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Projetos de Extensão – PPG em Psicologia

Linha de Pesquisa

Projeto por Docente

PROBLEMÁTICAS DE SAÚDE E CONTEXTOS INSTITUCIONAIS

 

 

Coordenadora: ADRIANE RUBIO ROSO

Projeto: ESCUTa-me? Psicologia Clínica Social 

Resumo: Objeto: saúde psíquica e direitos da população residente em Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, com especial atenção a populações vulneráveis. O Programa envolve, em primeiro nível, atividades extensionistas, que visam atingir a população externa à comunidade universitária da UFSM (mulheres e homens). Em segundo nível, atividades de ensino (formação\capacitação\educação), que abarcam estudantes do Ensino Superior e profissionais da psicologia e áreas afins para trabalhar nas ações extensionistas. No terceiro nível, integram ações de desenvolvimento institucional, que têm como alvo a população estudantil da UFSM. Objetivo: cultivar uma clínica social por meio da criação de espaços de escuta do sujeito, utilizando o aparelho psíquico grupal como um dispositivo potencializador de encontros de inconscientes numa configuração de vínculos e como um dispositivo político. Objetivos específicos: Por meio do compartilhamento de histórias de vida, de experiências, de afetos e dos desejos que habitam as pessoas, pretende se provocar (a) o pensar sobre os efeitos do inconsciente em si mesmos, entre si e no grupo; (b) a reflexão crítica sobre o mal-estar na sociedade, as formas de violência e suas interseccionalidades com gênero, raça, etnia, etc e as relações de poder; (c) o reconhecimento da alteridade, dos agenciamentos e da vinculação de suas experiências pessoais às histórias e práticas sociais mais amplas; (d) a construção de vínculos sociais e a amorosidade e (e) a decomposição das gramáticas de poder e de reconhecimento social e a transformação da linguagem hetero\cisnormativa, racista, etnicista, etarista e eurocêntrica.

Coordenadora: ANDREA DO AMPARO CAROTTA DE ANGELI

Projeto: Brasilidades nos corpos – trocando saberes para a invenção continua de si e do mundo

Resumo: Projeto pretende acolher artistas de diferentes áreas, com formação acadêmica ou não, pessoas ligadas a disseminação de práticas culturais de matriz indígenas e africanas, e arte educadores da cidade de santa maria, por meio de grupo de práticas corporais e educação somática objetivando a promoção à saúde, as trocas de saberes e o fomento a cultura e a criação articulada com a produção de vida. Pretende-se abrir um espaço para partilhas de saberes produzidos dentro e fora da universidade em torno das temáticas corpo, arte e diversidade cultural, com base em uma perspectiva ameríndia, afrocentrada ? e, portanto, multiplicar, fomentar e fazer variar saberes do corpo presentes na sociedade. Busca-se fomentar a apropriação do processo continuo de produção de si, por cada participante, pela via das práticas de educação somática ligadas a anatomia emocional (criada pelo norte-americano Stanley Kelleman) e da biodiversidade subjetiva (desenvolvida por Regina Favre no Brasil). Atuando, então, no fomento a uma cultura de paz e uma ecologia de saberes. Nesta direção, espera-se tornar a universidade um lugar mais plural, com trânsito de diferentes atores sociais e culturais, com práticas horizontais que se expandam para os espaços extra muros onde circulem esses sujeitos. Assim, objetiva-se trabalhar com grupos de pessoas envolvidas com a produção de cultura e educação que se tornem agentes multiplicadores desta experiência em outros espaços sociais. Os grupos terão caráter experiencial, e não de formação, sendo um espaço para que cada um possa conhecer seu modo de fazer corpo na relação com os outros, ensinando – aprendendo consigo e com os demais, formas de cuidados de si pelas conversas e práticas somáticas desenvolvidas 

Coordenadora: CLARISSA TOCHETTO DE OLIVEIRA 

Projeto: LACCog podcast 

Resumo: O projeto tem como objetivo geral promover a divulgação do conhecimento científico atual sobre Psicologia de forma acessível ao mesmo tempo que aborda temas relevantes para a qualidade de vida da população. Em especial, busca-se: a) tornar acessíveis temas relacionados à ciência psicológica; b) instigar o debate sobre temas relevantes para a saúde mental 

Coordenadora: ELISETE SOARES TRAESEL

Projeto:  Construção de estratégias de ação, capacitação e supervisão de psicólogos para atendimento às demandas de trabalhadores essenciais que atuam no contexto da Covid-19 

Resumo: Apoiar, capacitar, orientar e supervisionar psicólogos ,inseridos em contextos de práticas de estágio , na construção de estratégias de ação e acolhimento aos profissionais de que atuam na linha de frente, em especial trabalhadores da saúde , atendendo suas demandas no intuito de prevenir agravos à saúde mental decorrentes do exercício profissional essencial no contexto da pandemia de Covid-19. Além disso, visa construir conhecimentos, alavancando reflexões acerca das vivências laborais e desafios , bem como, possibilidades de intervenção nesse contexto.

Coordenadora: MARCELE PEREIRA DA ROSA ZUCOLOTTO

Projeto: DE PERTO NINGUÉM É NORMAL: OFICINAS DE RÁDIO COMO DISPOSITIVOS EM SAÚDE MENTAL 

Resumo: De perto ninguém é normal é um programa da Rádio Universidade desenvolvido por usuários do Centro de Atenção Psicossocial Prado Veppo (CAPS) na cidade de Santa Maria. Atualmente os programas são elaborados nas Oficinas de Rádio no CAPS, coordenadas por profissionais da equipe técnica em saúde mental e conta com a participação de uma média de 10 usuários. Os CAPs são serviços que integram a Rede de Atenção à Saúde Mental do Sistema Único de Saúde (SUS), destinadas a oferecer atenção psicossocial a pessoas com transtornos ou sofrimento mental severo e persistente, com o objetivo de substituir o modelo hospitalocêntrico, buscando preservar a cidadania e os vínculos sociais. Deste modo, as Oficinas de Rádio são oferecidas como atividades sócio-terapêuticas que buscam estimular a integração social, bem como a construção e fortalecimento da autonomia dos usuários. Além disso, os programas veiculados pela rádio se colocam como um dispositivo importante para a ampliação da comunicabilidade dos usuários com a comunidade de Santa Maria, mobilizando-a e sensibilizando-a da importância de assuntos referentes à saúde mental. A proposta deste Projeto de Extensão é formalizar e fortalecer a parceria já estabelecida entre a Rádio Universidade da UFSM e o CAPS Prado Veppo, propondo a inclusão de estudantes da Universidade para contribuírem com ações interdisciplinares, construtivas e participativas nas atividades da Oficina. O projeto visa fortalecer a organização e planejamento do grupo na elaboração dos programas, assim como potencializar as habilidades comunicativas e criativas dos participantes. Este projeto propõe também contribuir para o resgate histórico desse programa que ocorre há mais de duas décadas, tendo se tornado extremamente significativo no avanço das tecnologias de cuidado em saúde mental da cidade, buscando documentar e sistematizar o material arquivado no CAPS sobre as atividades já desenvolvidas com a Radio Universidade. Dessa forma, de março de 2023 a março de 2025 serão realizadas as seguintes atividades: participação nas oficinas da Radio, planejamento dos programas a serem gravados, apoio individual aos usuários para explorar e desenvolver talentos e habilidades, acompanhamento e suporte nas gravações dos programas diretamente na rádio, bem como a compilação, organização e tratamento dos arquivos históricos do programa da rádio. Esta parceria busca contribuir para a promoção de saúde mental e a reabilitação psicossocial através da articulação e aproximação dos usuários do CAPS com os dispositivos sociais e culturais oferecidos pelos meios de comunicação, colaborando para o processo de resgate da cidadania e o cuidado em liberdade, possibilitando às pessoas em sofrimento mental um novo lugar social junto à comunidade e a possibilidade de construção de novos projetos de vida. À comunidade acadêmica tem-se a oportunidade de aprender, com usuários, a própria história e vivências das políticas e práticas de saúde mental em Santa Maria, pelo olhar e pela voz de um grupo que, por mais de duas décadas, promove saúde mental rompendo estigmas sobre os sujeitos e os meios de produção de conhecimento no ambiente acadêmico. 

Coordenador: SILVIO JOSE LEMOS VASCONCELLOS

Projeto: Treinamento de habilidades sociais e capacitação para estudantes e professores de uma escola pública 

Resumo: O Programa de Pós-Graduação em Psicologia ? PPGP da Universidade Federal de Santa Maria ? UFSM volta-se para a formação de profissionais qualificados em recursos humanos, tanto no que se refere à docência como à pesquisa, que venham contemplar demandas regionais, incluindo atividades de extensão pertinentes para a região central do estado. Nesse sentido, o projeto de extensão ?Treinamento de habilidades sociais e capacitação para estudantes e professores de uma escola pública? visa oferecer um espaço de autoconhecimento para o seu público alvo, fomentando habilidades sociais para aprimorar os comportamentos e manejos na relação aluno-professor e professor-aluno. O projeto será realizado em uma escola estadual de educação básica, na cidade de São Pedro do Sul. O período de execução será entre o mês de abril a dezembro de 2019. Espera-se que, por intermédio do projeto, os participantes possam conseguir estabelecer um melhor relacionamento interpessoal e intrapessoal e também que sirva de capacitação para os professores conseguirem desenvolver diferentes habilidades sociais, não somente no período de realização do treinamento e sim ao longo de todo o período letivo. 

Coordenadora: TAIS FIM ALBERTI

Projeto: A PSICOLOGIA VAI PARA A ESCOLA: ARTICULANDO SABERES E FAZERES 

Resumo: A ação extensionista proposta, pretende desenvolver oficinas temáticas na interface psicologia/escola. Esse projeto se constitui no cruzamento da psicologia escolar e a psicologia social, tomando como base a psicologia sócio-histórica de Vygotsky, a teoria crítica da sociedade (Escola de Frankfurt – Habermas 1981) e a teoria dialógica-problematizadora de Freire. Tem como objetivo Implementar, acompanhar e avaliar oficinas temáticas na interface psicologia e educação. Pretende-se, levantar as situações-problema junto à comunidade escolar e conduzir a participação de todos, valorizando os conhecimentos prévios desses sujeitos e seu contexto histórico, social e cultural pela busca de soluções viáveis-possíveis para a (s) problemática (s) levantada (s). Ainda, a prática extensionista na escola visa movimentar, em direção à mudança, a ação de todos os que participam do processo de ensino-aprendizagem para a construção de sentidos coletivos. Adotar-se-á como metodologia de trabalho a pesquisa construtivista. Na primeira fase, se buscará um conhecimento amplo e geral sobre o contexto histórico, social e cultural da comunidade escolar, a fim de investigar suas necessidades/potencialidades. Na segunda fase, a partir dos dados obtidos na primeira, se planejará as oficinas de trabalho de forma coletiva, buscando soluções viáveis-possíveis dos problemas sinalizados pela própria comunidade escolar. Na terceira fase, se fará avaliação e reflexão das oficinas trabalhadas e das temáticas abordadas para rever avanços e obstáculos na ação desenvolvida. Como resultados, espera-se construir processos emancipatórios, ou seja, empoderar a escola para a resolução de suas problemáticas a partir de seus agentes internos. Pretende-se que os sujeitos envolvidos nessa ação de extensão se comprometam e se responsabilizem, social e politicamente, com a democratização da sociedade; bem como, com a construção de conhecimento crítico, cuja relação teoria e prática seja indissociável. O projeto será realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Diácono João Luiz Pozzobon. 

SAÚDE, DESENVOLVIMENTO E CONTEXTOS SOCIAIS

 

 

Coordenadora: ALINE CARDOSO SIQUEIRA

Projeto: ATENDIMENTO PSICOLÓGICO CLÍNICO ESPECIALIZADO VOLTADO PARA AS DEMANDAS DO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES 

Resumo: O presente projeto de extensão visa à oferta de atendimento psicológico a crianças e aos adolescentes em situação de acolhimento institucional, em processo de adoção, como também às suas famílias adotivas. Nesse sentido, tem como objetivo proporcionar um espaço de escuta a população infanto-juvenil; acolher as histórias de violência presentes na trajetória de vida das crianças e adolescentes com vistas à superação; e, orientar os acolhidos e profissionais que atuam no atendimento a estes. A ação extensionista será realizada na clínica escola do curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria, no primeiro e segundo semestre de 2020. Participarão crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional na Instituição Beneficente Lar de Miriam e Mãe Celita. A ação será desenvolvida por estudantes de graduação do curso de Psicologia da UFSM. Quanto aos encaminhamentos das crianças e adolescentes para o atendimento clínico, os mesmos ocorrem a partir das demandas que a equipe técnica da instituição de Acolhimento identifica. Os atendimentos serão realizados de maneira individual, semanalmente e terão duração de 50 minutos aproximadamente. Os atendimentos terão como referência metodológica a psicanálise. Quanto àqueles em processo de adoção, a ação extensionista oferecerá também atendimento breve aos pais adotivos com o objetivo de auxiliá-los no processo de construção da parentalidade e formação da família. A partir da ação, espera-se que crianças e adolescentes acolhidos possam elaborar suas vivências pessoais e institucionais, minimizar os sintomas apresentados, mudar os comportamentos e construir um novo projeto de vida. Além disso, espera-se promover o rompimento do ciclo de violência, possibilitando a não repetição de situações vivenciadas, reduzindo também problemas de doença mental. Também se espera que os atendimentos aos pais adotivos os ajudem a consolidar a parentalidade e fortalece-los enquanto cidadãos de direitos e deveres.

Coordenadora: DORIAN MONICA ARPINI

Projeto: Ressignificando a percepção da comunidade sobre a atuação dos Conselheiros Tutelares 

Resumo: Ressignificar a percepção da comunidade acerca do trabalho dos CT através da realização de um material informativo contendo as atribuições dos CT e divulgação através da midias Radio/TV da UFSM em programas abordando a temática dos direitos da infância e adolescência. Espera-se desconstruir concepções negativas do trabalho dos CTs e ampliar a aproximação entre estes e a Comunidade.

Coordenadora: JANA GONCALVES ZAPPE 

Projeto: NÚCLEO INTERDISCIPLINAR EM DESENVOLVIMENTO INFANTIL: INTERVENÇÕES CLÍNICAS E EDUCACIONAIS MUSICAIS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA 

Resumo: Este programa de extensão abrange três grandes projetos de extensão: a realização do seminário interdisciplinar em desenvolvimento infantil, o atendimento de crianças de zero a seis anos por equipe interdisciplinar em estratégias educacionais e clínicas; o matriciamento de profissionais que atuam nessa faixa etária. Enquanto o projeto de realização do seminário interdisciplinar em desenvolvimento infantil se realiza a cada dois anos com participação de profissionais e estudantes da graduação e pós-graduação da UFSM e da rede, os atendimentos clínicos e educacionais das crianças nessa faixa etária ocorrem nas clínicas-escola de Fonoaudiologia, Psicologia e no Centro de Educação da UFSM e abrange ações interdisciplinares de Fonoaudiólogos, Psicólogos, Educadores, entre outros profissionais. Já o matriciamento profissional está sendo proposto a partir reuniões clínicas mensais com profissionais estudantes e ex-alunos do Núcleo Interdisciplinar em Desenvolvimento Infantil (NIDI ).

Coordenadora: NAIANA DAPIEVE PATIAS

Projeto: Psicologia Escolar e Educacional nas escolas de Educação Básica: diagnóstico e intervenções institucionais (PEDI) 

Resumo: O objetivo do projeto de extensão é realizar ações diagnósticas e intervenções institucionais em escolas de educação básica de Santa Maria, RS e região, com foco na prevenção e promoção de saúde de todos os atores institucionais. A ação extensionista se dará por meio do diagnóstico institucional avaliando as demandas de cada escola e, posteriormente, o planejamento de intervenções. Serão realizadas observações, entrevistas, escutas clínicas e atividades em grupo com crianças, adolescentes, professores, famílias e equipe pedagógica. O intuito é promover um espaço de acolhimento, escuta, discussões e reflexões sobre temas de interesse e necessidade de cada escola. Espera-se que a ação extensionista seja uma ferramenta de promoção de saúde e prevenção de riscos ao desenvolvimento de crianças, adolescentes, professores e toda a comunidade escolar, por meio das intervenções a nível institucional, de acordo com a necessidade de cada contexto. 

Coordenadora: SAMARA SILVA DOS SANTOS

Projeto: Projeto Transformar: ações com a comunidade

Resumo: O presente projeto de extensão tem como objetivo desenvolver ações direcionadas à comunidade de Santa Maria para promoção à saúde, prevenção de enfermidades e intervenções terapêuticas e psicoterapêuticas que colaborem para o cuidado de situações de sofrimento, por meio de um conjunto de práticas e atividades que envolvem atendimento direto a população. Por meio de uma parceria com a Clínica de Estudos e Intervenções em Psicologia (CEIP) e com o Departamento de Psicologia, será oferecido à comunidade atendimento psicológico. As ações serão desenvolvidas por estudantes do curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria, sob a supervisão de profissional da Psicologia, fundamentadas na abordagem Cognitivo-Comportamental. 

Projeto: Psicologia e educação básica: construindo ações coletivas 

Resumo: Esse projeto é uma iniciativa que resultou de um projeto de extensão intitulado: ?Psicologia vai para a escola: articulando saberes e fazeres?. É uma iniciativa de um grupo de professoras do Departamento de Psicologia, voltado à formação continuada de professores por meio de realização de oficinas que trabalham o enfrentamento das mais variadas formas de violência contra crianças e adolescentes, reforçando assim a garantia dos direitos dessa população. A proposta desse projeto tem como objetivo instrumentalizar profissionais da área da educação para o enfrentamento de situações de violação de direitos de crianças e adolescentes e para o desenvolvimento de estratégias para mediação/resolução de conflitos. O Projeto composto por três Módulos (encontros presenciais e também por atividades à distância via MOODLE). Serão trabalhadas com o grupo de professores as seguintes temáticas: mal-estar docente; gênero e sexualidade; comunicação não violenta.