Ir para o conteúdo PPGPC Ir para o menu PPGPC Ir para a busca no site PPGPC Ir para o rodapé PPGPC
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Planejamento Estratégico do PPG em Patrimônio Cultural

Em Edição

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PROGRAMA

       Em razão das modificações ocorridas no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), sobretudo no que se refere a necessidade de implantação de processo de autoavaliação nos Programas, o PPGPC/UFSM realizou uma série de reuniões ao longo dos anos de 2019 e 2020, conforme documentos anexados na Plataforma Sucupira. A fim de atender as recomendações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e por sugestão da Pró Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa, em 2020 o PPGPC desenvolveu seu planejamento estratégico, com apoio da empresa Objetiva Junior, ligada ao Curso de Administração da UFSM. O planejamento estratégico do PPGPC considera e está plenamente de acordo com os objetivos propostos pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Plano de Gestão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A autoavaliação realizada no ano de 2020 teve como principal objetivo a formulação de diretrizes para a realização de planejamento de ações ao longo do quadriênio 2021-2024. 

Definição de Diretrizes do Planejamento Quadrienal (2021-2024)

         Sendo o PPGPC atualmente um curso de Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, que atua em proximidade aos órgãos de preservação e conservação do patrimônio, como museus, arquivos, órgãos de cultura, prefeituras, empresas, entre outros setores da sociedade, o planejamento estratégico do PPGPC valorizou e incentivou a continuidade do papel que vem desempenhando o Programa, com destaque a sua inserção social e também a ampliação na internacionalização.

Diretrizes para o Planejamento Quadrienal (2021-2024)

         Os  quatro objetivos estratégicos alinhados ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM e os objetivos operacionais  a continuarem  a ser trabalhados para os próximos cinco anos são:

 1 – Objetivo Estratégico operacional 
  • ampliar o nível de formação ofertado pelo PPGPC por meio do encaminhamento  do projeto  do doutorado profissional;
 2 – Objetivo Estratégico operacional 
  • continuar na busca de excelência na qualidade no PPGPC;
 3 – Objetivo Estratégico operacional 
  • consolidação continuada da internacionalização do PPGPC;
 4 – Objetivo Estratégico operacional 
  • dar continuidade e maior divulgação às ações que envolvem a inserção social do PPGPC .

Planejamento

                  No ano letivo de 2021, o Colegiado do Programa compôs um Grupo de Trabalho de Ações de Integração para o Planejamento Quadrienal 2021-2024” em um planejamento articulado com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM e com o Plano de Comunicação da UFSM. Salientando que para o PPGPC atingir seus objetivos no quadriênio é necessário conhecimento geral dos principais pontos fortes e pontos fracos do Programa.

Principais Pontos Frágeis 

  • necessidade de construção do projeto do doutorado profissional, em que  pretende-se ampliar/reformular  a área de concentração em consonância com ações que visem uma ampliação da internacionalização e inserção social, a partir da experiência e frutos alcançados até o momento;
  • reformular os mecanismos na gestão, para maior acompanhamento e visibilidade das atividades de inserção social, como do acompanhamento dos egressos (neste caso a UFSM está implementando uma política para isso).
  • a questão de recursos para além de editais específicos, deveriam ser também revistos pela CAPES uma forma de maior investimento nos programas profissionais.

 Principais Pontos fortes

  • inserção na sociedade, a qualidade das dissertações e produtos resultantes implementados, a atuação da capacitação continuada  de profissionais, como de docentes e outros da rede de ensino das regiões que estão inseridas nos projetos aspirantes a Geoparque da Unesco (a região da Quarta Colônia composta por 9 municípios e por Caçapava do Sul);
  • o quadro docente e sua interação/diálogo junto aos discentes; a infraestrutura básica da UFSM;
  •  a ampliação de publicações qualificadas tanto de docentes como de discentes, com  artigos em periódicos, trabalhos em Anais de Congressos Internacionais, capítulos de livros de importantes coletâneas (nacional e estrangeira).

Diretrizes para o Planejamento Quadrienal (2021-2024)

METAS DE CURTO PRAZO

METAS DE MÉDIO PRAZO

METAS DE LONGO PRAZO
  1. ampliar o conceito do curso na avaliação realizada pela CAPES de 3 para no mínimo 4 tendo em vista o crescimento do Programa em todos os itens constantes da Ficha de Avaliação.
  1. fomentar a participação de docentes e discentes em novos intercâmbios com instituições universitárias do país e do exterior;
  2. ampliar o número de publicações de docentes e discentes em revistas de alto impacto nacional e internacional;
  3. ampliar o desenvolvimento de projetos de extensão protagonizados por discentes e docentes do Programa.
  1. ampliar e consolidar a internacionalização do Programa;
  2. ampliar o número de docentes com pós-doutorado, visando atingir a integralidade do corpo docente nos próximos anos;
  3. fortalecer a inserção social do Programa.