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TUTORIAIS

Tutorial para marcação de defesas de mestrado, doutorado e

exame de qualificação de doutorado – PPGMV/UFSM

 

  • Marcar defesa de mestrado

1º. Enviar a dissertação e nome dos membros da banca para avaliação da coordenação, pelo menos 23 dias antes da data prevista para a defesa. Atentar para:

Padronizar o documento de acordo com a MDT vigente (MDT 2021 disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/538/2021/12/MDT_UFSM_2021.pdf)

Agradecer aos órgãos de fomento, principalmente nos artigos. O agradecimento à CAPES é obrigatório, mesmo se o aluno não recebeu bolsa (modelo: “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001” OU “This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001)

Listar o nome, CPF, e-mail e instituição dos membros da banca, lembrando que: 1) para o mestrado são necessários, além do orientador, 2 membros efetivos e 1 suplente, sendo que ao menos 1 efetivo deve ser externo à UFSM. Co-orientador e membro de comitê de orientação não podem contabilizar como avaliadores da banca, mas podem fazer parte como membros adicionais. 2) Nenhum membro da banca pode ter parentesco (até terceiro grau) entre si e/ou com o candidato ao título.

– Se a defesa for online, enviar horário e o link da defesa (criado pelo orientador com o e-mail institucional). Se for presencial, já informar o local da defesa (prédio, sala e hora).

 

2º. Após receber o retorno e a concordância da coordenação, o aluno poderá abrir o PEN. O sistema somente permite a abertura com, pelo menos, 20 dias de antecedência da data prevista para a defesa. Seguir as tramitações (aluno à orientador à coordenação).

 

3º. Após a defesa, no momento do ato de entrega da dissertação (que será via PEN), o aluno deverá enviar uma cópia da dissertação final em pdf para a coordenação, para que o mesmo possa ser titulado na plataforma sucupira.

            Atentar para o ato de entrega: o aluno precisa ter pelo menos um artigo submetido (ou aceito, publicado) para uma revista com fator de impacto classificado pelo JCR, e comprovar a submissão, aceite, publicação. 

 

 

  • Marcar exame de qualificação

 

1º. Enviar o projeto e o nome dos membros da banca para avaliação da coordenação, pelo menos 23 dias antes da data prevista para o exame de qualificação. Atentar para:

            – Ler a seção II do regulamento interno do PPGMV, especialmente os artigos 51 e 52 (https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/560/2019/04/2015-NOVO-REGULAMENTO-DO-PPGMV-2015.pdf). Para solicitar o exame de qualificação, o doutorando deve ter concluído pelo menos 75% dos créditos requeridos, e o exame deve ser prestado no mínimo 12 e no máximo 24 meses após o ingresso no programa.

Padronizar o documento de acordo com a MDT vigente, conforme previsto na normativa 6 do PPGMV: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/560/2022/02/Normativa-06.pdf

Agradecer aos órgãos de fomento, principalmente nos artigos. O agradecimento à CAPES é obrigatório, mesmo se o aluno não recebe bolsa (modelo: “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001” OU “This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001)

Listar o nome, CPF, e-mail e instituição dos membros da banca, lembrando que: 1) para a qualificação de doutorado são necessários, além do orientador, 4 membros efetivos e 2 suplentes, sendo que ao menos 2 efetivos devem ser externos à UFSM. Co-orientador e membro de comitê de orientação não podem contabilizar como avaliadores da banca, mas podem fazer parte como membros adicionais. 2) Nenhum membro da banca pode ter parentesco (até terceiro grau) entre si e/ou com o candidato ao título.

– Se a defesa for online, enviar horário e o link da defesa (criado pelo orientador com o e-mail institucional). Se for presenciar, já informar o local da defesa (prédio, sala e hora).

 

2º. Após receber o retorno e a concordância da coordenação, o aluno poderá abrir o PEN. O sistema somente permite a abertura com, pelo menos, 20 dias de antecedência da data prevista para a defesa. Seguir as tramitações (aluno à orientador à coordenação).

 

 

 

  • Marcar defesa de doutorado

 

1º. Enviar a tese, comprovantes de um artigo aceito ou publicado, e de um artigo submetido, aceito ou publicado, além dos nomes dos membros da banca para avaliação da coordenação, pelo menos 23 dias antes da data prevista para o exame de qualificação. Atentar para: 

Padronizar o documento de acordo com a MDT vigente, conforme previsto na normativa 6 do PPGMV: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/560/2022/02/Normativa-06.pdf

Agradecer aos órgãos de fomento, principalmente nos artigos. O agradecimento à CAPES é obrigatório, mesmo se o aluno não recebeu bolsa (modelo: “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001” OU “This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001)

Listar o nome, CPF, e-mail e instituição dos membros da banca, lembrando que: 1) para a defesa de doutorado são necessários, além do orientador, 4 membros efetivos e 2 suplentes, sendo que ao menos 2 efetivos devem ser externos à UFSM. Co-orientador e membro de comitê de orientação não podem contabilizar como avaliadores da banca, mas podem fazer parte como membros adicionais. 2) Nenhum membro da banca pode ter parentesco (até terceiro grau) entre si e/ou com o candidato ao título.

– Se a defesa for online, enviar horário e o link da defesa (criado pelo orientador com o e-mail institucional). Se for presenciar, já informar o local da defesa (prédio, sala e hora).

 

2º. Após receber o retorno e a concordância da coordenação, o aluno poderá abrir o PEN. O sistema somente permite a abertura com, pelo menos, 20 dias de antecedência da data prevista para a defesa. Seguir as tramitações (aluno à orientador à coordenação).

 

3º. Após a defesa, no momento do ato de entrega da tese (que será via PEN), o aluno deverá enviar uma cópia da versão final em pdf para a coordenação, para que o mesmo possa ser titulado na plataforma sucupira.

 

 

 

           

Anexos
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