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Política de Avaliação do Programa

 


Política de Avaliação do Programa

                  A política de autoavaliação do PPPOP tem como objetivo criar uma numa visão diagnóstica e de projeção/planejamento para o programa e seus cursos. PPGOP entende que a autoavaliação representa um meio para a aprendizagem com vistas a atingir os objetivos institucionais com eficiência, eficácia e efetividade, como também a oportunidade para propor uma metodologia particular de avaliação institucional, de forma a incorporar na análise indicadores e métricas que tenham relação direta com o perfil de atividades desempenhadas pelo PPGOP e pela área do conhecimento das Ciências Sociais e Humanas. Assim sendo, o empenho no desenvolvimento da autoavaliação incorpora o esforço em representação das especificidades técnico-científicas da área de Administração Pública e áreas afins, além de atender às exigências da Área 27 da Capes. O processo de autoavaliação, bem como a produção de dados estão condicionados pela/o:

  • Participação da comunidade do PPPOP (docentes, estudantes, Técnicos administrativos em educação, egressos e organizações),
  • Escuta da comunidade,
  • Diálogo com a comunidade externa (sistemas e redes com a sociedade, estruturas e unidades políticas, jurídicas, institucionais, sindicatos e movimentos sociais envolvidos com as políticas públicas e gestão pública).

            Dimensões da autoavaliação no PPPOP: didático-metodológicas, político-pedagógica, de pesquisa e produção de conhecimento científico e de produtos tecnológicos, de infraestrutura, de apoio financeiro, de gestão administrativa e de pessoal, de produção docente e discente, de impacto da formação e produção vis egressos, projetos e impacto do programa e cooperação local regional nacional e internacional. 

              Todo o processo de autoavaliação está intimamente ligado ao Planejamento do programa. Eles se auto alimentam constantemente. A Figura 1 exemplifica como se constrói todo o processo.

Figura 1: Ciclo de Planejamento e Autoavaliação Implementado no PPGOP/UFSM

 

             Tomando como ponto de partida a estrutura prevista na Figura 1 e as especificidades que o caracterizam, o PPGOP organizou sua Autoavaliação em cinco etapas:

 

             Preparação: Criação da comissão de Autoavaliação

  1.      Portaria de nomeação da Comissão de Autoavaliação – Link
  2.      Política de Autoavaliação do PPGOP – Link 

 

                Na Figura 2 são apresentados os mecanismos de escuta existentes no programa. A seguir seguem os links para o acesso a cada mecanismo de escuta.

 

Figura 2. Mecanismos de Escuta dentro da Política de Autoavaliação do PPGOP

      Mecanismos de Escuta Anuais

  1. Assembleia Geral com os (as) Docentes e Técnico-Administrativos – Relatório Sucupira 2021-2024 PPGOP
  2. Assembleia Geral com os (as) Discentes – Apresentação dos alunos 2025
  3. Seminário Estratégicos – Link
  4. Cartografia dos (as) egressos – Link

 

      Mecanismos de Escuta Semestrais

  1. Questionário de avaliação de disciplina: Avaliação Processo Ensino Aprendizagem – Link
  2. Questionário de avaliação de turma: Avaliação Geral –  Link
  3. Questionário de avaliação do PPGOP – Link
  4. Cartografia de egressos: Banco de dados – Link
  5. Cartografia de egressos: Entrevistas –  Link
  6. Formulário de acompanhamento: Palestras e eventos com egressos – em construção
  7. Cartografia de egressos: Pesquisa de palavras-chave – em construção

 

      Dos mecanismos aplicados ao fim de cada quadriênio:

  1. Cartografia de egressos: todas as categorias – Link
  2. Cartografia de egressos: Portal da Transparência – Link

 

      Ferramentas úteis da UFSM

  1. Ferramentas de planejamento da Pós-Graduação Link
  2. Política de Pós-Graduação  – Link 
  3. Política de ações afirmativas Link
  4. Política de igualdade de gênero  – Link
  5. Painel para preenchimento da ficha de avaliação da Capes – Link

 

 

 

 

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