobramentos afrodescendentes. O objeto é analisar as diferentes frentes formativas das Sociedades platinas e suas instituições coloniais em seus diferentes momentos de construção do espaço colonial platino e seus referenciais identitários numa proposta intercultural, hibrida e multicultural, em meio aos conflitos e negociações. Nesta perspectiva a formação histórica platina está sendo analisada a partir de seus movimentos, instituições e fronteiras, em que se inclui todo o território do sul do Brasil, bem como do Uruguai, Argentina, Paraguai. |
|
E-mail: maria.m.padoin@ufsm.br Temas gerais para orientação: História e Patrimônio Cultural; Educação Patrimonial; Geoparques; Fronteira Platina e Imigração; Acervos, Museus e História. – Projeto de pesquisa “guarda-chuva”: Imigração, Patrimônio e História Resumo: Preocupa-se em trabalhar com o processo histórico, especialmente em relação ao sul do Brasil e a considerada região platina, no que tange a construção da identidade nacional e regional, tanto relacionado aos “estados nacionais”, quanto as perspectivas de entender a região/território para além dos limites políticos estatais, e em uma perspectiva cultural. Assim, pensar e entender a história e suas diversas manifestações, e registros/memória enquanto patrimônio cultural da Humanidade, sendo fundamento para os mais variados estudos, pesquisas e ações de preservação e de desenvolvimento integrado e sustentável. Nesta perspectiva estão presentes as temáticas que envolvem estudos sobre imigração (destaque para a Quarta Colônia do RS), educação patrimonial, Geoparque(s), fronteira platina, preservação de acervos, desenvolvimento regional, manifestações culturais, história institucional, empreendedorismo e inovação educacional/cultural, história de vida(s), entre outras tantas possibilidades. Este projeto de pesquisa faz parte das atividades do Grupo de Pesquisa CNPq/UFSM História Platina: sociedade, poder e instituições. |
|
E-mail: helocosta773@gmail.com Projeto: Cidades museus/museus na cidade: história, memória e inovação no século XXI Resumo: Pesquisa que visa aprofundar a analise da tipologia de cidades e das noções de monumento, e de patrimônio, segundo os conceitos sociológicos e psicológicos de legitimidade, de violência simbólica, de imagens marcantes dos códigos culturais para museus, patrimônio, cidade saudável e saúde cultural, em bairros específicos de Salvador e do Rio de Janeiro. O objetivo principal da pesquisa é contribuir com a gestão integrada de cidades e patrimônio, promovendo a formação de gestores mais éticos e engajados com a cultura e o desenvolvimento das cidades. |
|
E-mail: flavi@ufsm.br Projetos: – “Comunicação, identidades e patrimônio cultural: perspectivas para o desenvolvimento e a democracia pelo viés dos Estudos Culturais ” Resumo: Nesta pesquisa problematizamos os elos existentes entre comunicação, cultura e preservação patrimonial, pela perspectiva do desenvolvimento sustentável e da construção/fortalecimento de identidades, em razão de sua relevância, diversidade e significado social, amparados por pressupostos democráticos e dos Estudos Culturais. Entendemos que o papel da comunicação, no contexto da preservação patrimonial, além de gerar vinculações, também deve ser o de socializar o conhecimento, despertando o interesse dos ocupantes de determinada região para a conservação e a valorização de seu patrimônio (cultural e natural). Financiamento: Bolsa Produtividade CNPq, nível 2 – “Identidades, patrimônio cultural e desenvolvimento sustentável: a comunicação como articuladora de um Centro Interpretativo Digital” Resumo: Esta pesquisa objetiva contribuir na construção de conteúdos para a implementação de um futuro “Centro Interpretativo Digital do Patrimônio Cultural”, que apresente os principais patrimônios dos territórios foco desta investigação (Geoparques Quarta Colônia e Caçapava Aspirantes UNESCO), promovendo as vivências culturais e a valorização das diversas expressões identitárias, que circunscrevem as localidades. Financiamento: Edital Universal CNPq Pesquisador líder do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais e Audiovisualidades: |
|
E-mail: gilvan.dockhorn@ufsm.br Projeto: Gestão da Comunicação e Políticas Públicas na área do Turismo e do Patrimônio Cultural na região Sul do Brasil Resumo: Este é um projeto guarda-chuva e tem como proposta estudar a gestão regionalizada do turismo, sob a perspectiva do poder público, de organizações não-governamentais e da iniciativa privada que ofertam serviços turísticos em regiões turísticas na região Sul do Brasil. Estão entre seus objetivos: analisar a gestão do poder público no setor de turismo, em relação a estrutura, organização, eventos e ações, sistematizando e hierarquizando as informações sobre os atrativos e serviços turísticos e a infraestrutura de apoio dos municípios; mapear estratégias de gestão da comunicação e do marketing dos agentes sociais que atuam no setor de turismo; investigar as relações entre turismo como elemento de divulgação e a valorização do patrimônio cultural, analisando o papel da comunicação turística nos espaços de memória patrimoniais e instituições regionais de cultura; verificar a existência de parcerias (entre empresas e setor público e/ou redes de empresas privadas e/ou organizações não-governamentais) para a criação de rotas, eventos e outras atividades conjuntas relacionadas ao turismo; e, analisar as práticas de inovação e de sustentabilidade das empresas que atuam no setor de turismo. Este projeto faz parte da linha de pesquisa Desenvolvimento do Turismo do Grupo de Pesquisa CNPq – Desenvolvimento Organizacional e Regional. |
|
E-mail: gunther.mros@ufsm.br Projeto: O GLOBAL e o LOCAL enquanto dimensões transversais no patrimônio cultural da Agenda 2030: Estudos sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável na América Platina em perspectivas contemporânea e histórica |
|
E-mail: odailso.berte@ufsm.br Projetos: – Arte e Patrimônio Cultural Resumo: O presente projeto busca investigar e desenvolver produções acadêmicas (artísticas, técnicas, pedagógicas e bibliográficas) tendo como objeto de estudos relações entre a arte e o patrimônio cultural. A partir de correlações entre educação estética e educação patrimonial, o projeto visa pesquisar a construção do olhar estético-patrimonial, pelas vias da interação entre o corpo e o ambiente, com suas implicações culturais, afetivas e políticas. O projeto quer ser também um espaço propício para pós-graduandos e docentes aprofundarem seus estudos e pesquisas de modo a contribuir na estruturação e apresentação de produtos derivados de suas pesquisas, especialmente dos projetos que relacionam arte e patrimônio cultural. Objetivo Geral: Desenvolver ações de pesquisa sobre as relações entre arte e patrimônio cultural. Objetivos Específicos: Realizar ações de fruição artística em diferentes espaços sociais, culturais, artísticos, escolares e acadêmicos. Propor e efetuar publicações resultantes de práticas de pesquisa. Promover processos criativos, obras artísticas e performáticas em sítios históricos, espaços urbanos, monumentos, entre outros, relacionando arte e patrimônio cultural. Realizar trabalhos em conjunto com escolas, comunidades e grupos étnicos pelo viés das performances culturais. Registro no Portal de Projetos da UFSM número 058308 – Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança – LICCDA 4.0 O Projeto de Pesquisa Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança ? LICCDA 4.0 prossegue os trabalhos deste coletivo de criação e pesquisa em dança criado no ano de 2014 no Centro de Educação Física ? CEFD da Universidade Federal de Santa Maria ? UFSM, agora formalizado como Laboratório Didático de Dança do CEFD, tendo seu espaço físico, instrumentos, materiais, móveis e aparelhos para desenvolver suas ações de ensino, pesquisa e extensão. Regido pelo Regulamento de Laboratórios Didáticos de Dança do CEFD, o LICCDA tem por objetivo contribuir na qualificação acadêmico profissional dos discentes, docentes e técnicos administrativos da comunidade do CEFD, para desenvolvimento de atividades de ensino, de pesquisa, de extensão vinculadas à graduação ou à pós-graduação e para o fomento e qualificação dos fazeres artísticos, culturais, criativos, epistemológicos e pedagógicos do campo da Dança. Objetivo Geral: Contribuir na qualificação acadêmico profissional dos discentes, docentes e técnicos administrativos da comunidade do CEFD e da UFSM, para desenvolvimento de atividades de ensino, de pesquisa, de extensão vinculadas à graduação ou à pós-graduação e para o fomento e qualificação dos fazeres artísticos, culturais, criativos e epistemológicos do campo da Dança. Objetivos Específicos: a) Possibilitar a discentes, docentes e técnicos administrativos a experiência da criação dança, da montagem de obras artísticas e da sua apresentação ao público. b) Desenvolver processos de criação de dança e pesquisar esta prática criativa. c) Proporcionar aos discentes do Curso de Dança-Licenciatura do CEFD/UFSM e outros a experiência da criação, montagem, produção e apresentação artística de dança. d) Produzir bens artísticos e culturais no âmbito universitário e levá-los a público em âmbito local, regional, nacional e internacional. e) Realizar projetos de pesquisa e extensão com discentes, docentes e técnicos administrativos vinculados a comunidades, grupos étnicos e de minorias sociopolíticas. REGISTRO PORTAL DE PROJETOS/UFSM: 057113 |
|
E-mail: vvecchioli@gmail.com Projetos: – Políticas de Memória Resumo: Esta pesquisa se vincula com a linha arqueologia e paleontologia do PPGPC. Tem como intuito restituir o complexo processo pelo qual alguns eventos de violência massiva ou tragédias coletivas emergem do anonimato e da sucessão de eventos corriqueiros que os condenariam ao esquecimento para se tornarem iniciativas de memória que aspiram a homenagear perenemente as vítimas, com o propósito de que suas histórias sejam conhecidas pelas gerações futuras e alertar sobre a importância de lembrar como forma de evitar a repetição. A partir desse processo, as demandas por memória tornam-se práticas políticas promovidas por atores e grupos que farão uso de um repertório de mobilização que permitirá instituir o fato como causa pública que adotará como narrativa distintiva a retórica universal dos direitos humanos. Ao fazê-lo, as vítimas ganharão destaque no espaço público contra outras retóricas alternativas que narram os acontecimentos através das figuras do herói, do mártir, do combatente. A utilização deste número permite abarcar situações absolutamente díspares na mesma categoria e através do mesmo tipo de prática – desde pessoas que morreram em consequência de catástrofes naturais, migrações forçadas e acidentes de avião, até episódios de violência política massiva e genocídio, mas homogeneizado a partir do reconhecimento do dano, perda e sofrimento e da obrigação de repará-lo. |
|
PatrimônioDocumentalArquivístico |
E-mail: glaucia.konrad@ufsm.br Projeto: Patrimônio cultural e patrimônio documental arquivístico Resumo: Tem como objetivos os estudos do patrimônio documental, estendido aos documentos arquivísticos, visando a a consolidação de um campo de pesquisa, inserido como parte do patrimônio cultural. Evidenciar a importância do patrimônio documental e o seu acesso como um direito constitucional e por isso, a necessidade da sua preservação, difusão e acesso para toda a sociedade. |
E-mail: fernanda.k.pedrazzi@ufsm.br Projeto: Patrimônio, memória e arquivo – Interfaces Resumo: Projeto que faz parte da Linha Patrimônio Documental Arquivístico do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural da UFSM. Tem foco na análise, sugestões e produções realizadas em nível de mestrado do tipo profissional voltadas para as questões de arquivos que se entrelaçam com as noções de memória e patrimônio. Tem um encaminhamento interdisciplinar considerando a importância do espaço formativo de nível superior como ambiente de pesquisa e produção científica. Fazem parte do projeto todos os estudantes de mestrado e de iniciação científica em orientação em andamento ou concluída com docente que coordena. |
|
E-mail: soniaec559@gmail.com Projetos: – Patrimônio documental e mídia na construção da memória social e institucional (Projeto Guarda-chuva) Resumo: O projeto faz parte da Linha Patrimônio Arquivístico do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural da UFSM, com ênfase em estudos direcionados ao tema do patrimônio material e imaterial, em especial o documental, a partir dos suportes e de suas narrativas, visando a construção da memória social (de uma comunidade) ou institucional (de uma organização ou instituição), a partir de práticas comunicacionais e documentais como parte do processo de construção de visibilidade e legitimação institucional. Como resultado dos estudos a produção de produtos e ferramentas realizadas em nível de mestrado do tipo profissional. – Gestão e Preservação de acervos de Arquivos Pessoais e Institucionais Resumo: O programa “Gestão e Preservação de acervos de Arquivos Pessoais e Institucionais” visa a proposição de procedimentos e ações de gestão e conservação de documentos produzidos/recebidos por sujeitos ao longo de sua trajetória de vida e de instituições. Este programa tem o propósito de abarcar outros projetos que contribuam para a rememoração de fatos históricos e como incentivo ao desenvolvimento social e/ou cultural de uma comunidade, em especial, da Região Sul. |
|
E-mail: jorgecruz@ufsm.br Projeto: HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E ACERVOS ARQUIVISTICOS Resumo: Um dos grandes desafios para pesquisadores é o acesso a documentos de arquivos e as informações nele contidas. Muitas vezes isto ocorre devido aos avanços e a obsolescência tecnológica, que tem dificultado a busca por informações registradas pelos homens. Assim sendo, pode-se afirmar que no Brasil, existem uma infinidade acervos arquivísticos, que, devido a sua importância histórica, cultural, social e religiosa carecem de um tratamento especial. Estes acervos são constituídos por diferentes tipologias documentais, em diferentes suportes (papel, fitas VHS, Fitas cassete, disquetes, CDS, dentre outros). Neste sentido, esta proposta, como um projeto Guarda Chuva, busca realizar a análise e diagnóstico de acervos documentais, objetivando a preservação do patrimônio histórico e documental bem como auxiliar na pesquisa, ensino e na extensão. Em vista disso, as práticas metodológicas deste projeto envolverão acadêmicos da UFSM em especial dos cursos de Arquivologia, História e alunos do Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultura nas linhas de pesquisa Patrimônio Documental Arquivístico e História e Patrimônio Cultural. |
Docentes que contribuíram com o Programa | |
Linha de Pesquisa |
Projetos de Pesquisa por Docentes |
E-mail: palermohistoria@gmail.com – Projeto: Paisaje Patrimonial en regiones de frontera y el Museo como Centro Cultural. Resumo: El proyecto busca investigar las diversas formas de expresión del patrimonio material e inmaterial en regiones de frontera geográfica, interna y externa, así como prestamos culturales generados a partir de la interacción de diferentes grupos o etnias sobre el territorio regional. Santa María está inserta en una zona de amplios contactos fronterizos con Uruguay y a su vez posee un patrimonio cultural marcado por la diversidad, la mixtura de culturas, que genera un conjunto de productos que otorgan singularidad a la vez que una enorme capacidad de integración y proyección territorial. Por otro lado resulta importante estudiar y analizar las percepciones que las poblaciones tienen sobre el patrimonio y su patrimonio y como esos elementos se reflejan en la creación y manutención de Museos, concebidos como centros culturales y de pesquisa y no exclusivamente como meras exposiciones. Se busca con esto promover la reflexión crítica a partir de la investigación territorial, promover y aportar a una mejor Educación Patrimonial, generar propuestas y proyectos sobre Museos a partir del trabajo junto a las comunidades. |
|