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Instruções aos alunos

 

INSTRUÇÕES PARA ALUNOS

Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas da UFSM

        Nesta seção de instruções o(a) estudante de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas terá acesso às principais informações e procedimentos necessários à vida acadêmica, do primeiro ao último semestre dos cursos de mestrado e doutorado. Para tanto, encontram-se listadas abaixo (em formato de link) as situações mais comuns que suscitam dúvidas entre o corpo discente. Para acessar o conteúdo, basta escolher o tema da dúvida na lista do quadro resumo.

            Atenção

  1. A maioria dos processos listados, referentes à vida acadêmica, são realizados via sistema eletrônico PEN SIE. Para ter acesso ao sistema é preciso criar a Assinatura Eletrônica, conforme tutorial.
  2. Processos: É de responsabilidade discente a abertura, on line, do Plano de Estudos. Sua atualização é requisito para matrícula, qualificação e defesa. É o elemento que vincula discentes à relação de orientação com docentes.
  3. Importante: cabe ao aluno/mestrando providenciar o agendamento de uma sala para defesa junto ao Laboratório de Informática, prédio 74C.  
    A simples colocação de um número de sala no Formulário de Defesa não garante a sala, pois não cabe a secretaria de pós marcar a sala. Essa marcação deve ser providenciada pessoalmente pelo aluno junto ao lab de informática.

Procedimento / Solicitação

Como inicia a solicitação ou o processo?

  01. Matricula
Online, matrícula será a cada período letivo, de acordo com o Calendário Acadêmico da UFSM, via portal do aluno.

   02. Elaboração do Plano de Estudos

  • É de responsabilidade discente a abertura, on line, do Plano de Estudos. Sua atualização é requisito para matrícula, qualificação e defesa. É o elemento que vincula discentes à relação de orientação com docentes.
 Online, via Portal Estudantil

   03. Defesa de Qualificação de Mestrado ou de Doutorado

Importante: Envie uma via da Dissertação/Tese para os membros da banca em tempo hábil, para possibilitar a leitura e avaliação (pelo menos 20 dias antes da data da banca).

    – o Trabalho de conclusão deverá seguir as normas da MDT –  Manual de Dissertações e Teses_MDT_2021

Mestrado: Apenas Envio de e-mails para: ppgop@ufsm.br e sipos.ccsh@ufsm.br
Doutorado: o Discente deverá fazer as duas etapas: 

   04. Prorrogação do Prazo da Qualificação de Dissertação ou de Tese

– Prorrogação de prazo de defesa (Projeto)

Caso não tenha concluído o projeto de dissertação em tempo hábil para defesa, poderá solicitar prorrogação de prazo. Para isso:

1) Preencher formulário de prorrogação, solicitar “de acordo” do orientador, e envia para o e-mail da Coordenação do programa (ppgop@ufsm.br);

2) Enviar também uma via do projeto, na condição que estiver.

 Envio de e-mails para: ppgop@ufsm.br  e sipos.ccsh@ufsm.br

   05. Prorrogação do Prazo de Defesa da Dissertação ou da Tese

  • A solicitação de prorrogação de prazo para defesa deve ser aberta pelo discente interessado, em processo eletrônico no PEN SIE, conforme as instruções da PRPGP.
 Processo Eletrônico PEN-SIE, via Portal de Documentos

06.  Defesa Final da Dissertação ou da Tese

Online, via Portal Estudantil (solicitação vira um PEN-SIE)

   07. Entrega da Versão Final da Dissertação e Tese – Digital e Diploma

  • Após a defesa e ajustes do trabalho de mestrado e doutorado, a versão final da dissertação e tese deve ser entregue via processo eletrônico no PEN SIE, conforme tutorial da PRPGP.
  • Urgência para emissão do diploma
  • Havendo necessidade em acelerar o processo de emissão de Diploma/Certificado, o discente pode solicitar urgência, conforme as orientações da PRPGP.
 Processo Eletrônico PEN-SIE, via Portal de Documentos
   08.  Solicitação de Docência Orientada  Processo Eletrônico PEN-SIE, via Portal de Documentos

   09. Dispensa/Aproveitamento de disciplinas de Pós-Graduação

  • Discentes podem solicitar o aproveitamento ou a dispensa de disciplinas já cursadas na UFSM como aluno regular ou especial da UFSM e em outras IES. Conforme o Art. 53º do Regimento Interno do PPGOP, o aluno que houver cursado disciplinas, em nível de pós-graduação stricto sensu, em qualquer estabelecimento de ensino superior, poderá solicitar o aproveitamento dos créditos correspondentes, a critério do Colegiado do Programa.

    Para poder aproveitar disciplinas cursadas como aluno especial, teste de suficiência em língua estrangeira ou em outro curso de mestrado ou doutorado antes de ser aluno regular no PPGOP, o discente deverá seguir os passos a seguir:

    1) o(a) acadêmico(a):
    I – preenche o formulário (link PRPGP procedimentos para solicitação de aproveitamento disciplina), anexa junto com os documentos que fundamentam o pedido (histórico escolar; ou certificado do teste com nota; ou ementa e bibliografia da disciplina);
    II – deve realizar a abertura do processo no PEN da UFSM, então anexar nesse processo o formulário e os documentos que que justifiquem tal pedido;
    III – após a abertura do processo no PEN, deverá tramitar ao Programa de Pós-graduação em Gestão de Organizações Públicas (06.10.40), para que seja apreciado em colegiado;

  • link PRPGP procedimentos para solicitação de aproveitamento disciplina 
 Processo Eletrônico PEN-SIE, via Portal de Documentos

   10.  Solicitação de Aproveitamento de Teste Suficiência em Língua Estrangeira

  • Discentes devem comprovar a suficiência em língua estrangeira, conforme estabelece o Regimento e Regulamento da pós-graduação.
  •  O Colegiado do PPGOP
    I – irá avaliar o pedido, se for o caso solicitar aprovação do orientador do(a) acadêmico(a);
    II – aprovando o pedido, irá providenciar tramite para o Controle Acadêmico da PRPGP, para que seja incluído no histórico do(a) acadêmico(a);
    Maiores informações em relação ao Processo Administrativo Eletrônico podem ser verificadas com a equipe do DAG nos telefones 3220 8233 ou 3220 9493.
  • Comprovação de suficiência em língua estrangeira 

    Discentes devem comprovar a suficiência em língua estrangeira, conforme estabelece o Regimento e Regulamento da pós-graduação.

  •   Link PRPGP procedimentos: Aproveitamento/Dispensa da suficiência em língua estrangeira
 Processo Eletrônico PEN-SIE, via Portal de Documentos
   11.  Solicitação de Matrículas Extracurriculares (disciplinas em outros PPG’s)  Envio de e-mail para ppgop@ufsm.br ou presencialmente
   12.  Solicitação de Recursos Financeiros – Eventos Científicos

 Envio de e-mails para: ppgop@ufsm.br e 

                                          financeiropos.ccsh@ufsm.br

   13.  Solicitação de Afastamento por Motivos de Saúde – Regime Domiciliar  Processo Eletrônico PEN-SIE, via Portal de Documentos