Remanejamento de candidatos suplentes na seleção do mestrado
Publicado em . Atualizado
A Coordenação do PPG Patrimônio Cultural resolve publicar alguns esclarecimentos sobre o processo de remanejamento de vagas, de acordo com o Edital 009.38 PRPGP/UFSM, de seleção para ingresso no primeiro semestre de 2021, face ao grande número de pedidos de reconsideração ou de questionamentos a esta coordenação.
De acordo com o edital geral da PRPGP, item 4, as informações para confirmação de vagas serão publicadas no site do DERCA até o dia 12 de maio, para confirmação dos classificados. Depois disso, nos dias 13 e 14 de maio, os classificados farão a confirmação das vagas no site do DERCA (item 4.2), enviando os documentos ali solicitados (item 4.3).
Após encerrado o período de confirmação de vagas, as vagas não confirmadas serão ocupadas pelos suplentes, que também poderão ser chamados para vagas não ocupadas dos orientadores pretendidos, como identificado no edital específico 009.38 PRPGP/UFSM, item 5.2. O PPG Patrimônio Cultural informará à PRPGP quais vagas estão disponíveis, e quais candidatos podem ser chamados, pelo mesmo processo descrito no parágrafo anterior. Os suplentes serão chamados de acordo com o cronograma do edital 009/2021 PRPGP/UFSM.
Lista de vagas não ocupadas com suplentes:
Orientadora Maria Medianeira Padoin – 1 vaga normal não ocupada com e 1 suplente para vagas extras geoparque
Orientadora Heloísa Helena Fernandes Gonçalves da Costa – 1 vaga extra geoparque não ocupada e 1 suplente para vagas normais
Orientador Gilvan Odival Veiga Dockhorn – 1 vaga extra geoparque não ocupada e 1 suplente para vagas normais
Orientadora Sônia Elisabete Constante – 1 vaga extra geoparque não ocupada e 4 suplentes para vagas normais
Apenas nas hipóteses em que estas vagas não ocupadas assim permanecerem após o período de confirmação de vagas que haverá o remanejo dos suplentes para estas vagas.
A prioridade será:
1ª – Chamada de suplentes para as vagas para as quais estes se inscreveram, caso não haja confirmação de vaga por candidatos classificados, por ordem de classificação
2ª – Remanejo de suplentes para vagas não ocupadas de outro tipo, do respectivo orientador para o qual o candidato se inscreveu APENAS, por ordem de classificação
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.