Ir para o conteúdo PPGMV Ir para o menu PPGMV Ir para a busca no site PPGMV Ir para o rodapé PPGMV
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PPGMV DÁ BOAS-VINDAS AOS ALUNOS DE MESTRADO E DOUTORADO



No último dia 20 de março, iniciou o semestre letivo na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária deu boas-vindas aos novos alunos de Mestrado e Doutorado, que deram início às suas pesquisas e demais atividades acadêmicas na instituição. São 21 alunos de mestrado e 9 de doutorado, divididos entre 20 orientadores que trabalham em três áreas de concentração: Cirurgia e Clínica Veterinária, Patologia e Patologia Clínica Veterinária e Sanidade e Reprodução Animal.

O Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (PPGMV) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é referência entre os demais PPGs da área, tendo mantido a nota máxima, sete, na última avaliação quadrienal da CAPES. Para Carollina Mariga (28), natural de Palmitos (SC), a área acadêmica sempre foi um sonho. “Fiz a graduação e o mestrado na UFSM, e agora, estou iniciando meu doutorado. Peguei gosto à pesquisa ainda na graduação, quando meu atual orientador me estimulou à escrita.”, explica. Durante os oito semestres de doutorado, Carollina irá desenvolver a pesquisa que aprofundará a terapia canábica em pequenos animais, sob orientação do Prof.º Dr. Saulo Tadeu Lemos Pinto Filho. “Eu amo o que eu faço, eu amo ter tido a oportunidade de puxar essa linha de pesquisa e acho um programa bem justo ao conceito que tem.”, enfatiza a aluna.

Ingressando no Mestrado, Matheus Yuri dos Santos (24), natural de Monte Alegre (PA), atravessou o Brasil para estudar no PPGMV. Sob orientação do Prof.º Drº Rafael Almeida Fighera, Matheus tem a pesquisa focada na área de patologia e patologia clínica veterinária. “Além de participar da rotina diagnóstica do Laboratório de patologia veterinária, realizamos estudos envolvendo a patologia de gatos com leptospira spp.”, explica o aluno. “Escolhi fazer mestrado no PPGMV porque além de ser um programa muito bem-conceituado no Brasil, vou trabalhar em um dos laboratórios que é referência no país em patologia veterinária devido à sua longa história de produção científica coordenada por professores destaque nesta área, administrando uma ampla rotina de atendimentos.”, conclui o aluno.

 

No dia 27 de março, ocorreu o primeiro encontro entre a coordenadora Mariana Flores e a coordenadora-substituta Juliana Cargnelutti e os novos alunos, durante uma reunião promovida pelo PPGMV, no auditório do Setor de Virologia, na UFSM. Na ocasião, foram apresentadas aos alunos as especificidades do programa, normas e demais informações necessárias.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-560-520

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes