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Política de Avaliação do Programa 

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Política de Avaliação do Programa

 Procedimentos empregados na autoavaliação

        A construção do processo de autoavaliação do PPGP tem recebido atenção desde 2018 e está sendo estruturado junto à elaboração do Planejamento Estratégico, descrito no campo específico da Plataforma, visando à institucionalização do processo. Trata-se de um processo que se articula com os processos de autoavaliação que estão sendo desenvolvidos no âmbito da UFSM, sob coordenação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) e da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), os quais estão descritos no link https://www.ufsm.br/reitoria/avaliacao/autoavaliacao-da-pos-graduacao. Atualmente, o PPGP realiza quatro reuniões anuais com discentes, docentes e servidora técnico-administrativa, para avaliação qualitativa dos processos de ensino, pesquisa e extensão, sempre no início e final de cada semestre. Essas reuniões têm oportunizado a realização de uma autoavaliação qualitativa e o levantamento de estratégias de enfrentamento das dificuldades apontadas. Para institucionalização do processo de autoavaliação, essas reuniões serão mantidas e será adotada a realização de outra modalidade de reunião ampliada de autoavaliação qualitativa, com frequência semestral e participação de discentes, docentes, servidora técnico-administrativa, egressos e representantes de instituições parceiras, a exemplo daquelas que relacionam-se com o desenvolvimento de pesquisas e ações de inserção social, e aquelas em que os discentes e egressos atuam profissionalmente, envolvendo principalmente representantes de instituições de saúde e de outras IES, considerados como participantes externos. Além disso, são utilizados os resultados dos instrumentos e procedimentos já adotados pela UFSM, disponíveis em https://www.ufsm.br/reitoria/avaliacao/, e serão criados instrumentos específicos de autoavaliação, com questões abertas e fechadas, tomando como base os instrumentos e resultados do processo de elaboração do Planejamento Estratégico do PPGP, a serem aplicados periodicamente com participação de discentes, docentes, servidores técnico-administrativos, egressos e participantes externos.

Execução da auto avaliação do Programa

  •  reuniões virtuais e presenciais com a comunidade PPGP, oportunidades em que foram coletadas percepções e contribuições à proposta de autoavaliação;
  • reuniões institucionais promovidas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP/UFSM), oportunidades em que representantes do PPGP foram capacitados ao processo de elaboração do planejamento estratégico do curso.

Analise do ambiente interno

Pontos Fortes

Ponto Fracos

  • Localização estratégica na região central do Estado do Rio Grande do Sul;
  • Qualificação do corpo Docente;
  • Concentração das pesquisas na área de Psicologia em Saúde, alinhada com demandas emergentes na ciência, na política e na atuação profissional;
  • Infraestrutura suficiente;
  • Ampla rede de contatos através de participação em eventos e redes de pesquisadores;
  • Participação e desenvolvimento de atividades de inserção social pelos grupos de pesquisa, fortalecendo a inserção local e regional do PPGP;
  • Corpo discente de origens regionais diversas;
  • Um dos poucos programas em IES pública no interior do Estado;
  • Programa com Mestrado e Doutorado;
  • Pouca concorrência com outros PPGPs;
  • Carga horária e duração de curso adequada para os discentes;
  • Reconhecimento nacional das pesquisas e dos pesquisadores;
  • Apoio da Instituição;
  • Apoio da Coordenação de Área da Psicologia na CAPES;
  • Processo seletivo necessita aprimoramento no sentido de identificar os discentes com perfil para investir na formação em todos os níveis (ensino, pesquisa e extensão);
  • Pequeno número de docentes;
  • Dinâmica de circulação das informações com falhas;
  • Necessidade de aprofundar a intersecção entre os grupos e projetos de pesquisa;
  • Doutorado em implementação;
  • Necessidade de ampliar divulgação e reconhecimento internacional das pesquisas;

Análise do ambiente externo

Oportunidades 

Ameaças

  • Interlocução com outras IES em ações de intercâmbio e apoio mútuo;
  • Divulgação do trabalho desenvolvido a nível nacional e internacional;
  • Captação de alunos de diferentes regiões;
  • Desenvolver ações de inserção social de forma mais coletiva no Programa;
  • Integração com a graduação em psicologia;
  • Suprir a necessidade de qualificação dos profissionais da área;
  • Oportunizar crescimento profissional;
  • Promoção de eventos da área;
  • Desenvolver sistema de cotas na seleção.
  • Políticas públicas nacionais para a Pós-Graduação;
  • Alterações recentes nos critérios de avaliação CAPES;
  • Desvalorização dos estudos da área de humanidades;
  • Políticas Governamentais das IES;
  • Lentidão dos processos editoriais em periódicos nacionais;
  • Restrição orçamentária (teto de gastos);

Os principais resultados estão sistematizados

 1) Necessidade de estabelecimento dos objetivos estratégicos a serem alcançados a curto, médio e longo prazos, assim como o delineamento de objetivos operacionais e delimitação dos planos de ação, os quais listamos a seguir.

Objetivos Estratégicos

Desafios

Objetivo Estratégico 1:  Fomentar a internacionalização, em sintonia com os seguintes desafios do PDI

  • Desafio 1 – Internacionalização;
  • Desafio 2 – Educação Inovadora e Transformadora com excelência acadêmica; 
  • Desafio 5 – Modernização e desenvolvimento organizacional.

Objetivo Estratégico 2: Atingir excelência em qualidade no PPGP, em sintonia com os desafios do PDI

  • Desafio 2 – Educação Inovadora e Transformadora com excelência acadêmica;
  • Desafio 6 – Desenvolvimento local, regional e nacional.

Objetivo Estratégico 3: Desenvolver ações afirmativas de inclusão social no Programa, em consonância com os desafios do PDI

  • Desafio 3 – Inclusão social;
  • Desafio 6 – Desenvolvimento local, regional e nacional.

Objetivo Estratégico 4: Fortalecer a inserção social do PPGP, em sintonia com os desafios do PDI

  • Desafio 2 – Educação Inovadora e Transformadora com excelência acadêmica;
  • Desafio 6 – Desenvolvimento local, regional e nacional.

Objetivo Estratégico 5: Incentivar a interação com a Graduação e demais Programas, em consonância com os desafios do PDI

  • Desafio 1 – Internacionalização;
  • Desafio 2 – Educação Inovadora e Transformadora com excelência acadêmica

Objetivo estratégico 6: Otimização e aprimoramento dos processos de comunicação interna e externa do Programa, em consonância com o desafio 5 do PDI – Modernização e desenvolvimento organizacional.

  • Desafio 1 – Internacionalização;
  • Desafio 2 – Educação Inovadora e Transformadora com excelência acadêmica

  2) Necessidade de estabelecer os Objetivos Operacionais e respectivos planos de ação

Objetivos operacionais

Planos de Ação

Objetivo Operacional 1: Buscar acordos bilaterais com outras IEs para realização de pesquisas multicêntricas e realização de estágios de doutorado na modalidade Sanduíche.

Plano de Ação 1: Criar incentivos para a realização de estágios e visitas técnicas no exterior

  • Por quê? Para fomentar o processo de internacionalização.
  • Onde? Em Instituições internacionais.
  • Quando? A partir de 2022.
  • Por quem? Por comissão, composta por docentes e discentes do Programa.
  • Como? Através de parcerias com Professores e Instituições internacionais.
  • Quanto? A atividade tem um custo variável dependendo do tamanho do investimento, deslocamento e proporção.

Objetivo Operacional 2: Realizar pesquisas e publicações em conjunto com pesquisadores de IES estrangeiras.

Plano de Ação 2: Participar de projetos e produções em conjunto com pesquisadores estrangeiros.

  • O que? Participar de projetos com outras instituições do exterior bem como produções acadêmicas em conjunto com pesquisadores estrangeiros.
  • Por quê? Expandir o processo de internacionalização e melhoria na qualidade dos trabalhos produzidos pelo programa.
  • Onde? No PPGP
  • Quando? A partir do segundo semestre de 2022.
  • Por quem? Por docentes e discentes do Programa e membros de Instituições do exterior.
  • Como? Através das parcerias com instituições do exterior e comunicação com professores e coordenadores de outras Instituições e pesquisadores.
  • Quanto? A atividade pode ser realizada sem custos específicos.

Objetivo Operacional 3: Ampliar número de docentes atuando no PPGP

Plano de Ação 3: Atualizar os critérios de credenciamento, descredenciamento e recredenciamento para docentes

  • O que? Atualizar os critérios de credenciamento, descredenciamento e recredenciamento para docentes
  • Por quê? Para que os critérios destes processos sejam claros e o Programa possa ampliar o número de docentes, garantindo que eles contemplem exigências estabelecidas pela área.
  • Onde? Na documentação interna do PPGP
  • Quando? A partir do segundo semestre de 2022.
  • Por quem? Por comissão, composta por docentes do Programa.
  • Como? Por meio de reuniões para alinhamento dos critérios que serão propostos, organização das ideias e posterior construção do documento.
  • Quanto? A atividade pode ser realizada sem custos específicos.

Objetivo Operacional 4: Incentivar a produção dos professores e reorganizar distribuição de projetos nas linhas de pesquisa

 

Plano de Ação 4.1: Qualificar a produção docente

  • O que? Equilibrar a produção docente e alinhar projetos e linhas de pesquisa.
  • Por quê? Para que haja um equilíbrio na produção docente entre as linhas de pesquisa do Programa e um aumento da produção qualificada
  • Onde? Nas atividades desenvolvidas pelos docentes do PPGP
  • Quando? A partir de 2022.
  • Por quem? Pelos docentes.
  • Como? Através reuniões de acompanhamento e incentivo dos docentes, realizadas de forma periódica pela coordenação do PPGP, a fim de compreender o investimento em projetos e na produção qualificada e estabelecer metas para esta produção.
  • Quanto? A atividade pode ser realizada sem custos específicos.

Plano de Ação 4.2: Reorganizar as linhas de pesquisa do Programa

  • O que? Avaliar e reorganizar as linhas de Pesquisa existentes no PPGP.
  • Por quê? Para que o Programa possa, por meio de definições mais assertivas, potencializar e qualificar sua produção nas linhas definidas.
  • Onde? No PPGP.
  • Quando? A partir do segundo semestre de 2021.
  • Por quem? Por comissão, composta por docentes e discentes do Programa.
  • Como? Inicialmente, será realizada uma pesquisa para analisar a produção do Programa, para que seja possível, então, dar-se início a uma discussão em conjunto com os demais docentes e discentes, a fim de avaliar a atual definição das linhas e as possibilidades existentes de novas divisões.
  • Quanto? A atividade pode ser realizada sem custos específicos.

Objetivo Operacional 5: Aperfeiçoar a formação discente para o ensino

Plano de Ação 5: Aperfeiçoar a formação didático-pedagógica dos discentes para o ensino

  • O que? Criar componentes curriculares que ofereçam recursos para o ensino inovadores e baseados em novas tecnologias educacionais.
  • Por quê? Para que a formação ofereça estratégias para o ensino que sejam inovadoras e atendam às demandas emergentes da área.
  • Onde? No Projeto Político Pedagógico do PPGP
  • Quando? A partir do segundo semestre de 2021.
  • Por quem? Por comissão, composta por docentes e discentes do Programa, com o apoio de outras instâncias da UFSM, em especial o Núcleo de Tecnologia Educacional da UFSM.
  • Como? Por meio de um Grupo de Trabalho que avaliará as demandas e recursos disponíveis para criação de novos componentes curriculares.
  • Quanto? A atividade pode ser realizada sem custos específicos.

Objetivo Operacional 6: Implementar ações afirmativas para o ingresso e permanência na Universidade

Plano de Ação 6: Fomento às ações afirmativas de inclusão social no Programa

  • O que? Definir critérios de avaliação para promoção de um Processo Seletivo mais inclusivo, conforme normativas da UFSM.
  • Por quê? Para que os critérios destes processos passem a ter vigência no Programa, e o PPGP cumpra o seu papel colaborando com o acesso à educação superior para mais pessoas.
  • Onde? Na documentação interna do PPGP
  • Quando? A partir do segundo semestre de 2021.
  • Por quem? Por comissão, composta por docentes e discentes do Programa, com o apoio de instâncias superiores da UFSM.
  • Como? Em um primeiro momento, é necessário que seja feita uma pesquisa para entender como se dá o desenvolvimento de políticas de inclusão social em outros Programas de Pós-Graduação, podendo ser feita por meio de contato com outros Programas da UFSM, bem como com Programas de outras IES, sendo estes da área da Psicologia ou não. Ademais, faz-se necessário também realizar uma consulta aos órgãos superiores da UFSM responsáveis pela implementação dessas políticas para orientação e adequação do que fora desenvolvido e proposto.
  • Quanto? A atividade pode ser realizada sem custos específicos.

Objetivo Operacional 7: Revisão dos critérios avaliativos do Processo Seletivo para ingresso no Programa

Plano de Ação 7: Reavaliação dos critérios avaliativos utilizados para organizar o Processo Seletivo

  • O que? Reavaliar as exigências definidas como critérios de seleção ou classificação para o Processo Seletivo do Programa
  • Por quê? Para que os critérios destes processos sejam mais claros e objetivos entre os membros avaliadores, de forma que sejam selecionados discentes com perfil para o investimento nas atividades da pós-graduação.
  • Onde? No PPGP.
  • Quando? A partir do segundo semestre de 2021
  • Por quem? Por comissão composta por docentes, discentes e egressos do Programa.
  • Como? Por meio de reuniões para revisão dos critérios e processos já existentes e recorrentes, com o objetivo de traçar parâmetros para os novos critérios que serão propostos.
  • Quanto? A atividade pode ser realizada sem custos específicos.

Objetivo Operacional 8: Sistematizar a realização de ações de inserção social envolvendo as Linhas de Pesquisa e o Programa como um todo

 

Plano de Ação 8.1: Realizar um levantamento das ações de inserção social em curso

  • O que? Concentrar as informações de todas as ações realizadas pelos grupos de pesquisa do Programa.
  • Por quê? Para que exista um registro de todas as atividades que estão ocorrendo no Programa, socializando as informações e possibilitando a colaboração entre grupos.
  • Onde? No PPGP
  • Quando? Primeiro semestre de 2022.
  • Por quem? Pela secretaria do Programa.
  • Como? Em um primeiro momento coletando informações com os grupos de pesquisa para entender como se dão as atividades. Em seguida a isso as informações devem ser compiladas em uma planilha que deverá ser anexada no site e encaminhada por e-mail.
  • Quanto? A atividade pode ser realizada sem custos específicos.

Plano de Ação 8.2: Sistematizar e criar ações de inserção social do Programa

  • O que? Criação e implementação de ações de inserção social integradas, no mínimo uma de cada linha de pesquisa
  • Por quê? Para fortalecer a inserção social do Programa na comunidade local e regional, bem como interligar todos os grupos de pesquisa do Programa.
  • Onde? No PPGP.
  • Quando? Segundo semestre de 2021.
  • Por quem? Por comissão, composta por docentes, discentes e egressos do Programa.
  • Como? Definir demandas emergentes em comum dentro das Linhas de Pesquisa, estruturar e efetivar as ações.
  • Quanto? A atividade pode ser realizada com ou sem custos específicos.

Objetivo Operacional 9: Fortalecer a relação dos docentes e discentes com a o processo editorial de Revistas Científicas já existentes

Plano de Ação 9: Participar dos processos editoriais da Revista Sociais e Humanas, da UFSM, e de outras revistas da área.

  • O que? Participar como colaboradores ou responsáveis pelo processo editorial de Revistas Científicas, como a Revista Sociais e Humanas do CCSH.
  • Por quê? Para fortalecer a aproximação do público interno do PPGP com os processos de produção de uma Revista Científica, a fim de promover um amadurecimento desses docentes e discentes para a análise das possibilidades de criação de uma revista própria do PPGP.
  • Onde? No Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM e em outras IES.
  • Quando? Até 2022.
  • Por quem? Por docentes e discentes do Programa.
  • Como? Por meio de inscrição em editais de seleção para editoria de Revistas Científicas.
  • Quanto? A atividade pode ser realizada sem custos específicos.

Objetivo Operacional 10: Identificar dificuldades no processo comunicacional interno do Programa.

Plano de Ação 10: Promover uma pesquisa e coleta de percepção sobre os processos comunicacionais

  • O que? Elaboração de uma pesquisa e coleta de percepção com os discentes e docentes para identificar como avaliam os processos de comunicação do Programa.
  • Por quê? Para reconhecer de forma mais assertiva onde estão os gargalos nos processos de comunicação do Programa, para, na sequência, encontrar soluções adequadas.
  • Onde? No PPGP.
  • Quando? Segundo semestre de 2021.
  • Por quem? Por comissão, composta por docentes, discentes e egressos do Programa.
  • Como? Deve ser realizado em duas etapas, sendo a primeira a realização de um formulário, no Google Forms, com perguntas quantitativas direcionadas à avaliação de pontos do processo comunicacional do Programa, como linguagem utilizada, disposição das informações e canais utilizados, etc.. Em seguida, deve ser realizada a coleta de percepção qualitativa através de uma reunião, visando compreender e analisar respostas do formulário. Depois da análise das respostas, devem ser traçadas estratégias que melhorem a comunicação.
  • Quanto? A atividade pode ser realizada sem custos específicos.

Os instrumentos desenvolvidos e os relatórios síntese de autoavaliação são disponibilizados em aba específica no site do Programa, sendo também publicizados, por meio dos canais de comunicação interna, a todo corpo docente e discente. 

          Resultado Última avaliação – Aqui