Ir para o conteúdo PPGOP Ir para o menu PPGOP Ir para a busca no site PPGOP Ir para o rodapé PPGOP
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projetos de Pesquisa

 

Linha de Pesquisa

Projeto por Docente

INOVAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DE SISTEMAS E PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

 

 

 

 

 

 

 

Coordenador: BRENO AUGUSTO DINIZ PEREIRA

Projeto: IMPLANTAÇÃO DE FERRAMENTAS GERENCIAIS SOB NA PERSPECTIVA DA NEW PUBLIC MANANGEMENT (NPM)

Resumo: A NPM representa um conjunto de premissas e valores sobre como organizações públicas devem ser constituídas, organizadas e gerenciadas de forma a obter os melhores resultados. Ao focar na eficiência, no controle e na gestão por resultados, a NPM adota uma perspectiva tecnocrática, tendo como base uma independência necessária entre a política e a gestão pública, revisitando assim a dicotomia política-Administração Pública. Estudos relacionados a NPM remete a um conjunto complexo e variado de transformações focadas no controle de custos, eficiência, na capacidade orçamentária e descentralização do poder gerencial, além da criação de mecanismos de mercado baseados em novas formas contratuais e mecanismos de prestação de contas. De forma geral, as teorias relacionadas à NPM estão baseadas em uma racionalidade econômica e em relações claras entre objetivos, ações e resultados, associadas a sistemas de incentivos baseados em recompensas e punições. São temas de interesse governança pública na perspectiva da NPM, eficácia dos processos, transparência, melhoria de processos, estabelecimento de melhores práticas, implantação de novas rotinas de trabalhos, avaliação dos resultados no setor público

Coordenador: DAVID LORENZI JUNIOR

Projeto: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE EM GESTÃO PÚBLICA

Resumo: Proporcionar a melhoria contínua dos processos na gestão pública com a implementação de ferramentas gerenciais que flexibilizem, com eficiência e efetividade as ações públicas na busca da excelência dos serviços prestados à sociedade.

 

Coordenadora: DEBORA BOBSIN

Projeto: TECNOLOGIAS NO TERCEIRO SETOR

Resumo: As organizações do Terceiro Setor surgem de iniciativas particulares para a resolução de questões coletivas. O crescimento dessas organizações ressalta a relevância do associativismo na sociedade civil e chama a atenção para as suas particularidades estruturais. No Brasil, a partir da década 90, os Terceiro Setor se fortaleceu como um instrumento de desenvolvimento social, econômico e cultural (CGI.br, 2015). Essas organizações são importantes instrumentos de mudança na sociedade, de modo que a tecnologia tem se configurado como uma que auxilia na realização dessa missão (BURT; TAYLOR, 2003). Apesar de serem evidentes os benefícios das tecnologias para consecução dos objetivos organizacionais, nem sempre essas ferramentas estão acessíveis às organizações sem fins lucrativos, visto que o acesso aos recursos (humanos, financeiros, tecnológicos, etc.) ocorre a partir de uma lógica diferente da utilizada pelos negócios tradicionais. O presente projeto busca discutir o papel das diferentes tecnologias nas organizações do terceiro setor, a partir de diferentes metodologias de pesquisa como observação, análise de documentos e entrevistas.

 

Coordenador: EUGENIO DE OLIVEIRA SIMONETTO

Projeto: O PROCESSO DECISÓRIO E A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS

Resumo: A crescente geração de resíduos sólidos alerta a comunidade sobre a importância do consumo consciente e seu descarte correto, considerando os impactos que eles causam sobre o meio ambiente. Considerando que o objetivo de qualquer iniciativa de conscientização ambiental abrange a comunidade, as organizações públicas têm a responsabilidade de estimular posturas individuais e coletivas, através de políticas institucionais, no sentido de colaborar para o desenvolvimento sustentável da comunidade. O projeto visa o desenvolvimento de modelos decisórios para avaliação de cenários sobre geração, descarte e reciclagem dos resíduos gerados pelas organizações públicas.

 

Coordenador: JULIANO NUNES ALVES

Projeto: O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E MUDANÇAS TECNOLÓGICAS DAS ORGANIZAÇÕES AO LONGO DO TEMPO

Resumo: Para ter sucesso na concorrência cada vez mais acirrada, as empresas são obrigadas a compreender o seu ambiente de negócios com mais cuidado e obter novas habilidades no intuito de corresponder às necessidades de seus clientes e superar suas fraquezas frente de seus concorrentes, e para além de que pode fazer uso dos recursos e capacidades oferecidas pelos seus parceiros. Com o avanço constante das Tecnologias da Informação (TI) e a necessidade de adaptação às mudanças do mercado, as organizações precisam constantemente se ajustar para se manterem competitivas e a transformação digital é um dos principais desafios que vem ganhando destaque nos últimos anos como forma de impulsionar o desenvolvimento organizacional (ARANTES; PEREIRA; CASTRO; MINEIRO; OLIVEIRA, 2021). A disrupção digital e tecnológica, nos últimos anos tem se tornado um dos principais fatores que força as organizações a adaptarem sua cultura a uma condição de maior agilidade, tolerância ao risco e ações práticas capazes de atender ao demandado pelo mercado e pela sociedade e assim construir um novo mindset organizacional (MILLAR; LOCKETT & LADD, 2018, KANE, 2019). O presente projeto tem como objetivo principal: investigar e contribuir para o desenvolvimento organizacional através do estudo e implementação da teoria do processo em TI e TD. Isso inclui compreender de forma as tendências do mercado, identificar oportunidades de negócios, melhorar a eficiência dos processos internos, aumentar a satisfação dos clientes e promover o treinamento e desenvolvimento de competências para lidar com as novas tecnologias e soluções. O projeto busca explorar como as empresas podem adaptar-se e melhorar seus resultados em diferentes perspectivas, tais como social, econômica, ética, política e estrutural, tecnológica, big data e práticas de gestão organizacional, capazes de responder a todo esse cenário e contribuir para uma competitividade e sustentabilidade de longo prazo (DWIVEDI; HUGHES; ISMAGILOVA; AARTS; COOMBS; CRICK; WILLIAMS, 2021). Em suma, a investigação em inovações em TI e transformação digital é fundamental para o desenvolvimento organizacional.

Coordenador: LEANDER LUIZ KLEIN

Projeto: APLICAÇÃO DOS CONCEITOS LEAN NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Resumo: A administração pública no Brasil possui diversas dificuldades na sua execução. Fatores como morosidade de processos, burocracia administrativa e má gestão de recursos repercutem em baixa produtividade, pouca eficácia, altos gastos públicos e desperdícios, que afetam direta ou indiretamente a prestação de serviços públicos à sociedade em geral. Aspectos como os citados, não são unívocos ao setor público; empresas do setor privado também enfrentam dificuldades com a má gestão dos seus negócios. Para tanto, muitas delas tem passado a usar uma nova forma de gestão baseada na filosofia lean. Esta filosofia, aplicável às diversas áreas organizacionais, tem como foco a otimização de processos por meio da melhor utilização de recursos, redução de diversos tipos de perdas e de gastos administrativos. Em sua tradução literal, a palavra lean significa ?enxuto?, e essa filosofia de pensamento e administração alcançou grande notoriedade mundial, principalmente entre organizações do setor privado. Sua aplicação em organizações públicas ainda é pouco praticada, mas não menos eficaz, tendo em vista alguns casos já estudados no Brasil e em outros países. Isto posto, esse projeto tem como foco a aplicação dos conceitos lean na área da administração pública como uma forma de transformar seus processos e repensar a maneira de fazer gestão. O objetivo principal desse projeto é identificar e analisar como os conceitos e ferramentas lean podem ser aplicadas na administração pública brasileira, e evidenciar os benefícios e obstáculos dessa filosofia de gestão. Para tanto, pretende-se realizar pesquisa em diferentes organizações públicas visando à especificação de valor e redução de perdas nos processos administrativos, à aplicação das ferramentas envolvidas e os resultados e impactos para a organização pesquisada e a satisfação geral aos beneficiários e usuários do serviço prestado.

Coordenador: MARCELO BATTESINI

Projeto: INOVAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DE SISTEMAS E PROCESSOS ADMINISTRATIVO

Resumo: Desenvolver abordagens inovadoras como as metodologias de planejamento, os ganhos de eficiência e a modernização de sistemas administrativos, centradas em princípios de enfoque do cidadão; Compreender e alicerçar propostas de processos e sistemas administrativos inovadores que resultem em ganhos de eficiência garantindo a melhoria contínua da máquina pública; Avaliar os impactos desses novos sistemas e processos na vida das pessoas/servidores sejam no âmbito município, estadual ou nacional.

Coordenador: MAURI LEODIR LOBLER

Projeto: IMPACTO DA ADOÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES

Resumo: O entendimento do e-Gov como política pública no Brasil e de sua utilização como instrumento de interação com os cidadãos faz-se necessário com a evolução da tecnologia da informação e seu uso nas organizações, e, portanto, torna-se extremamente importante para uma melhor gestão pública. Por meio da disponibilização de informações e serviços na Internet, esse projeto visa identificar os fatores que contribuem para a efetividade do sítio da Receita Federal e os fatores que conduzem um cidadão a buscar atendimento presencial para serviços que também podem ser realizados através da internet. As referências à Receita Federal como um órgão de destaque no uso das novas tecnologias da informação e comunicação se traduzem no elevado número de atendimentos online anualmente efetuados pelo órgão. Mesmo com todo esse avanço, ainda se constata, verificando-se estatísticas do atendimento presencial, uma busca por muitos cidadãos desse atendimento em detrimento aos serviços também oferecidos na internet. A Receita Federal como parâmetro para desenvolvimento desse projeto, com características de estudo de caso, com objetivo de criar instrumentos avaliativos de seu sítio na prestação de serviços aos cidadãos e identificar os fatores que contribuem para a sua efetividade ou que conduzem o cidadão a procurar o atendimento presencial justificam-se tanto pela importância desse órgão para o Estado Nação brasileiro, quanto pela relevância de seu bom funcionamento para a gestão pública nacional. A operacionalização da pesquisa compreende, num primeiro momento, um caráter exploratório de natureza qualitativa, para em um segundo momento, assumir um caráter descritivo de natureza quantitativa, desse modo, a análise de dados inclui a ligação de abordagens quali-quantitativas.

FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO E CONTROLE DA GESTÃO PÚBLICA

Coordenadora: CAMILA DE MOURA VOGT

Projeto: IMPACTOS DO FUNDOPEM/RS SOBRE O EMPREGO E SEUS TRANSBORDAMENTOS REGIONAIS NO RIOGRANDE DO SUL, 2010-2020

Resumo: Os objetivos deste projeto são: a) analisar o efeito do Fundopem sobre o emprego do setor industrial nas regiões ou municípios onde houve incentivos do Programa; e b) analisar o efeito do emprego industrial sobre o emprego dos demais setores econômicos nas regiões ou municípios do Rio Grande do Sul. O efeito do Programas e transmite na economia através de vários canais. Primeiro, cria empregos diretos no próprio setor industrial. Segundo, cria empregos indiretos em seus fornecedores de insumos e matérias primas no próprio município e em outros municípios. Terceiro, aumenta a massa salarial no setor industrial e nos seus fornecedores, que será usada na aquisição de outros produtos gerando empregos induzidos. Ademais, pretende-se avaliar quais os setores com maiores potenciais de geração de empregos nas localidades, bem como as características dos empregos que possuem maior multiplicador. Assim, utilizando diferentes metodologias, a meta é mensurar esses impactos diretos, indiretos e induzidos, bem como mensurar os seus efeitos de transbordamentos sobre municípios próximos aos que tiveram incentivos do Programa. Ao final pode-se tirar conclusões robustas sobre a efetividade do Fundopem no alcance de seus objetivos e, por consequência, se os recursos públicos destinados pelo Programa estão proporcionando o retorno esperado. Para atingir os objetivos definidos, o trabalho será feito em três etapas. Primeiro, estima-se o impacto do Programa Fundopem sobre o emprego no setor industrial. Posteriormente, estima-se os efeitos da mudança no emprego industrial sobre o emprego dos outros setores e finalmente são analisados os efeitos de derramamento (Spillover) entre os municípios gaúchos a partir de analises espaciais. Dessa forma, na primeira etapa serão aplicados os métodos Propensity Score Matching (PSM) e Diferenças em Diferenças, na segunda etapa será usado o método de multiplicadores locais de emprego de Moretti (2010) e finalmente serão feitas análises espaciais a partir dos indicadores de I de Moran, Local Indicators ofSpatial Autocorrelation (LISA) e econometria espacial com dados em painel.

Coordenador: DANIEL ARRUDA CORONEL

Projeto: GESTÃO PÚBLICA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Resumo: O objetivo deste projeto é o de verificar o impacto da Reforma Gerencial do estado, iniciada no Governo Fernando Henrique Cardoso, nas instituições públicas tendo por base o modelo teórico formulado por Bresser-Pereira.

Coordenador: JOSE ALEXANDRE MAGRINI PIGATTO

Projeto: REGULAÇÃO FINANCEIRA E ACCOUNTABILITY NO SETOR PÚBLICO

Resumo: As finanças públicas se pautam pelo curto prazo. Apesar de existir instrumentos de planejamento de médio prazo no direito financeiro tais como o plano plurianual no Brasil e os medium term expenditure frameworks (MTEF) no contexto externo, a mensuração dos recursos empregados na sua execução enfatiza o momento do gasto, ou seja, quando a administração adquire os recursos. A existência de estoques de ativos e de passivos tem sido negligenciada nesse campo de estudos. Ativos se referem a potenciais futuros enquanto que passivos são redutores iminentes da capacidade prestação de serviços. Nesse cenário, a correta atribuição de responsabilidades (accountability) à gestão fica comprometida. Além da imprecisão no reconhecimento temporal do gasto, a identificação do local de consumo dos ativos públicos é limitada porque os sistemas de informação, em geral, não rastreiam a destinação ou consumo final dos estoques de ativos das entidades públicas. O objetivo do projeto é investigar a evolução da normatização orçamentária, contábil e de custos e sua contribuição no processo de responsabilização dos gestores públicos frente aos resultados alcançados na prestação de serviços públicos bem como dos impactos gerados por suas decisões.

Coordenadora: KALINCA LEIA BECKER

Projeto: AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E PROJETOS SOCIAIS

Resumo:  O projeto tem como objetivo avaliar as políticas públicas, nos mais diversos segmentos, e verificar suas relações com projetos sociais. A avaliação será pautada em métodos, prioritariamente quantitativos, com o objetivo de buscar indicadores para o monitoramento de tais políticas

Coordenadora: KELMARA MENDES VIEIRA

Projeto: AVALIAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA NA PERSPECTIVA DOS DIFERENTES AGENTES E USUÁRIOS

Resumo: Este projeto de pesquisa tem por objetivo avaliar a gestão pública sob a ótica dos agentes da gestão pública e dos usuários finais dos serviços prestados pelas mais diversas instituições públicas. Para tanto, utiliza-se principalmente de pesquisas surveys que visam: 1) identificar os fatores comportamentais, as percepções e os níveis de satisfação dos agentes/usuários com as diversas dimensões e características das políticas e serviços públicos oferecidos aos cidadãos; 2) avaliar o impacto das políticas e serviços públicos sobre o Bem-Estar e a Satisfação Global de Vida dos usuários; 3) apresentar alternativas para a melhoria ou ampliação das políticas e serviços públicos oferecidos aos cidadãos.

Coordenador: NELSON GUILHERME MACHADO PINTO

Projeto: DESEMPENHO E GOVERNANÇA DA GESTÃO PÚBLICA BRASILEIRA

Resumo: As organizações públicas possuem um importante papel dentro da sociedade, visto que uma série de serviços são estruturados e prestados à comunidade. Além disso, é de responsabilidade do Estado manter a ordem e oferecer serviços básicos para o cidadão. A necessidade de se obter maior eficiência nas esferas macroeconômica, pelo controle dos custos e maior impacto dos gastos públicos, e microeconômica, por meio da maximização dos serviços prestados, da satisfação dos usuários e da minimização dos custos, tem ampliado o debate a respeito da eficiência e eficácia na gestão pública. O desempenho é na verdade o que garante a sobrevivência e o sucesso de um processo, atividade ou organização. Dessa forma, o desempenho está ligado à execução e ao cumprimento de uma tarefa ou atividade. Entretanto, existem duas palavras para indicar e identificar o bom desempenho de uma organização. Na realidade, são duas formas de analisar as mesmas questões, que estão relacionadas à eficiência e à eficácia. Assim, enquanto o foco da primeira ocorre nos meios de utilização, o da segunda concentra-se nos resultados. Diante dessa perspectiva, uma gestão pública cada vez mais eficiente e eficaz ajuda a evitar problemas organizacionais. O principal deles o da Teoria da Agência retrata o problema entre o principal-agente dentro da ótica de gestão. Dessa forma, a sociedade moderna está cada vez mais exigente com relação a questão de transparência nas relações e na prestação de contas com relação aos resultados das ações administrativas das organizações públicas. A partir disso, todos os stakeholders de uma organização querem saber como os administradores de organizações públicas estão agindo em função de seus variados interesses e querem avaliar seus desempenhos e resultados. Diante desse contexto é que surge o conceito de Governança Pública que é definido como a capacidade do setor público, na figura de ação do Estado, em formular e programar políticas públicas para que ocorra a consecução das metas coletivas da sociedade. Neste sentido, para aprofundar a discussão no que se refere às questões de desempenho e governança dentro da gestão pública, o objetivo deste estudo consiste em analisar por meio da gestão de municípios, unidades federativas e das organizações públicas do Brasil em geral, o desempenho do setor público a partir de modelos de eficiência e eficácia e verificar a governança pública desses objetos de análise. É pertinente destacar que esse é um projeto guarda-chuva nos quais outros projetos se vincularão a este. Portanto, espera-se trabalhar com o mesmo no longo prazo, com orientações de trabalho de iniciação científica, orientações de trabalhos de conclusões de final de curso e também dissertações e teses no nível de pós-graduação. A partir disso, o projeto procura contribuir por meio de três eixos, isto é, teórico, prático e empírico.

Coordenador: REISOLI BENDER FILHO

Projeto: A REPARTIÇÃO DAS RECEITAS TRIBUTÁRIAS E O PROCESSO DE ENDIVIDAMENTO PÚBLICO BRASILEIRO

Resumo: A Constituição Federal de 1988 consolidou a tendência de desconcentração financeira, por meio da ampliação dos estados e municípios na receita disponível, processo que agravou a situação de desequilíbrio do setor público. A partir deste contexto, discute-se como as mudanças no sistema de repartição das receitas tributárias ocorridas ao longo das últimas décadas impactou na dinâmica do endividamento público brasileiro, em seus diferentes contextos e fases econômicas.

PESSOAS E SOCIEDADE

Coordenadora: ELISANGELA CARLOSSO MACHADO MORTARI

Projeto: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS COMUNICACIONAIS NA GESTÃO PÚBLICA

Resumo:  O projeto reúne os campos da comunicação e da gestão pública através da abordagem pragmática da semiótica e dos estudos da linguagem. A proposta tem como objetivo compreender os fluxos informativos construídos na esfera pública e propor ferramentas para otimização dos resultados em comunicação. É importante compreender que a comunicação é ponto sensível no âmbito da gestão pública e a forma como é acionada pelos gestores tem demonstrado a falara de articulação entre as áreas de conhecimento. Por isso, a investigação de cunho teórico-prático procurará analisar e estabelecer novos dispositivos de comunicação que beneficiem o cidadão, usuário dos serviços públicos. Objetivos: A pesquisa está compreendida no âmbito da gestão pública dessa forma, contribuirá para – desenvolver ferramentas de comunicação efetivas para a gestão pública; – investigar novas técnicas de relacionamento entre os agentes de comunicação na gestão pública; – analisar os processos de comunicação no espaço da gestão pública e propor dispositivos efetivos de aproximação entre os sujeitos; – investigar os fluxos de informação e como os sujeitos percebem o processo comunicativo na esfera pública – aplicar técnicas de comunicação inovadoras no espaço público e avaliar o impacto junto aos sujeitos envolvidos. Justificativa: A ampliação dos saberes entre os gestores públicos implica indubitavelmente no cercamento das zonas de desconforto que se criam entre os agentes do serviço público e a sociedade que usufrui do lugar público. A área da semiótica (ou seja, a ciência que estuda os signos e que muitas vezes é utilizada como sinônimo de semiologia, embora são marcadas por origens teóricas diferentes) precisa ser revisitada sob os parâmetros organizacionais e sob a dominância das relações que se estabelecem entre os atores sociais. A rede de comunicação que se articula no ambiente público proporciona o desenvolvimento e o aprimoramento dos serviços na medida em que o processo de informação é articulado entre os objetivos institucionais e as necessidades sociais. Esse gerenciamento de expectativas passa pelo diagnóstico e controle do fazer comunicativo, através das articulações discursivas no âmbito semiótico (sintático, semântico e pragmático) e nas dimensões semiológicas (textos e contextos). Observar, analisar e modificar as práticas organizacionais públicas através do campo semiótico/semiológico significa permitir o despertar dos profissionais que atuam no meio público para o enfrentamento da complexidade da comunicação e que estão no cerne da formação, da construção e da manutenção da imagem e da identidade organizacional pública. Assim, além dos campos de investigação imediatos apontados pela interface comunicação semiótica organização, como os estudos acerca da identidade, imagem e reputação organizacional, a semiótica das organizações observa cenários de crise, conflito e caos organizacional, além de ser recurso para análise das estratégias de aproximação dos públicos e de validação de instrumentos utilizados no serviço público.

Coordenador: ERIC CHARLES HENRI DORION

Projeto: EMPREENDEDORISMO, SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS

Resumo: A presença do empreendedorismo em uma região específica e a preocupação com a sustentabilidade leva a um entendimento mais “coerente” do processo de inovação, que constitui um ato pouco alcançado no Brasil, e pouco entendido pelas institucionais públicas do país. Considerando que a inovação representa o êxito de uma comunidade organizacional que lidera, em termos de empreendedorismo e desenvolvimento sustentável, a inovação somente representa o alcance do novo e do diferenciado, já com impacto socioeconômico numa sociedade onde ela se insere. Os pilares desta lógica são três: 1) a questão empreendedora, nas suas formas de estudo; 2) o desenvolvimento sustentável, com duas de suas três vertentes baseada no conceito de “triple bottom line” de Elkington (1997), de onde surgem as dimensões econômicas, sociais e ambientais, e 3) o conceito de inovação, primeiramente numa perspectiva Schumpeteriana, mas também em outras formas de entendimento que agregam a competitividade das organizações. Tanto as ações empreendedoras econômicas quanto as preocupações sociais para a inovação podem se tornar fundamentais para garantir a competitividade das organizações públicas. Este projeto tem como objetivo de progredir em estudar, caracterizar e analisar o empreendedorismo, a sustentabilidade e as inovações nas organizações públicas no Brasil. A metodologia utilizada será uns estudos exploratórios e descritivos de múltiplos casos das organizações públicas. Prevê-se a utilização de entrevistas semiestruturadas para identificação dos aspectos relacionados ao empreendedorismo, a sustentabilidade e a inovação, com possível utilização de questionários estruturados a fim de se identificar, em detalhes, mais características relacionadas aos conceitos introduzidos. Este projeto contribuirá cientificamente nesta área do conhecimento, agregando novos estudos e poderá evidenciar implicações essenciais para a realização de práticas e políticas empresariais que se aproximam das necessidades das organizações públicas Brasileiras, procurando melhores condições de vida em níveis social, ambiental e econômico

Coordenadora: GREICI SARTURI

Projeto: INTERFACES ENTRE A TEORIA DOS STAKEHOLDER E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Resumo: O setor público é um importante agente de mercado e afeta diretamente diversos atores dentro da sociedade. Nas últimas décadas, a gestão pública tem apresentado significativas mudanças em resposta a um aumento da pressão popular por uma gestão mais eficiente dos recursos públicos e melhores serviços. Face a estas demandas, torna-se cada vez mais importante que o gestor público compreenda quem é afetado por suas decisões e ações, e quem tem o poder de influenciar o seu resultado, ou seja, compreender quem são os seus stakeholders. A teoria dos stakeholders tem ganhado notoriedade no meio acadêmico e tem sido amplamente utilizada por gestores de empresas no intuito de melhorar o desempenho organizacional como um todo. No entanto, no âmbito de organizações públicas, há poucos estudos que abordem a gestão de stakeholders e seus efeitos em termos de desempenho. Assim, esta pesquisa tem como objetivo investigar a gestão de stakeholders em organizações do setor público. Os objetivos específicos são: 1-Identificar quais são os stakeholders mais priorizados pelos gestores. 2- Analisar os atributos dos stakeholders que o gestor público considera mais importante para a priorização. 3- Analisar a associação entre gestão de stakeholders e desempenho. Para tanto, os dados serão coletados por meio de entrevistas e questionários com gestores públicos. A análise dos dados incluirá técnicas qualitativas como análise de conteúdo e técnicas quantitativas como regressão múltipla.

Coordenador: JAIRO DA LUZ OLIVEIRA

Projeto: TRABALHO, POLITICAS PÚBLICAS E RELAÇÕES SOCIAIS

Resumo: O projeto de pesquisa tem como objetivo estudar as relações sociais que emergem do trabalho tendo nas políticas públicas o espaço de garantir a dignidade humana. Tem-se como objetivos específicos analisar categorias que emergem desta discussão tais como: a violência no trabalho (com recorte de gênero e classe social), os conflitos gerados na relação trabalho e família, envelhecimento, (gênero e classe social) e saúde do trabalhador, com vistas a capturar as questões objetivas e subjetivas da vida social.

Coordenadora: LUCIANA FLORES BATTISTELLA

Projeto: MARKETING E GESTÃO SOCIAL

Resumo: O objetivo desse projeto é estudar o marketing em organizações públicas e suas relações com o cidadão-consumidor. É proposto investigar como o marketing vem sendo apropriado em organizações públicas em suas diferentes linhas de atuação. Pretende-se, também, adequar, desenvolver e propor modelos e ferramentas do marketing com ênfase nas organizações públicas. Dentre as linhas de atuação a serem desenvolvidas no projeto está o marketing de serviços aplicado em organizações públicas. Nesse sentido, busca-se estudar o ambiente de serviço, qualidade em serviços; encontros de serviços; composto de marketing de serviços; tecnologia na entrega de serviços; satisfação; e recuperação de falhas em serviços. O presente projeto busca investigar, também, os efeitos das atividades de marketing sobre a sociedade e o ambiente. Apontando para estudos que inclui ética em marketing, consumo consciente, resistência ao consumo, consumismo, consumerismo, responsabilidade social corporativa, sustentabilidade em marketing, marketing de organizações sem fins lucrativos e organizações públicas. Contempla estudos que tenham como escopo de investigação o papel do Estado na regulamentação das atividades de marketing que afetem a sociedade como um todo e os cidadãos-consumidores em específico, como estudos sobre as relações entre empresas e consumidores e a proteção e defesa do consumidor. Ainda no projeto serão discutidos questões relativas aos estudos relacionados de confluência da tecnologia e de marketing. Compreende o uso em organizações públicas do marketing eletrônico, adoção de inovações, utilização de redes sociais e blogs em marketing, marketing por meio de mecanismos de busca, propaganda eletrônica, marketing móvel, canais emergentes de comunicação eletrônica, co-criação entre outros. O comportamento do cidadão-consumidor também será alvo de estudos e avaliações pelo presente projeto.

Coordenadora: LUIS CARLOS ZUCATTO

Projeto: POLÍTICAS PÚBLICAS DE FOMENTO À CIÊNCIA, À INOVAÇÃO E À TECNOLOGIA

Resumo: Os objetivos deste projeto, são: I) Identificar Políticas Públicas de fomento à Ciência, Inovação e Tecnologia; II) Caracterizar essas políticas; III) Analisar estas políticas quanto a seus objetivos e público-alvo; IV) Investigar quais são os mecanismos de operacionalização dessas políticas e atores parceiros; V) Avaliar o alcance e resultados dessas políticas. Para se atender aos objetivos, o projeto se apoiará em abordagens metodológica orientadas por estratégias do tipo surveys e de construção de indicadores como, por exemplo, geração de empregos, aumento do faturamento, relação investimentos X aumento/decréscimo do PIB, entre outros que poderão ser propostos.

Coordenador: RODRIGO MARQUES DE ALMEIDA GUERRA

Projeto:  INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO: PRESENTE, PASSADO E FUTURO

Resumo: Pesquisas envolvendo a inovação no setor público ainda são recentes e requerem uma investigação mais profunda. Parte dessa lacuna está relacionada a incompreensão do conceito de inovação, dificuldade na formulação de políticas públicas que resultem melhoria na qualidade da prestação do serviço público e do desconhecimento de novas ferramentas de gestão que possam contribuir para o aperfeiçoamento da inovação no serviço público. Diante dessa realidade, esse projeto de pesquisa tem o intuito de realizar uma revisão sistemática da literatura (RSL) sobre inovação no setor público junto a bases de dados internacionais. A RSL será estruturada em três etapas: 1-planejamento da revisão; 2-condução da revisão; e, 3-disseminação do resultado. Após definição dos critérios de busca, identificação, seleção e exclusão dos artigos duplicados, será criada uma tipologia inicial que sintetizará os achados do estudo. Os resultados esperados são os seguintes: 1-proposição de uma estrutura metodológica; 2-conjunto de recomendações; e, 3-diretrizes para pesquisas futuras. Ao término deste projeto de pesquisa, acreditamos que os resultados sejam válidos para desvendar o cenário atual, sintetizar os achados anteriores e avançar em futuras perspectivas para a inovação no setor público. É importante que os governos de diferentes esferas desenvolvam políticas públicas alinhadas aos planos estratégicos, necessidade dos cidadãos e com as demandas locais.

Coordenadora: SHEILA KOCOUREK

 

Projeto: POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Resumo: O Sistema Único de Saúde (SUS) é a principal política pública de saúde brasileira. Criado pela Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que “dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes”. Como um dos desdobramentos da criação do SUS, a partir do ano de 2002, são criadas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Estas, por sua vez provocaram um rearranjo no ensino profissionalizante da saúde, com o propósito de reordenar e qualificar a atenção aos usuários dos serviços de saúde a partir de uma atuação que contempla a abordagem dos determinantes em saúde. Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral, analisar a formação dos profissionais de saúde pela Universidade Federal de Santa Maria, a partir da implementação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Saúde (DCNS), com intuito de mostrar se a formação profissional em saúde é suficiente para atuação profissional atendendo às necessidades do Lei 8.080/90. A pesquisa tem como um dos seus desdobramentos específicos o estudo do perfil dos egressos dos Cursos de Graduação e Pós-graduação (Programas de Residência Multiprofisisonal na área da Saúde). Outro desdobramento específico é a identificação de mudanças incorporadas nos projetos políticos pedagógicos do Cursos de Graduação em Saúde da UFSM. Um terceiro ponto de análise será como o a formação profissional está impactando na mudança do modelo de atenção à saúde no município de Santa Maria/RS. Trata-se de uma pesquisa de caráter quanti e qualitativo, do tipo transversal, analítica. A duração do estudo é de cinco anos, iniciados em 2016.

Coordenadora: VANIA DE FATIMA BARROS ESTIVALETE

 

Projeto: INFLUÊNCIAS SOBRE O AJUSTE INDIVIDUO-ORGANIZAÇÃO E O COMPORTAMENTO DE CIDADANIA ORGANIZACIONAL

Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar as influências da Motivação do Serviço Público (MSP) sobre o Ajuste Indivíduo-Organização (P-O Fit) e o Comportamento de Cidadania Organizacional (CCO) na perspectiva de servidores públicos atuantes em instituições federais de ensino, de forma a operacionalizar um framework de análise proposto para o contexto brasileiro. Além disso, será possível analisar as influências destas motivações sobre a percepção de congruência de valores entre indivíduo e organização e, também, sobre a propensão à manifestação de comportamentos discricionários que podem promover a função sociopolítica das instituições federais de ensino. Conforme Bright (2008), uma vez identificada a associação entre MSP e resultados benéficos para as organizações, o construto pode ser concebido como um guia para treinar e socializar os servidores públicos em conexão com o bem-estar da sociedade.

 

Coordenadora: VANIA MEDIANEIRA FLORES COSTA

Projeto: TRABALHO, ORGANIZAÇÕES E PESSOAS: UM PROJETO INTEGRADOR DE INVESTIGAÇÃO

Resumo: O presente projeto integrador de pesquisa abrange o quinquênio 2020-2025 e dá continuidade ao conjunto de estudos conduzidos nos últimos anos 20 anos, no âmbito pesquisa, ensino e extensão na UFSM. E tem como objetivo central ampliar as evidências e conhecimentos até então adquiridos sobre o trabalho, organizações e pessoas e as suas relações estabelecidas tanto em organizações públicas ou privadas. Também se destina a estudar de forma integrada e sistematizada os possíveis efeitos que do comportamento humano no contexto organizacional. Esse projeto integrador está estruturado em três pilares que por sua vez, desdobram-se em projetos de pesquisa específicos. Assim, cabe lembrar que o trabalho ocupa um lugar de destaque na sociedade contemporânea e em face disso, configura uma centralidade na vida dos indivíduos. O trabalho torna-se essencial não somente como meio de subsistência, mas também como meio para que o indivíduo se realize e estruture psiquicamente, constituindo sua identidade e senso de participação social. As temáticas aqui estudas estão relacionadas a psicodinâmica do trabalho, a qual foca no relacionamento entre a organização do trabalho e o trabalhador, considerando variáveis de contexto, de conteúdo e de relacionamentos no referido ambiente implicam sobre a sobre a vida do trabalhador levando-o a experimentar o sofrimento ou o prazer na profissão e maior ou menor grau (AGUIAR e SANTOS, 2017; SALGADO, AIRES e SANTOS, 2018), os quais influenciam no desempenho do trabalho e das organizações públicas ou privadas.