Ir para o conteúdo PPGOP Ir para o menu PPGOP Ir para a busca no site PPGOP Ir para o rodapé PPGOP
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Eficiência e eficácia no desempenho e governança da gestão pública brasileira

As organizações públicas possuem um importante papel dentro da sociedade, visto que uma série de serviços são estruturados e prestados à comunidade. Além disso, é de responsabilidade do Estado manter a ordem e oferecer serviços básicos para o cidadão. A necessidade de se obter maior eficiência nas esferas macroeconômica, pelo controle dos custos e maior impacto dos gastos públicos, e microeconômica, por meio da maximização dos serviços prestados, da satisfação dos usuários e da minimização dos custos, tem ampliado o debate a respeito da eficiência e eficácia na gestão pública. O desempenho é na verdade o que garante a sobrevivência e o sucesso de um processo, atividade ou organização. Dessa forma, o desempenho está ligado à execução e ao cumprimento de uma tarefa ou atividade. Entretanto, existem duas palavras para indicar e identificar o bom desempenho de uma organização. Na realidade, são duas formas de analisar as mesmas questões, que estão relacionadas à eficiência e à eficácia. Assim, enquanto o foco da primeira ocorre nos meios de utilização, o da segunda concentra-se nos resultados. Diante dessa perspectiva, uma gestão pública cada vez mais eficiente e eficaz ajuda a evitar problemas organizacionais. O principal deles o da Teoria da Agência retrata o problema entre o principal-agente dentro da ótica de gestão. Dessa forma, a sociedade moderna está cada vez mais exigente com relação a questão de transparência nas relações e na prestação de contas com relação aos resultados das ações administrativas das organizações públicas. A partir disso, todos os stakeholders de uma organização querem saber como os administradores de organizações públicas estão agindo em função de seus variados interesses e querem avaliar seus desempenhos e resultados. Diante desse contexto é que surge o conceito de Governança Pública que é definido como a capacidade do setor público, na figura de ação do Estado, em formular e programar políticas públicas para que ocorra a consecução das metas coletivas da sociedade. Neste sentido, para aprofundar a discussão no que se refere às questões de desempenho e governança dentro da gestão pública, o objetivo deste estudo consiste em analisar por meio da gestão de municípios, unidades federativas e das organizações públicas do Brasil em geral, o desempenho do setor público a partir de modelos de eficiência e eficácia e verificar a governança pública desses objetos de análise. É pertinente destacar que esse é um projeto guarda-chuva nos quais outros projetos se vincularão a este. Portanto, espera-se trabalhar com o mesmo no longo prazo, com orientações de trabalho de iniciação científica, orientações de trabalhos de conclusões de final de curso e também dissertações e teses no nível de pós-graduação. A partir disso, o projeto procura contribuir por meio de três eixos, isto é, teórico, prático e empírico.

Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, Brasil (2016) Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria , Brasil. 

Atualmente é Professor Adjunto-A da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) lotado no Departamento de Administração no Campus Palmeira das Missões e Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Coordenador de 7 Projetos do Grupo de Estudos em Administração Pública, Econômica e Financeira (GEAPEF) e Coordenador do Curso de Graduação em Administração Diurno da UFSM Campus Palmeira das Missões. Doutor em Administração pela UFSM na linha de pesquisa de Economia, Controle e Finanças. Mestre em Administração pela UFSM na linha de pesquisa de Economia, Controle e Finanças. Bacharel em Administração pela UFSM. Atua nos seguintes temas: Administração Pública, Análise de Eficiência, Desenvolvimento Regional, Degradação Ambiental, Governança e Inadimplência.

Linha de Pesquisa: Ferramentas de Avaliação e Controle da Gestão Pública.

Grupo de Pesquisa:

Regime: DE – Dedicação Exclusiva
Sala: Depto Administração/Campus Palmeira das Missões
Contato: (55) 37428856
E-mail: nelguimachado@hotmail.com

Disciplinas na Graduação: 
ADM2006 – ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA I (CESNORS/PM)

ADM2024 – ESTATÍSTICA (CESNORS/PM)

CVLattes