Em edição:
Política de Avaliação do Programa |
|
Procedimentos empregados na autoavaliação |
|
Através da construção de espaços de discussão e interação entre docentes, discentes, técnicos-administrativos em educação (TAEs) e egressos do Programa, promoveu-se a reflexão sobre os aspectos positivos/não positivos do programa, mas também sobre seus gargalos e potencialidades. O autoconhecimento possibilitou o planejamento de ações para melhoria dos processos e atividades desenvolvidas pelo PPGOP, assim como produziu informações para tomada de decisão estratégica visando ao atendimento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI, 2016-2026) da UFSM. Portanto o planejamento do PPGOP definido para o período 2020-2030 estabelece objetivos, ações e métricas claras para o desenvolvimento e avaliação do programa. |
|
Execução da auto avaliação do Programa |
|
|
|
Análise do Ambiente Interno – Forças e Fraquezas |
|
Pontos Fortes |
Pontos Fracos |
|
|
Análise do Ambiente Externo – Oportunidades e ameaças |
|
Oportunidades |
Ameaças |
|
|
Os principais resultados estão sistematizados |
|
Os pontos levantados pela pesquisa de autoavaliação realizada todo o ano junto com os alunos e egressos, e considerar-se-á elementos que surgirão de pesquisas com as organizações onde os mestrandos realizam o seu trabalho. Com base nos elementos captados, o Planejamento Estratégico do PPGOP tem como linha norteadora três documentos principais: 1- O Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM; 2- O documento da área 27 (Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo) e 3- O Plano Nacional de Pós-Graduação da Capes (PNPG). Portanto reconhece-se que a autoavaliação representou um meio para a aprendizagem com vistas a atingir os objetivos institucionais com eficiência, eficácia e efetividade, como também a oportunidade para propor uma metodologia particular de avaliação institucional, de forma a incorporar na análise indicadores e métricas que tenham relação direta com o perfil de atividades desempenhadas pelo PPGOP e pela área do conhecimento das Ciências Sociais e Humanas. Assim sendo, o empenho no desenvolvimento da autoavaliação incorporou o esforço em representação das especificidades técnico-científicas das Ciências Administrativas e áreas afins, além de atender às exigências da Área da Administração da Capes. |