Ir para o conteúdo PPGOP Ir para o menu PPGOP Ir para a busca no site PPGOP Ir para o rodapé PPGOP
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Política de Avaliação do Programa

Em edição:


Política de Avaliação do Programa

Procedimentos empregados na autoavaliação

      Através da construção de espaços de discussão e interação entre docentes, discentes, técnicos-administrativos em educação (TAEs) e egressos do Programa, promoveu-se a reflexão sobre os aspectos positivos/não positivos do programa, mas também sobre seus gargalos e potencialidades. O autoconhecimento possibilitou o planejamento de ações para melhoria dos processos e atividades desenvolvidas pelo PPGOP, assim como produziu informações para tomada de decisão estratégica visando ao atendimento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI, 2016-2026) da UFSM.

     Portanto o planejamento do PPGOP definido para o período 2020-2030 estabelece objetivos, ações e métricas claras para o desenvolvimento e avaliação do programa. 

Execução da auto avaliação do Programa

  1. reuniões de trabalho com os docentes, oportunidades em que foram debatidos temas diversos (como a reformulação das linhas de pesquisa; estruturação dos grupos de pesquisa; formalização de projetos de pesquisa/extensão/ensino; consolidação dos esforços em internacionalização; entre outros);
  2. reuniões ampliadas com a participação de representantes discentes, oportunidades em que foram definidos os objetivos e horizontes do PPG, bem como as possibilidades de plano de ação para consolidar o planejamento estratégico do Programa;
  3. reuniões institucionais promovidas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP/UFSM), oportunidades em que representantes do PPGOP foram capacitados ao processo de elaboração do planejamento estratégico do Programa;
  4. O PPGOP também avalia rotineiramente as produções dos docentes de forma a atender os critérios de avaliação da CAPES.
  5. A análise ambiental, realizada por meio de dados coletados na Plataforma Sucupira, possibilitou ao PPGOP reconhecer seus pontos fortes e fracos, bem com as suas oportunidade e ameaças. 

Análise do Ambiente Interno  – Forças e Fraquezas 

Pontos Fortes

Pontos Fracos

  • a) Projeto pedagógico bem definido e estruturado, com gestão administrativa e financeira transparente;
  • b) Processo rigoroso e transparente de seleção de candidatos ao programa, com acompanhamento dos alunos durante o curso e dos egressos;
  • c) Grade curricular atualizada contemplando as necessidades de formação dos discentes;
  • d) Infraestrutura administrativa com instalações novas e modernas incluindo secretaria integrada, salas de aulas, salas de defesas, salas de videoconferência, auditório, laboratórios de informática, salas de estudos para os discentes, entre outros;
  • e) Acervo bibliográfico atualizado e adequado às atividades de ensino e pesquisa;
  • f) Qualificação do corpo docente;
  • g) Grande número de projetos financiados por vários docentes, perfazendo mais de R$ 1.400.000,00 durante o último quadriênio;
  • h) Publicação em periódicos relevantes distribuída entre os docentes do programa e com participação discente;
  • i) Formação qualificada de mestres em várias regiões do Estado do RS;
  • J) Qualidade das dissertações e impacto dos seus produtos gerados na comunidade;
  • l) Sistema inovador de análise dos egressos, garantindo a fidelidade das informações de forma online e disponível para todos;
  • m) Todos os egressos do quadriênio (101 egressos) estão trabalhando no foco de atuação do programa;
  • n) Grande aceitação da comunidade através de um número cada vez mais expressivo de candidatos ao processo seletivo;
  • o) Papel de liderança e representatividade quando se fala em Administração Pública no Estado do Rio Grande do Sul;
  • p) Alta inserção na educação básica, com projetos financiados com impactos significativos para a melhoria da sociedade;
  • q) Capacidade de captação de recursos externos;
  • r) Grande inserção e impacto social com a abertura de turmas fora de sede, capacitando 55 profissionais até 2021;
  • t) contratação de um professor estrangeiro;
  • u) Criação de Política de cotas no PPGOP/UFSM.
  • a) Maior número de atividades acadêmicas em língua estrangeira (disciplinas, dissertações, teses, defesas de mestrado, entre outros);
  • b) Participação de docentes do PPGOP/UFSM em programas de pós-doutorado no exterior;

 

  • c) Maior participação de professores/pesquisadores estrangeiros nas atividades do programa (participações em bancas, coorientações, publicações em coautoria);

 

  • d) Atração de discentes estrangeiros para cursarem o mestrado no PPGOP/UFSM;

 

  • e) Atração de discentes de outros Estados para cursarem o mestrado no PPGOP/UFSM;

 

  • f) Política de internacionalização da UFSM (editais de seleção em língua estrangeira, auxílios de instalação e moradia, entre outros);

 

  • g) Ampliação do número de produtos tecnológicos de alto impacto;
  • h) Pouca divulgação das atividades dos grupos de pesquisa pelo PPGOP/UFSM.

Análise  do Ambiente Externo – Oportunidades e ameaças 

Oportunidades

Ameaças 

  • a) Criação do Núcleo de Internacionalização com parceria com o Programa Capes Print;
  • b) Rede de cooperação com instituições e pesquisadores nacionais e internacionais;
  • c) Mobilidade acadêmica de docentes e discentes;
  • d) Atividades de ensino cooperadas;
  • e) Investimentos institucionais em recursos para realização das atividades de ensino e pesquisa de forma remota;
  • f) Organização de eventos;
  • g) Visibilidade do programa por meio de diversas mídias digitais;
  • h) Atuação em novas temáticas, com possiblidade de ampliação das linhas de pesquisa do programa;
  • i) Oportunidades de estabelecimento de convênios para oferta de vagas para os cursos em outras instituições (ex. convênio PPGOP/UFSM – IFFar –Instituito Federal Farroupilha).
  • a) Políticas governamentais de corte de investimentos no setor público e principalmente nas universidades;
  • b) Redução dos financiamentos por parte das agências de fomento;
  • c) Disponibilidade limitada de assistência médica aos discentes como tratamentos psicológicos e psiquiátricos;
  • d) Assistência estudantil restrita para discentes de pós-graduação (moradia e alimentação);
  • e) Evasão de discentes, principalmente, na pandemia da COVID-19;
  • f) Localização geográfica em relação ao centro do país, região difícil acesso logístico.

Os principais resultados estão sistematizados


        Os pontos levantados pela pesquisa de autoavaliação realizada todo o ano junto com os alunos e egressos, e considerar-se-á elementos que surgirão de pesquisas com as organizações onde os mestrandos realizam o seu trabalho. Com base nos elementos captados, o Planejamento Estratégico do PPGOP tem como linha norteadora três documentos principais: 1- O Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM; 2- O documento da área 27 (Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo) e 3- O Plano Nacional de Pós-Graduação da Capes (PNPG).

           Portanto reconhece-se que a autoavaliação representou um meio para a aprendizagem com vistas a atingir os objetivos institucionais com eficiência, eficácia e efetividade, como também a oportunidade para propor uma metodologia particular de avaliação institucional, de forma a incorporar na análise indicadores e métricas que tenham relação direta com o perfil de atividades desempenhadas pelo PPGOP e pela área do conhecimento das Ciências Sociais e Humanas. Assim sendo, o empenho no desenvolvimento da autoavaliação incorporou o esforço em representação das especificidades técnico-científicas das Ciências Administrativas e áreas afins, além de atender às exigências da Área da Administração da Capes.