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Política de Avaliação do Programa

Em Edição

 

POLITICA DE AUTOAVALIAÇÃO DO PPGPC

        A Política de Autoavaliação do PPGPC é desenvolvida por um Grupo de Trabalho de Autoavaliação (GTA/PPGPC) que coordena um conjunto de instrumentos e de ações voltadas à avaliação permanente do Programa por docentes e por discentes. A partir delas, tem a incumbência de elaborar relatórios, colaborar na publicização dos resultados e auxiliar na articulação dos objetivos, das metas e dos resultados da autoavaliação com o planejamento estratégico do Programa em cada quadriênio.  Salienta-se que a composição do Grupo de Trabalho de autoavaliação do PPGPC segue as diretrizes do GT de Autoavaliação, destacando-se a importância da participação do setor profissional foco do Programa.

      Destaca-se que o GTA/PPGPC em sua atuação observa o Plano de Desenvolvimento Institucional (2016-2026) da UFSM, que considera sete desafios institucionais: 1. Internacionalização; 2. Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica; 3. Inclusão social; 4. Inovação, geração de conhecimento e transferência tecnológica; 5. Modernização e desenvolvimento organizacional; 6. Desenvolvimento local, regional e nacional; e desafio 7. Gestão ambiental.

        A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), em conjunto com a Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), sugeriram, ao final de 2018, a execução de estudos para a elaboração do planejamento estratégico dos PPG’s, ou de comissões de avaliação. Foram realizadas reuniões de apoio para tais ações, com a participação do PPGPC. A Coordenação do PPG priorizou a elaboração do planejamento estratégico para levantamento das necessidades e potencialidades do Programa, uma vez que a avaliação tem sido feita de forma geral pela própria UFSM.

        Na UFSM, existe uma Comissão de Autoavaliação ligada diretamente à Reitoria. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável pelo Sistema de Avaliação da UFSM que busca estabelecer uma prática permanente de avaliação na Universidade a partir dos pilares do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

       Compõem o Sistema de Avaliação Institucional da UFSM: Autoavaliação; Avaliação do Docente pelo Discente; Avaliação do Egresso; Avaliação dos cursos realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).  O sítio eletrônico da CPA está disponível aqui

 

 Instrumentos de Autoavaliação do PPGPC

  • Seminário de Autoavaliação das Linhas de Pesquisa (primeiro semestre): oferece espaço de relato, de troca de experiências e de coleta de informações sobre projetos, ações e necessidades dos docentes em cada uma das linhas de pesquisa do Programa, bem como a articulação de soluções para desafios comuns, e para o alinhamento das atividades ao planejamento estratégico e ao PDI da instituição. Ao final, fornece panoramas atualizados à Coordenação do Programa e ao GT de Planejamento Estratégico para acompanhamento do corpo docente, da sua produção intelectual e da sua inserção social;
  • Pesquisa quali/quantitativa com discentes (primeiro semestre): sondagem, por meio de questionário, com avaliação dos seguintes aspectos: acolhida, políticas de inclusão e permanência, processos administrativos, fluxos comunicação, infraestrutura, aprendizado e necessidades de formação e aprimoramento. Este instrumento é articulado em conjunto com a representação discente do Programa.
  • Instrumento de pesquisa discente e egressos Aqui

Metas para o quinquênio 2021-2024

  • Atualização do Regimento do Programa, tanto para a construção do Doutorado como para inclusão de novas normativas, atualizações a partir de orientações da PRPGP;
  • Atualização dos critérios de Credenciamento, Descredenciamento e Recredenciamento de docentes conforme os critérios de avaliação da Área Interdisciplinar para o quadriênio, adequado aos PPGs da UFSM;
  • Produção qualificada e contínua de seus docentes nas Linhas de Pesquisa, com a finalidade de valorizar o trabalho acadêmico e divulgar os resultados alcançados colaborando com a produção/atualização/ampliação do conhecimento científico, bem como com as práticas de inserção social e gestão. Com isso, procura-se seguir as orientações da CAPES para que o corpo docente possa espelhar uma educação de qualidade e de excelência;
  • Realizar o acompanhamento de discentes e egressos principalmente no que se refere a produção acadêmica e o acompanhamento dos egressos. Nesse sentido, a PRPGP vem desenvolvendo ações para colaborar junto aos programas para essa prática mais qualificada;
  • Manter dados atualizados sobre docentes, discentes e produtividade, acompanhando mais de perto as atualizações nos setores institucionais da UFSM, como Bibliotecas e páginas do Centro de Ciências Sociais e Humanas. Pois, estes setores não dependem diretamente da ação do Programa, mas são locais que possuem os seus próprios sítios de divulgação. A gestão do PPGPC e a Secretaria estão em constante acompanhamento e aprimoramento para a orientação do seu quadro docente e discente a fim de que todos tenham os dados atualizados em seus Currículos e na divulgação junto a página do Programa;
  • Consolidar a interdisciplinaridade, preocupação constante e uma meta que sempre buscamos trabalhar, pois caracteriza o Programa;
  • Desenvolver eventos, palestras, aulas e cursos online com participação internacional;

Uma das formas de fomentar o processo de internacionalização do PPGPC, em seu ambiente de ensino, é a utilização do meio digital como forma de apresentação de palestras e cursos do tema de Patrimônio Cultural aos discentes. Essa utilização se torna relevante devido a ser mais eficiente e prática no que se refere ao alcance de conteúdos e pessoas do exterior, além de ter um custo muito menor, comparando com um processo de forma presencial. Além disso, a criação de eventos em conjunto com outros programas, professores e conteúdos internacionais no âmbito científico aos temas de Patrimônio Cultural expandem ainda mais a qualidade de ensino do Programa aos seus mestrandos. Pretende-se dar continuidade e ampliar essa capacidade, que foi muito utilizada a partir do contexto da Pandemia.

  • Participar de projetos internacionais e produções técnicas em conjunto

A expansão do processo de internacionalização se refere à participação em projetos de pesquisa e extensão de forma conjunta com outros programas de Patrimônio Cultural do exterior, buscando diversificar e melhorar ainda mais a qualidade de seu ensino. Esse processo de internacionalização deve continuar sendo realizado com a utilização de produções acadêmicas em cooperação com pesquisadores e instituições estrangeiras, além da produção intelectual ser realizada com bibliografias nacionais e internacionais, em conjunto com estes pesquisadores. Ainda, essas pesquisas e periódicos podem ter a publicação em língua estrangeira e com inserção internacional, resultando assim nesse processo maior de internacionalização do Programa. Também a participação em bancas e cursos online, de forma gravada, auxiliará no processo, bem como o intercâmbio de experiências de desenvolvimentos regionais. Exemplificando, pretendemos continuar atuando no Apheleia, na Cátedra da UNESCO, Projetos Institucionais de Geoparques da UNESCO,  Comitês da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), integrando comissão do Relatório de Humanidades da América do Sul na representação dos continentes, entre outros.

  • Ofertar estágios, visitas técnicas e bolsas no exterior

Uma das formas de atingir a expansão do processo de internacionalização é através da oferta de estágios de pós-doutorado para professores estrangeiros realizarem no PPGPC, além da saída de professores do Programa, como visitantes em instituições no exterior estimulando a ampliação da capacitação profissional. Além disso, a realização de visitas técnicas a outros programas de Patrimônio Cultural no exterior, bem como bolsas de mestrado para estágio aos discentes, possibilita o intercambio com outras culturas. 

  • Promover projetos para arrecadação de recursos

O auxílio para custear projetos de pesquisa, ofertas de estágios, visitas técnicas, bolsas no exterior e eventos internacionais, representa uma forma de reconhecimento do Programa, que podem ser captados via editais. 

  • Organizar eventos para a comunidade acadêmica e público geral

Um dos objetivos operacionais  é dar continuidade à expansão da inserção social do Programa como na organização de eventos que visam o diálogo da Universidade com a sociedade. A criação de eventos que demonstrem, de forma prática, que o Patrimônio Cultural pode ser vetor da geração de emprego  renda e valorização do saber/fazer local. 

  • Estabelecer parcerias com Instituições Públicas e Privadas

A busca de parcerias e atuações em conjunto com instituições públicas e privadas, associações, especialmente da cidade de Santa Maria e região possibilitam o vinculo e atuação mútua entre as instituições a fim de promover o dialogo do conhecimento acadêmico e o popular. 

  • Expandir projeto do Geoparque e sua divulgação

O projeto Geoparque Quarta Colônia/RS e Caçapava, visa oportunizar a realização de projetos inovadores junto as comunidades e as prefeituras, promovendo uma melhoria na qualidade de vida da população, bem como o reconhecimento do PPGPC em nível regional e internacional. Com isso, é relevante o processo de divulgação dos Geoparques, com a implantação de eventos e palestras como forma de fomentar o projeto, possibilitando outras pessoas e instituições conhecerem a abrangência e importância dos territórios;

Essa divulgação possibilitará a expansão do Projeto Geoparques em âmbito internacional, proporcionando a criação de novos projetos em outras cidades com perfil semelhante, baseado nesse que é tido como referência.

  • Aprimorar o site e redes sociais do PPGPC

O site do PPGPC segue as normas de gestão dos canais de comunicação da UFSM. O site do Programa ainda possui pontos em que podem ser atualizados e modificados, visando uma melhor clareza e divulgação do trabalho do PPGPC, fomentando a interação do Programa com a sociedade. Outro fator é a possibilidade da criação e aprimoramento de redes sociais como forma de contato e divulgação para a comunidade, visto que atualmente é um meio bastante utilizado pela sociedade para pesquisa e conhecimento de programas de seu interesse.