Ir para o conteúdo PPGP Ir para o menu PPGP Ir para a busca no site PPGP Ir para o rodapé PPGP
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Planejamento Estratégico do PPG em Psicologia

 

 
Planejamento Estratégico

O Planejamento estratégico do Programa vem sendo constantemente repensado a partir das novas percepções decorrentes do processo de auto avaliação. Para a definição dos objetivos estratégicos foi realizada uma análise do Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2026 e o Plano de Gestão 2018-2021, ambos da UFSM, bem como documentos e a Ficha de Avaliação dos PPGPs da CAPES.

Com isso, o planejamento estratégico do PPGP e seus objetivos estão relacionados aos documentos citados, de acordo com as recomendações recebidas por parte da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFSM, que auxilia e acompanha a execução do Planejamento.

A partir do estabelecimento de metas e ações de curto, médio e longo prazo cotejadas com o perfil e a vocação do Programa foi possível identificar diversos pontos fortes e algumas fraquezas a serem superadas nos próximos anos. Ou seja, a partir da elaboração de um Plano de Ação foi possível a identificação dos pontos críticos ou deficiências do programa e delineamento de ações para “resolver” as limitações encontradas, conforme descrito a seguir:

Pontos fortes do Programa

  • Localização estratégica na região central do Estado do Rio Grande do Sul;
  • Qualificação do corpo Docente;
  • Concentração das pesquisas na área de Psicologia em Saúde, alinhada com demandas emergentes na ciência, na política e na atuação profissional;
  • Infraestrutura suficiente;
  • Ampla rede de contatos através de participação em eventos e redes de pesquisadores;
  • Participação e desenvolvimento de atividades de inserção social pelos grupos de pesquisa, fortalecendo a inserção local e regional do PPGP;
  • Corpo discente de origens regionais diversas;
  • Um dos poucos programas em IES pública no interior do Estado;
  • Programa com Mestrado e Doutorado;
  • Pouca concorrência com outros PPGPs;
  • Carga horária e duração de curso adequada para os discentes;
  • Reconhecimento nacional das pesquisas e dos pesquisadores;
  • Apoio da Instituição;
  • Apoio da Coordenação de Área da Psicologia na CAPES.

Pontos críticos ou deficiências

  • Processo seletivo necessita aprimoramento no sentido de identificar os discentes com perfil para investir na formação em todos os níveis (ensino, pesquisa e extensão);
  • Pequeno número de docentes;
  • Dinâmica de circulação das informações com falhas;
  • Necessidade de aprofundar a intersecção entre os grupos e projetos de pesquisa;
  • Doutorado em implementação;
  • Necessidade de ampliar divulgação e reconhecimento internacional das pesquisas;

Metas de curto prazo 

Metas de médio prazo

  Metas de longo prazo 

 
  • Incentivar a interação com a Graduação e demais Programas, em consonância com os desafios do PDI
  • Fortalecer a inserção social do PPGP, em sintonia com os desafios do PDI
  • Otimização e aprimoramento dos processos de comunicação interna e externa do Programa, em consonância com o desafio 5 do PDI – Modernização e desenvolvimento organizacional.
  • Incentivar a produção dos professores e reorganizar distribuição de projetos nas linhas de pesquisa
  • Revisão dos critérios avaliativos do Processo Seletivo para ingresso no Programa
  • Identificar dificuldades no processo comunicacional interno do Programa.
  • Atingir excelência em qualidade no PPGP, em sintonia com os desafios do PDI
  • Desenvolver ações afirmativas de inclusão social no Programa, em consonância com os desafios do PDI
  • Ampliar número de docentes atuando no PPGP
  • Aperfeiçoar a formação discente para o ensino
  • Implementar ações afirmativas para o ingresso e permanência na Universidade
  • Fomentar a internacionalização, em sintonia com os seguintes desafios do PDI
  • Buscar acordos bilaterais com outras IEs para realização de pesquisas multicêntricas e realização de estágios de doutorado na modalidade Sanduíche.
  • Realizar pesquisas e publicações em conjunto com pesquisadores de IES estrangeiras.
  • Sistematizar a realização de ações de inserção social envolvendo as Linhas de Pesquisa e o Programa como um todo
  • Fortalecer a relação dos docentes e discentes com a o processo editorial de Revistas Científicas já existentes

      Com relação à política de fixação e renovação do corpo docente cabe frisar que o PPGP/UFSM mantém uma vinculação estável de seus docentes. O credenciamento de novos docentes, nos termos do Regulamento do Programa, ocorre prioritariamente a cada dois anos mediante atendimento de critérios qualitativos definidos pelo Colegiado e divulgados por meio de Edital específico no site do PPGP, dentre eles: produção científica relevante, desenvolvimento de pesquisa ligada à área e linhas de pesquisa do curso e proposta fundamentada de disciplina a ser ministrada em caso de credenciamento.

    Em relação ao planejamento para o acompanhamento dos egressos, o Programa prospecta ampliar as atividades já executadas por meio da adoção de um aplicativo para smartphone que está sendo desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria. Em que pese a taxa de resposta aos questionários enviados periodicamente pela Coordenação do Curso seja alta, o gerenciamento dos dados será facilitado pela implementação dessa ferramenta que a UFSM disponibilizará a todos os cursos de pós-graduação até a metade do próximo quadriênio. As informações sobre esse processo de acompanhamento dos egressos encontram-se disponíveis junto ao site do Programa e no campo específico sobre egressos no presente relatório.

 Relatório final do planejamento estratégico do PPGP de 2021 Aqui.